Curitiba
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assume a presidência da Assomec

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Eleito em chapa única durante evento no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba (PR), Greca substitui o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack e seu mandato será de dois anos.
Durante seu mandato, Greca pretende impulsionar ainda mais as ações da Associação e o potencial existente em diversas áreas nos 29 municípios que a compõem. “Com as nove cidades vizinhas quero uma cidade só, com as outras cidades do segundo anel desejo um mercado comum metropolitano”, avaliou.
Durante a posse, Greca defendeu uma integração ainda maior em diversas áreas, como a saúde, transportes, habitação, educação e turismo, além de disponibilizar a Escola de Administração Pública.
“Oferecemos a estrutura da Escola de Administração Pública de Curitiba para que todas as cidades da Região Metropolitana tenham treinamento de suas equipes em arrecadação fiscal, desenho urbano, em serviços públicos”, disse.
Sobre o transporte, o prefeito falou sobre a importância da participação de todos os municípios. Precisamos criar um consórcio metropolitano de transporte coletivo e uma agência metropolitana de transporte, mas a operação tem de ser unificada, inclusive para evitar problemas de superlotação, má gerência ou de congestionamento dos terminais”, afirmou.
Na área da Educação, as reuniões entre as secretarias municipais devem continuar. “A minha secretária de Educação (Maria Sílvia Bacila) está conversando com o colegiado dos secretários (as) metropolitanos de Educação para que a escola volta em fevereiro de forma híbrida – meia turma em uma semana, meia turma em outra – e com os currículos olhando para o ano que terminou e o ano que está nascendo”, avaliou.
Sobre investimentos, Greca disse que a Assomec encaminhará suas demandas para o governo do estado e que também contará com o apoio de Curitiba. “A Assomec vai colher as demandas e encaminhar, de acordo com a possibilidade de solução ou para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, e sendo um assunto da cidade conturbada, o próprio Ippuc e para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Metropolitano”, concluiu.
O ex-presidente, Marcio Wozniack, fez uma retrospectiva de suas ações nos últimos quatro anos e desejou sucesso ao novo presidente. “Conseguimos driblar as dificuldades e realizamos muitas coisas na Assomec, promovemos interações visando o empreendedorismo, investimentos”, comentou.
Segundo ele, o Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19 foi ação acertada. “Pelo Fórum conseguimos agir de forma unificada no combate à pandemia e os resultados foram positivos”, analisou.
Veja como ficou a diretoria da Assomec :
Diretoria Executiva
Nome Município Cargo
Rafael Greca de Macedo Curitiba Presidente
Claudio Cesar Casagrande
Campo Magro
1º Vice Presidente
Bihl Elerian Zanetti.
Campina Grande do Sul.
2º Vice Presidente
Margarida Maria Singer
São Jose dos Pinhais.
Secretaria
Maicon Grosskopf
Piên
Tesoureiro
Conselho Fiscal
Nome
Município
Cargo
James Karson Valério
Rio Negro
Presidente
Helder Luiz Lazarotto
Colombo
Membro
Josemar Aparecido Knupp
Piraquara
Membro
Suplentes
Patrik Magari
Cerro Azul
1º Suplente
Marco Antonio Baldão.
Tunas do Paraná
2º Suplente

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).