Connect with us


Paraná

Primeiros paranaenses começam a receber o auxílio da Bolsa Cuidador Familiar

Publicado em

O Governo do Estado deu início nesta quinta-feira (4) aos pagamentos da Bolsa Cuidador Familiar, iniciativa que tem como objetivo valorizar o trabalho de cuidadores de pessoas idosas e pessoas dependentes de cuidados de longo prazo. A legislação integra o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa e garante condições para assegurar recursos financeiros a familiares responsáveis pelo cuidado diário.

A implementação ocorre de forma gradual, a partir de um projeto-piloto. São 20 cidades contempladas: Toledo, Francisco Beltrão, União da Vitória, Cianorte, Irati, Ivaiporã, Dois Vizinhos, Cascavel, São Mateus do Sul, Palmeira, Araucária, Ponta Grossa, Marialva, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Prudentópolis, Guarapuava, Guaratuba, Colombo e Pato Branco. Cada município receberá 15 bolsas, totalizando 300 benefícios destinados a cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de fragilidade e dependência.

O recurso poderá ser creditado aos beneficiários até a próxima semana, em virtude dos trâmites bancários. O acesso ao valor é realizado pelo aplicativo de poupança social, dos beneficiários previamente incluídos no programa através de busca ativa das equipes dos Núcleos Municipais de Cuidado.

Os investimentos são executados pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A secretária Leandre Dal Ponte destacou que os primeiros pagamentos representam muito mais do que um depósito em conta. “Isso representa mais do que um repasse financeiro: é o Estado reconhecendo o esforço, o cuidado e a dedicação de quem está presente diariamente, muitas vezes sem ser visto. É uma demonstração de dignidade, respeito e justiça para quem tanto faz e historicamente recebeu tão pouco”, disse.

Leia mais:  Acesso à ponte entre Brasil e Argentina em Foz do Iguaçu terá desvios a partir desta sexta

“A iniciativa fortalece a rede de cuidado e apoio em todas as regiões do Estado, ampliando a proteção e a dignidade das famílias atendidas”, acrescentou.

Para receber o benefício, o familiar precisa ter 18 anos ou mais, residir no mesmo domicílio da pessoa idosa, estar inscrito no CadÚnico com registro válido e atualizado e integrar família com renda per capita de até um salário mínimo nacional. Também é necessário declarar aptidão física e mental para a atividade. Já a pessoa idosa deve apresentar fragilidade clínico-funcional, segundo registro no Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI/SESA), e não estar institucionalizada, além de estar incluída no Cadastro Único. 

A seleção dos beneficiários é realizada pelos Núcleos Municipais de Cuidado dos municípios participantes. O benefício, no valor de meio salário-mínimo nacional (R$ 759 em 2025), é concedido em prestações mensais, sem excluir outros auxílios eventualmente recebidos pelo cuidador.

Leia mais:  Com apoio do Estado e prêmio internacional, Hackathon no Show Rural abre inscrições

A coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Semipi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Larissa Marsolik, ressaltou que a Bolsa Cuidador Familiar reconhece e valoriza quem dedica a vida ao cuidado diário de pessoas idosas.

“É uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação de familiares, muitas vezes mulheres, que assumem integralmente o cuidado. O programa qualifica o atendimento, evita a institucionalização e reforça o compromisso do Estado com a proteção da pessoa idosa. O programa qualifica o atendimento, evita a institucionalização e fortalece a política pública de proteção à pessoa idosa no Paraná”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social de Cianorte, Andressa Belo Safira, afirmou que o convite para o município ser piloto da Bolsa Cuidador Familiar marcou um momento importante para o município. “Cianorte tem como princípio o respeito e a dignidade da pessoa idosa. A política do cuidado é grandiosa porque garante autonomia e qualidade de vida. Muitas vezes, o cuidador familiar fica invisível, perde vínculos sociais. A Bolsa é um reconhecimento, um apoio que faz diferença para quem cuida e para quem é cuidado”, disse. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal

Published

on

O penúltimo fim de semana de shows do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral, vai ser marcado pelo sertanejo, com shows duplos com grandes nomes do gênero. A sexta-feira (30) já começou animada, com o goiano Murilo Huff e a dupla paranaense Léo e Raphael levando 35 mil pessoas para a arena montada no Centro de Eventos Marisol.

Naturais do Norte do Estado – Léo é de Londrina e Raphael da vizinha Cambé –, os paranaenses estouraram no Brasil com a música “Os menino da pecuária”, de 2021, que tem mais de 165 milhões de visualizações só no Youtube. Mas foi outro hit que abriu a noite em Pontal, “Agro é Top”, que ultrapassa 21 milhões de plays na plataforma de vídeos.

