Connect with us


Educação

Pronatec tem mais de 2 mil vagas verdes para qualificação profissional

Publicado em

Está prevista a oferta de 2.399 vagas em cursos de qualificação profissional ligados ao meio ambiente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Somente em setembro, estão disponíveis para a população 24 cursos gratuitos espalhados em 23 estados da federação. 

As vagas e os cursos podem ser acessados no Painel de Oportunidades do Pronatec, ativando o filtro “Vagas Verdes”. Para se inscrever, é necessário atender aos pré-requisitos e se dirigir à instituição ou acessar o site oficial para conferir as regras de cada edital de ingresso.   

Há capacitações para pessoas interessadas em adquirir formação em empreendimentos florestais de base comunitária, desenvolvimento socioambiental, agricultura orgânica, aquicultura, biodigestores, biocombustíveis, conservação ambiental local, energias renováveis, fruticultura, sistemas fotovoltaicos, veículos elétricos, entre outras áreas conectadas ao mercado de trabalho atual. 

As vagas verdes são oportunidades de capacitação em áreas relacionadas à preservação, à conservação, à recuperação ou à melhoria da qualidade ambiental. Elas dialogam diretamente com as mudanças climáticas e a necessidade crescente de profissionais preparados para uma atuação mais sustentável. 

Leia mais:  Governo do Brasil lança Novo Desenrola Brasil

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa criado em 2011 com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil. O Pronatec oferta cursos técnicos e de qualificação profissional, contribuindo para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

UFCSPA leva informações de saúde a painéis digitais

Published

on

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), passou a veicular conteúdos informativos sobre ciência e saúde em painéis digitais instalados em ruas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, em mídia OOH (Out of Home). A iniciativa é realizada por meio de parceria institucional para a divulgação gratuita dos materiais produzidos pela universidade. 

Os vídeos, elaborados pela Assessoria de Comunicação Social da UFCSPA, têm dez segundos de duração e começaram a ser exibidos em 18 de agosto. Entre os temas abordados estão vacinação, combate ao tabagismo, intolerâncias alimentares, reforço da imunidade e primeiros socorros. 

A iniciativa de comunicação pública foi formalizada como ação de extensão e acordo de cooperação técnica. A empresa responsável pelos painéis disponibiliza os espaços de mídia exterior sem custos, enquanto a universidade produz os conteúdos. Não há repasse de recursos financeiros entre as partes. 

Conteúdos de saúde – A definição dos temas é realizada periodicamente pela equipe de comunicação da UFCSPA e validada com a vice-reitoria conjuntamente. A previsão é de que cinco novos temas sejam abordados a cada mês, em rotação contínua nos painéis. 

Leia mais:  Governo do Brasil lança Novo Desenrola Brasil

Segundo a universidade, a iniciativa permite ampliar o acesso da população a conteúdos de ciência e saúde produzidos pela instituição. 

Pontos de exibição – Nesta fase inicial, os conteúdos estão distribuídos em 11 pontos da Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Em Porto Alegre, os painéis estão localizados na Avenida Assis Brasil, Avenida Bento Gonçalves, Avenida Cacequi, Avenida Garibaldi, Rua Lucas de Oliveira, Avenida Pereira Franco, Avenida Protásio Alves e Rua Siqueira Campos. 

Em Canoas, há dois pontos na Avenida Getúlio Vargas, nos sentidos Novo Hamburgo e Porto Alegre. O material também é exibido na Avenida Júlio de Castilhos, em ponto indicado pela universidade como sentido Rodoviária. 

A parceria integra uma iniciativa de extensão da UFCSPA voltada à divulgação de conteúdos relacionados à ciência e à saúde para a população. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e UFSCPA 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262