Brasil
Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal anuncia selecionados para 700 bolsas no país
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgam o resultado da Chamada Pública CNPq/MPA nº 03/2026 – Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal – Iniciação Científica Júnior (ICJ), com financiamento do MPA de R$ 2,5 milhões.
No geral, 28 instituições de todas as regiões do país irão receber 700 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), pelo período de 12 meses, a partir de junho de 2026. O programa busca despertar a vocação científica e incentivar talentos entre jovens do ensino médio público que sejam filhos, netos ou dependentes de pescadores(as) artesanais com Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ativo.
A iniciativa foca na valorização dos conhecimentos tradicionais e no desenvolvimento sustentável dessas comunidades. De acordo com o secretário Nacional da Pesca Artesanal do MPA, Cristiano Ramalho, as 700 bolsas representam uma demanda histórica dos pescadores e pescadoras artesanais. “Houve um clamor dos pescadores e pescadoras, a partir da construção do primeiro Plano Nacional da Pesca Artesanal, para que as políticas públicas destinada à pesca pudessem atender a juventude, especialmente pela escassez de ações para esse segmento”, destacou.
Para o presidente do CNPq, Olival Freire, a iniciativa apresenta um diálogo entre as Universidades e os Institutos Federais com o conhecimento tradicional. “Porque esses são jovens de famílias tradicionais. Esse projeto valoriza a conversa entre os saberes ancestrais e o conhecimento acadêmico, conectando com a juventude. Ele é importante também para a segurança alimentação do povo brasileiro”, disse.
O programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal
O programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal é uma das ações do Programa Povos da Pesca Artesanal. A ação integra um conjunto de políticas transversais que incluem extensão pesqueira, fortalecimento da cadeia produtiva, formação, gênero, cultura e combate ao racismo ambiental, com o objetivo de beneficiar e fortalecer as comunidades pesqueiras artesanais em todo o Brasil.
Atualmente, o programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal já é executado em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) estaduais, com atividades já iniciadas em oito estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil: Acre, Rondônia, Pará, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Piauí.
Acesse o link e confira o resultado: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/programa-jovem-cientista-da-pesca-artesanal-destinara-700-bolsas-a-jovens-de-comunidades-pesqueiras-veja-o-resultado-final
Brasil
Ministério do Turismo e UNESCO lançam edital para criação de curso voltado a guias de patrimônios mundiais no Brasil
O Ministério do Turismo e a UNESCO lançaram um edital para selecionar a empresa que será responsável por desenvolver um curso de qualificação voltado a guias de turismo e condutores locais que atuam em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial no Brasil.
O objetivo é qualificar os profissionais que já atuam diretamente na recepção e condução de visitantes nesses territórios, ampliando a preparação para temas ligados à conservação, interpretação cultural, gestão da visitação e impactos da atividade turística.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, investir na qualificação de profissionais que atuam diretamente nos patrimônios reconhecidos pela UNESCO é uma forma de fortalecer o turismo sustentável e ampliar a valorização da cultura e da história brasileiras. “Estamos falando de profissionais que, todos os dias, ajudam a apresentar o Brasil para o mundo. Qualificar esse atendimento é também preservar nossos patrimônios, fortalecer as comunidades locais, melhorar a experiência de quem visita e aumentar a competitividade destes destinos”, afirmou.
Atualmente, o Brasil possui 25 sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO, entre bens culturais, naturais e mistos. Locais como o Centro Histórico de Ouro Preto, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional da Serra da Capivara e a capital, Brasília, estão nessa lista.
O reconhecimento é concedido a locais considerados de valor universal excepcional para a humanidade e que demandam ações permanentes de preservação e gestão sustentável.
Conteúdos previstos
Com carga horária de 40 horas, o curso será oferecido em formato online e gratuito. Entre os conteúdos previstos estão fundamentos do Patrimônio Mundial, conservação do patrimônio cultural e natural, mudanças climáticas, impactos do turismo, estratégias de mitigação, qualidade da experiência turística e estudos de caso aplicados à realidade brasileira.
O edital também prevê a produção de videoaulas, apostilas digitais, atividades práticas e materiais multimídia acessíveis. A formação deverá contemplar, ainda, conteúdos voltados à realidade dos sítios brasileiros reconhecidos pela UNESCO e ao papel dos guias e condutores na preservação desses territórios.
As empresas interessadas em desenvolver o curso poderão se inscrever até as 17h do dia 15 de junho, exclusivamente pela plataforma de licitações da Unesco.
Serviço
Seleção de empresa para desenvolver curso voltado a guias de patrimônios mundiais no Brasil
Prazo para envio das propostas: até 15 de junho de 2026, às 17h
Envio das inscrições: plataforma oficial de licitações da UNESCO
Edital: disponível neste link.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Esportes6 dias agoCruzeiro vence o Goiás e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Educação7 dias agoWebinário de dois anos da Pneerq aborda resposta ao racismo
-
Paraná7 dias agoMunicípios já aderem à certificação antirracista; 70 primeiros terão apoio do Estado
-
Paraná7 dias agoPrograma Caixa d’Água Boa: Sanepar entrega reservatórios a famílias de Laranjeiras do Sul
-
Paraná7 dias agoMON divulga programação da Semana Nacional de Museus 2026
-
Política Nacional5 dias agoComissão debate proposta de redução da maioridade penal; participe