“Nós somos pé vermelho, do Norte do Paraná, e sempre frequentou as praias aqui do Litoral, desde molequinhos sempre vinha passar o verão aqui. A gente tem muito orgulho de ser do Paraná”, contou Léo. “E agora tocar aqui no Verão Maior Paraná, o maior verão do Brasil, que só tem show lotado e uma estrutura incrível, foi a realização de um sonho. Muito obrigado ao Governo do Paraná e a toda a galera responsável”.

“Eu estava ansioso as férias inteiras porque o Verão Maior Paraná é um orgulho para nós paranaenses. Estamos vendo o Paraná estampado no Brasil inteiro, sendo referência em entretenimento”, elogiou Raphael. “Como bons paranaenses, estamos morrendo de orgulho e com vontade de voltar novamente”.

O mais novo sucesso da dupla, “La Plata”, tem parceria com outras atrações presentes nos palcos do Verão Maior: Ana Castela, que levou uma multidão de 228 mil pessoas a Matinhos nesta sexta-feira, e Countrybeat, que abriu a primeira semana de shows em Pontal do Paraná. 

Leia mais:  Acesso à ponte entre Brasil e Argentina em Foz do Iguaçu terá desvios a partir desta sexta

Além destas, a versão feminina de “Os menino da pecuária”, que é “As menina da pecuária”, também levantou o público em Pontal, assim como outros sucessos de Léo & Raphael, como “Tchau, brigado”, que a dupla destacou ser uma música “bem paranaense”, e “Taca cachaça”, em que os músicos distribuem garrafinhas da bebida para os fãs. Novos sucessos do gênero, como “Casca de bala”, de Thullio Milionário, também marcaram o repertório do show.

MURILO HUFF – Logo depois da dupla paranaense, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor goiano Murilo Huff, um dos mais ouvidos da atualidade. Com sucessos como “Dois Enganados” e “Deixa Eu”, Huff está entre os músicos mais tocados no País, segundo levantamento do Spotify Wrapped, ficando na 21ª posição em 2025 na plataforma. Segundo o próprio Spotify, o cantor tem 12,4 milhões de ouvintes mensais.

No show, que atraiu muita gente que chegou cedo para acompanhar, ele intercalou seus sucessos com grandes clássicos do gênero, como “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo, e “O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)”, sucesso de Gian & Giovani, outra dupla que toca no Verão Maior e sobe no mesmo palco neste sábado (31).

“Estou acompanhando este evento ao longo das últimas semanas e impressionado com a magnitude que o Verão Maior tomou. Estou muito feliz em fazer parte desta festa tão grandiosa, é a minha primeira vez aqui no Litoral paranaense”, disse o cantor. “Eu tenho uma ligação com o Sul, meu pai é gaúcho, tenho família no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, é uma cultura que eu amo de paixão e é sempre uma honra vir aqui cantar”.

Leia mais:  Três empresas disputam edital de monitoramento de áreas de risco da Estrada da Graciosa

As irmãs curitibanas Carla Simone de Oliveira e Nathaly de Oliveira Alves de Souza esperaram desde às 13h para ver o ídolo de perto. “Trouxemos cadeira, colocamos o guarda-sol, água, comidinha e só diversão. Semana passada já assistimos os três shows de Matinhos, o Gusttavo Lima também bem de pertinho, então vale a pena chegar cedo”, contou Simone.

“Eu acho os shows maravilhosos, primeiro porque são acessíveis para todos, mas também porque a gente encontra água disponível toda hora, é um ambiente protegido, tem segurança, é muito bom”, acrescentou.

“Nós somos irmãs e companheiras de shows, sempre vamos juntas. É muito bom curtir junto com as pessoas que amamos. Nos da semana passada fomos juntas também”, contou Nathaly. “Aqui tem uma estrutura ótima, é muito bom ter essa oportunidade de acompanhar”.

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os shows e destacou como as atrações semanais estão mantendo os veranistas no Litoral ao longo da temporada.

“Os shows aqui estão concentrando mais pessoas durante todo o mês de janeiro. Teve aquele grande movimento na virada do ano e as praias continuam cheias”, afirmou. “Tem um ciclo de gente chegando, voltando, o que deixa nossas praias cheias, as pousadas e o comércio movimentados. É o maior verão da história do Litoral do Paraná”.

Show Leo e Raphael e Murilo Huff

Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

PRÓXIMOS SHOWS – Pontal do Paraná segue com a programação sertaneja neste sábado, com Teodoro & Sampaio abrindo o baile às 20h e Gian & Giovani tocando às 22h, duas das principais duplas do gênero no País.

Em Matinhos, o sábado é embalado pelo reggae e o rock nacional. Os jamaicanos do Inner Circle – a segunda atração internacional do Verão Maior, depois dos franceses do Gipsy Kings by Andre Reyes – sobem ao palco às 20h para tocar os clássicos do ritmo que colocou a Jamaica no cenário musical mundial. Na sequência, às 22h, é a vez dos Paralamas do Sucesso embalarem o público com músicas que fazem parte da trilha sonora nacional.

As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também terá a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.

No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior. ]

No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262