Connect with us


Cidades

Professores e servidores da UEL decidem entrar em greve

Publicado em

G1 PR

Os professores e servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (2). Em assembleias realizadas pelos sindicatos das categorias, a maioria dos participantes votou pela adesão à paralisação estadual.

Os docentes decidiram parar as atividades de forma imediata, a partir da tarde desta terça. Já os servidores paralisam as atividades a partir de segunda-feira (8). Conforme o sindicato da categoria, dessa forma os trabalhadores cumprem o prazo legal de comunicar o governo com 72 horas de antecedência.

Os hospitais, clínica odontológica e laboratórios de pesquisas da UEL, que não podem parar, terão seus serviços mantidos para os casos de urgências e emergências.

Uma nova assembleia deve ser realizada na segunda-feira (8). Uma reunião, prevista para ser realizada na manhã de quarta-feira (3), vai formar o comando de greve.

Os servidores querem reposição imediata de 4,94%, que seria referente à inflação do último ano, além da reposição de perdas salariais de 2015 pra cá, e contratação dos aprovados em concursos públicos.

Leia mais:  Voluntários realizam Arraiá no Abrigos dos Idosos em Paranaguá

A Universidade Estadual de Londrina ainda não se manifestou.

Comentários Facebook

Araucária

PR: prefeito de 65 anos se casa com jovem de 16 anos e dá cargo para sogra.

Published

on

No Paraná, o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos e, na mesma semana, nomeou sua sogra como secretária municipal de Cultura e Turismo. A tia da garota também trabalha na prefeitura.

De acordo com registros do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, o prefeito e a jovem apresentaram no último dia 12 os documentos exigidos por lei para se casarem. Segundo informações da imprensa local, a cerimônia civil aconteceu no dia 15.

A mãe da adolescente, Marilene Rode, foi assessora executiva do prefeito e, em janeiro de 2022, passou a ocupar o cargo de diretora-geral de Educação em regime comissionado. Já no último dia 13, como consta no Diário Oficial da cidade, ela foi exonerada. Porém, no mesmo dia, ela foi ‘promovida’ a secretária de Cultura e Turismo.

 

A tia da atual primeira-dama de Araucária, Elizangela Rode, também já ocupou cargos públicos. Conforme apurado por nossa equipe, em setembro de 2019 ela foi nomeada assessora do secretário de Planejamento. Na sequência, há registros de exonerações em 2020 e 2021 neste mesmo cargo. Já em outubro de 2022 ela foi nomeada pelo prefeito como representante da Secretaria Municipal de Planejamento em ciclo que se estende até 2024.

Leia mais:  Feriadão terá disputas e eventos das ‘Engenharíadas’ em Umuarama

O prefeito Hissam Hussein Dehaini, do partido Cidadania, está em seu segundo mandato consecutivo na cidade. De acordo com registros, ele já foi casado e se divorciou. Pelo Código Civil, é permitido que jovens se casem com a autorização dos pais ou responsáveis a partir dos 16 anos.

Nossa equipe solicitou mais informações para a Prefeitura de Araucária sobre os cargos públicos ocupados por familiares da nova esposa do prefeito, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Fonte: Terra Noticias.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana