Norte do Estado
Pronto Socorro do HU de Londrina restringe atendimentos durante realização de obras

O Hospital Universitário (HU) de Londrina, no norte do Paraná, vai restringir o atendimento a partir de segunda-feira (8). A redução dos atendimentos não tem relação com a greve dos servidores, mas sim com as obras que serão realizadas no Pronto Socorro (PS).
As obras de melhorias e ampliação do PS estão previstas para serem concluídas na metade de 2020 e devem custar R$ 13 milhões. A unidade tem capacidade para atender 48 pacientes e depois da reforma terá 90 leitos.
O Pronto-Socorro do HU atende pacientes de toda a região e enfrenta problemas de superlotação. Nesta quarta-feira (3), estava com 73 pacientes internados.
Como está prevista a reforma na estrutura, o hospital não poderá ter pacientes em poltronas ou nos corredores. Por isso, a instituição só vai receber casos urgentes que sejam enviados pela central de regulação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros.
“O Hospital Universitário reassume o atendimento de alta complexidade. Atendimentos de menor complexidade devem ser atendidos em unidades de pronto atendimentos ou postos de saúde. Não receberemos mais pacientes que nos procurarem por conta própria. Vamos ter que adequar a nossa capacidade técnica”, explicou a superintendente do HU, Vivian Feijó.

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.