Paraná
Promotoria de Justiça de Colombo recebe inscrições até 9 de janeiro para processo seletivo de estagiários de graduação em Direito
A 4ª Promotoria de Justiça de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, está com inscrições abertas até 9 de janeiro para a seleção de dois estagiários de graduação em Direito. Podem se inscrever os acadêmicos que estejam cursando a partir do 3º ano ou 5º período do curso.
Para a inscrição, os interessados devem encaminhar a documentação e os dados solicitados no edital ao e-mail [email protected]. A vaga prevê bolsa-auxílio de R$ 1.056,80 e auxílio-transporte de R$ 242, para uma carga horária de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em período a combinar. Os demais aprovados no processo seletivo formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que venham a surgir.
A seleção será composta por duas etapas. A primeira será uma prova escrita, a ser aplicada no dia 11 de janeiro, a partir das 8h30, no Salão do Tribunal do Júri de Colombo (Rua Francisco Camargo, 191, Centro). Os aprovados nessa fase serão convocados para uma entrevista presencial, que será realizada mediante agendamento prévio, no dia 18 de janeiro, no Gabinete da 4ª Promotoria de Justiça (mesmo endereço da etapa anterior).
O resultado final do processo será divulgado no dia 19 de janeiro na página da Escola Superior do MPPR. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato pelo número (41) 3656-4998.
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Emocionada, população se prepara para assistir à inauguração da Ponte de Guaratuba
O clima é de expectativa no Litoral do Paraná para a inauguração oficial da Ponte de Guaratuba, marcada para às 16 horas desta sexta-feira (1º). Desde as primeiras horas do dia, moradores e turistas começaram a se concentrar em pontos estratégicos para acompanhar o momento histórico.
Na Praia de Caieiras, um dos locais mais privilegiados para a visualização da estrutura, o movimento foi intenso ao longo do dia. Aproveitando o tempo ensolarado, o público dividiu a atenção entre o lazer à beira-mar e a busca por um bom lugar para assistir ao espetáculo preparado para marcar a entrega da ponte, que contará com shows de drones, luzes e efeitos visuais.
A expectativa tem motivo: a Ponte de Guaratuba é considerada uma das obras mais emblemáticas da história do Paraná, aguardada há pelo menos cinco décadas por moradores, comerciantes e visitantes da região. A estrutura vai substituir a travessia por ferry boat e reduzir o tempo de deslocamento entre Guaratuba e Matinhos para poucos minutos.
Uma das pessoas mais emocionadas era a moradora Maria Helena Alves de Maier, de 73 anos, que chegou ao local por volta do meio-dia para garantir um bom lugar. Nascida e criada em Guaratuba, ela acompanhou toda a espera pela obra. “A gente escuta sobre essa ponte há 40, 50 anos. E ver ela ser construída em dois anos, eu penso que é um milagre de Deus. Vim acompanhar esse milagre”, diz. Para ela, a mudança será sentida em toda a cidade. “Vai melhorar tudo, o comércio, a hotelaria, as visitas. Vai ser uma beleza essa ponte˜, espera.
Quem também fez questão de chegar cedo foram as amigas Bernadete Schermeyer e Terezinha Cristina de Oliveira. Moradoras da cidade há décadas, elas acompanharam de perto a expectativa pela construção. “Eu sonhava com essa ponte todo dia. Eu não esperava ver isso na minha vida, achava que era um sonho, uma utopia”, disse Bernadete. Terezinha destacou o impacto direto no dia a dia da população: “O transporte, a saúde, tudo dependia dessa ponte. E hoje a gente vai ficar até o final. Isso aqui já é um paraíso, e agora com essa ponte, fechou.”
Entre cadeiras de praia e guarda-sóis, o clima também era de confraternização. O aposentado José Nazaré levou a família inteira e até organizou um churrasco à beira-mar para acompanhar a inauguração. “A gente sofreu muitas vezes com o ferry boat. Então hoje é um sonho realizado, tanto para quem mora aqui quanto para quem vem de fora. Vai melhorar muito”, analisa. Segundo ele, o momento é de celebrar e fazer parte da história. “É um sonho de todo mundo. A gente quer estar aqui para acompanhar, viver esse momento”.
ESTRUTURA – Além de Caieiras, o Governo do Estado montou estrutura para o público acompanhar a inauguração também na Prainha, garantindo diferentes pontos de observação para a população.
Após o ato oficial com a presença de autoridades, na cabeceira da ponte do lado de Matinhos, a população poderá participar de um momento simbólico: a “tomada da ponte”, com liberação do acesso para pedestres, permitindo que o público caminhe pela estrutura recém-inaugurada.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro7 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Brasil6 dias agoÉ falso que o Ministério do Turismo vai monitorar dados pessoais de turistas; confira tudo sobre a Ficha Digital de Hóspedes
-
Educação7 dias agoMEC promove Seminário Internacional de Gestão Educacional
-
Esportes5 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Polícial7 dias agoBaile do Espadim celebra início da formação de 101 cadetes da Polícia Militar do Paraná
-
Educação7 dias agoPé-de-Meia: estudantes podem conferir frequência nas aulas
-
Esportes5 dias agoPalmeiras vence Bragantino fora de casa e chega a 10º vitória no Brasileirão
