Connect with us


Paraná

Prêmio que reconhece sustentabilidade das empresas será entregue em dezembro

Publicado em

A edição 2025 do Selo Clima Paraná já tem data. A cerimônia de entrega será no dia 2 de dezembro, às 19 horas, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento celebra a contribuição das organizações e municípios do Paraná para a sustentabilidade ambiental e a gestão climática. A comemoração contará ainda com um momento especial de reconhecimento às instituições que participam desde o início do projeto, em 2015, celebrando os dez anos do prêmio.

Neste ano houve recorde de inscrições: 313 participantes, um aumento de 70% em relação a 2024. Na categoria Organizações Públicas, por exemplo, o crescimento foi de 300%. A evolução em Organizações Privado ficou em 53%. Já o salto na divisão por Cidades, o salto foi de 154%. No total, mais de 7.424 ações ESG foram declaradas em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros do Paraná recebe doações para moradores do Rio Grande do Sul

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a consolidação da Selo Clima Paraná, com o incremento no número de postulantes, demonstra o crescente interesse e comprometimento das organizações e municípios com a sustentabilidade no Estado.

“A sustentabilidade é o novo nome da ética. A ética empresarial e a ética pública precisam da sustentabilidade como guia e horizonte”, afirmou. “Esses princípios estão no centro das 30 COPs já realizadas e refletem o compromisso do Brasil e de boa parte do mundo com o desenvolvimento sustentável”.

COMO FUNCIONA – O Selo Clima Paraná é uma iniciativa que envolve empresas privadas, instituições públicas e municípios. A avaliação dos participantes é baseada nos resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.

O selo tem validade de um ano e serve como um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Para empresas e municípios, obter o selo significa reforçar sua imagem institucional e consolidar o compromisso com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e responsável.

Leia mais:  Zeca Baleiro e Chico Cézar, Mês da Mulher e mostra da Bienal de SP agitam a agenda cultural

Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 495 organizações, com mais de 185 certificadas em 2024. Isso reflete o crescente engajamento de diferentes setores na busca por soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em resposta à representação do MPPR em Umuarama, Justiça Eleitoral determina regularização de propaganda de candidatos em espaços públicos

Published

on

O Ministério Público do Paraná obteve, perante a Justiça Eleitoral, decisão favorável que determina a regularização de propaganda eleitoral, realizada em espaços públicos da cidade, por diferentes partidos e agremiações. Expedida no dia 19 de setembro, pelo Juízo da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, a decisão acolheu pedidos feitos em representação formulada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, que identificou diversas irregularidades, especialmente relacionadas ao uso do chamado wind banner – bandeira de tecido fixada em uma haste flexível e uma base sólida – em horários e locais não permitidos.

A representação decorre de vistorias realizadas na última semana, nos dias 16 e 17 de setembro, em diferentes pontos do município de Umuarama, considerando praças, calçadas, canteiros centrais, rotatórias e outros espaços públicos. Entre as irregularidades apontadas, estão bandeiras instaladas diretamente no solo, em áreas de circulação de pedestres e próximas a semáforos, placas e faixas de pedestres. Também foi verificada a permanência de bases e suportes nos locais após as 22 horas e a concentração de bandeiras da mesma candidatura em configuração capaz de produzir efeito visual semelhante ao de outdoor.

Leia mais:  Colégios estaduais começam a receber segunda remessa de carteiras de novo formato

Correções – A decisão judicial determinou que os candidatos e respectivas agremiações devem regularizar, no prazo de 24 horas, as propagandas sob sua responsabilidade, mantendo as bandeiras nos espaços públicos somente no período entre 6 e 22 horas. Além disso, deve ser providenciada a retirada integral de tecido, haste, base e suporte até as 22 horas, sendo vedada a fixação das propagandas diretamente no solo, gramado ou calçamento.

Também foram proibidas estruturas que obstruam calçadas, rampas, pisos táteis e faixas de pedestres, prejudiquem a visibilidade de semáforos e placas ou comprometam a segurança viária. A decisão determinou ainda a retirada ou o reposicionamento de bandeiras idênticas da mesma candidatura quando sua disposição produzir efeito visual semelhante ao de outdoor.

Após o prazo de regularização, a Justiça Eleitoral determinou a realização de fiscalizações diurnas e noturnas nas principais ruas e praças de Umuarama, com a possibilidade de recolhimento dos materiais que permanecerem em situação irregular. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também foram autorizadas a atuar em situações concretas de risco à circulação e à segurança viária.

Leia mais:  Centrais compartilham experiências para aprimorar o atendimento no MPPR

A decisão determinou, ainda, o encaminhamento dos autos à Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná para análise das providências cabíveis quanto a eventual aplicação de sanções pecuniárias.

Processo 0600053-92.2026.6.16.0089

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262