conecte-se conosco

Curitiba

Pra evitar aglomerações, Urbs quer ônibus saindo de terminais com lotação máxima de 50%

Publicado

Após muitas reclamações de passageiros do transporte coletivo de Curitiba e região, que criticavam os perigos de contaminação do coronavírus por causa da lotação dos ônibus da cidade, a Urbs, empresa municipal que gerencia o sistema na capital, implantou uma série de regras para evitar aglomerações no transporte público. A principal mudança acontece em terminais, de onde os ônibus deverão partir apenas com a lotação máxima de 50%, o que deve ser fiscalizado pela Urbs e Guarda Municipal.

A ação está sendo realizada no início da manhã e no fim da tarde, horários de maior movimento, nos terminais do Pinheirinho, Santa Cândida, Cabral, Campo Comprido, Boqueirão e Centenário. A fiscalização ocorre também nos tubos da Rui Barbosa, Carlos Gomes e Estação Central.

Além desta restrição de lotação, foram colocadas marcações no piso das estações-tubo para que os passageiros respeitem a distância mínima de 1,5 metro entre si, além de orientações a importância do uso de máscaras.

Fiscalização

Agentes da Guarda Municipal estão atuando em conjunto com os fiscais da Urbs na orientação dos passageiros. Nos últimos dias, por sinal, a Guarda Municipal já está atuando para evitar aglomerações, como a ação que ocorreu no Parque Barigui, onde motoristas que estavam frequentando o parque tiveram os carros multados como forma de evitar aglomeração. Nos próximos dias, folders explicativos devem ser entregues aos usuários.

Leia mais:  Após saber de assalto contra o filho, sargento prende um suspeito e manda outro pro hospital

Outra medida para tentar evitar aglomerações envolve a Comec, responsável por gerenciar o transporte coletivo na região metropolitana, e a Associação Comercial do Paraná (ACP). Os órgãos foram notificados pela prefeitura para que tomem providências no sentido de evitar aglomerações. O pedido na ACP é para que a entidade reforce a necessidade de um horário alternativo para abertura do comércio: entre 10h e 16h, evitando assim o horário de pico. Já com a Comec o objetivo era evitar que ônibus da mesma linha chegassem juntos a terminais.

“Com isso, estavam ocorrendo casos de três ônibus da mesma linha, chegando ao mesmo tempo nos terminais. Há um desequilíbrio nas linhas metropolitanas que interferem diretamente nas linhas urbanas; isso está sendo corrigido”, explicou Ogeny Pedro Maia, presidente da Urbs. As três entidades discutiram o assunto e as soluções por meio de uma teleconferência.

 

 

Comentários Facebook

Curitiba

Curitiba é escolhida por revista americana como a cidade mais inspiradora em preservação de áreas verdes

Publicado

Curitiba foi escolhida, segundo a revista americana Wired, como a cidade mais inspiradora em preservação de áreas verdes. O ranking foi postado no perfil do Instagram da revista, que conta com 1,6 milhão de seguidores.

Além de Curitiba, representada na foto por uma belíssima capivara, estão no ranking as cidades de Seul (Coreia do Sul), Copenhagen (Dinamarca), Nova Iorque (Estados Unidos) e Singapura (cidade-estado situada na Ásia).
Ao citar Curitiba a Wired apresentou a capital paranaense como uma cidade planejada, com dez mini florestas, ou seja, os parques de Curitiba. Além disso destacou o reflorestamento de 136 mil árvores entre os anos de 2013 e 2016. A publicação destacou ainda que um dos parques, que é representado na postagem como o Barigui, tem capivaras como moradoras

Comentários Facebook
Leia mais:  Locais de uso coletivo serão obrigados a fazer medição de temperatura no Paraná; falta sanção do governador
Continue lendo

Mais Lidas da Semana