Connect with us


Paraná

Projeto da Unespar, Centro de Documentação Histórica do Litoral comemora um ano

Publicado em

O Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral), vinculado à Unespar, completou um ano nesta semana. O CDoc. H Litoral é o primeiro da universidade. Atualmente está vinculado às atividades da direção do câmpus de Paranaguá, por meio de um termo de cooperação técnica entre a Unespar e a Prefeitura de Paranaguá, e desenvolve suas atividades no prédio do Arquivo Municipal. 

O CDoc. H Litoral tem como objetivo preservar documentos históricos da região do Litoral do Paraná, em especial Paranaguá, por meio de higienização, catalogação, inventário e pesquisa de documentação histórica. Atualmente está sob sua responsabilidade a documentação da I Vara Criminal e a documentação do Arquivo Público Municipal de Paranaguá.

A ideia de criação do CDoc. H Litoral surgiu de uma demanda do colegiado de História, do câmpus de Paranaguá, que necessitava de um espaço para conscientizar a comunidade acerca da preservação histórica local e regional, com documentos arquivados permanentemente.

A experiência busca incentivar a produção científica por meio desses documentos, fazendo com que o arquivo seja um laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com a coordenadora do órgão e professora do colegiado de História, Liliane da Costa Freitag, atualmente o CDoc. H Litoral tem 14.619 documentos sob sua responsabilidade, vindos somente do Fundo do Arquivo Municipal da Prefeitura de Paranaguá, entre o período de 1840 a 1969.

Leia mais:  Atuação do MPPR resulta em decisão judicial que determina regularização de abastecimento de água potável para comunidade rural de Laranjeiras do Sul

“Já estamos expandindo essa tabela de temporalidade para o ano de 1985, quando se encerra o período militar. Nesse caso, esse número irá aumentar significativamente. Temos ainda o Fundo da I Vara Criminal da Comarca de Paranaguá que compreende o período de 1867 a 1985 com aproximadamente 7.162 processos”, explica.

Liliane comenta que a universidade está em tratativas com a Vara de Família de Paranaguá para incorporar mais 21.888 processos que correspondem ao período de 1920 a 1990.

“Somando o Fundo do Arquivo Municipal, a I Vara Criminal e a Vara de Família de Paranaguá, teremos um total de 43.669 documentos para serem preservados, tratados e disponibilizados para a sociedade”, destaca. Toda a documentação da Comarca de Paranaguá desde o período colonial também pode ser incorporada ao projeto.

O CDoc. H Litoral conta com uma equipe de 17 pessoas, entre bolsistas e voluntários de projetos de extensão e Iniciação Científica, além de docentes que também desenvolvem trabalhos junto à Coordenadoria. “Desde que começamos nossos projetos no CDoc. H Litoral, já percebemos uma mudança de olhar dos acadêmicos do curso de História, para a pesquisa e para a extensão”, relata a coordenadora.

Leia mais:  Entrevista trata de defesa do patrimônio público, combate à corrupção e à improbidade e atuação do Ministério Público

Para que a iniciativa do CDoc. H Litoral chegasse à comunidade litorânea, a equipe também passou a desenvolver projetos educativos, como rodas de conversa com escolas e demais projetos da Unespar; participação em feiras de profissões em escolas de Paranaguá e na Unespar; visitas guiadas com palestra de educação patrimonial; edição de boletim informativo e Instagram (@cdoc.h_litoral); e semana acadêmica do colegiado de História e conferência para a comunidade.

Neste um ano, o CDoc. H Litoral rendeu os seguintes resultados: Iniciação Científica concluída (6), Iniciação Científica em andamento (7), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) concluído (1), TCC em andamento (5), dissertação em andamento (1), projeto de tese (1).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  Maio Amarelo: DER/PR destaca investimentos em segurança e conservação das rodovias

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  Com 46,3 milhões de toneladas, safra 22/23 do Paraná alcançou volume recorde

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262