Connect with us


Paraná

Projeto “HumanizaMente” valoriza saúde mental e acolhimento em hospital infantil

Publicado em

A atenção com a saúde mental de trabalhadores, pacientes e familiares do Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhou um reforço com o projeto “HumanizaMente”. O programa tem como objetivo tratar o desgaste causado pelos longos internamentos das crianças, assim como o reflexo nos pais, acompanhantes e também nos funcionários que vivenciam a rotina do hospital. 

Lançado no mês de agosto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ele é inspirado nos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) e faz parte do atendimento integral do Sistema Único de Saúde (SUS). Os intuitos do projeto são valorizar a escuta, o acolhimento e a atenção psicossocial dentro do ambiente hospitalar.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a iniciativa reforça a importância de olhar para além do tratamento clínico. “Cuidar da saúde mental de quem está no hospital, seja como profissional, paciente ou acompanhante, é fundamental para garantir um ambiente mais humano e acolhedor. Esse programa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Paraná em oferecer assistência integral à população”, afirmou.

Leia mais:  Contra gripe aviária, Sistema de Agricultura reforça cuidados com a biossegurança de aviários

DESGASTE MENTAL – O hospital lida com internamentos prolongados, o que podem causar grande sofrimento emocional na criança. A psicóloga da unidade, Talita Lisandra Rosa, lembra que, mesmo após a alta, jovens podem apresentar crises de choro sem motivo aparente, irritabilidade, medo excessivo e outras situações que podem afetar em seu desenvolvimento. 

Pais e acompanhantes também vivem o impacto da insegurança sobre as condições de saúde dos filhos e também há possibilidade de desenvolverem hábitos negativos. “Muitos relatam medo em ir para casa e, às vezes, se tornam supercautelosos e/ou permissivos com as crianças”, afirmou Talita. 

O projeto prevê organizar “horas de qualidade” na relação entre pais e filhos internados, com atividades para quebrar a rotina, como idas ao cinema e passeios em parques. Para os funcionários serão rodas de escuta com reflexões voltadas para o dia a dia, o autocuidado, e questões pertinentes à dinâmica dos setores, além de apoio psicológico individual.

Leia mais:  Governador e entidades defendem instalação de Tribunal Regional Federal no Paraná

“A saúde mental precisa estar no centro do debate. A expectativa é que, com ações contínuas, o programa se consolide como parte da cultura da instituição, trazendo mais leveza, qualidade de vida e acolhimento para todos”, afirma a diretora-geral do Hospital Infantil, Karina Chiquitti.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre

Published

on

O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .

Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.

Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.

GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.

Leia mais:  Prêmio Gestor Público valoriza iniciativas de mobilidade; inscrições estão abertas

O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.

“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.

Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.

IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.

Leia mais:  Com apoio do Estado, Hospital da Providência de Apucarana inaugura nova ala de UTI

Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.

A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.

Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.

 Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262