Paraná
Portos do Paraná orienta servidores sobre separação de resíduos e trânsito seguro
O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre o funcionamento do teste com o etilômetro e também sobre a forma adequada de separação dos resíduos produzidos nas dependências da Portos do Paraná, de uma maneira lúdica e informativa. Um jogo de dados ajuda empregados de todos os setores a concorrerem a brindes simbólicos e ainda aprender ou relembrar assuntos relacionados aos temas abordados.
Todos os meses a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho faz campanhas para tornar o ambiente mais seguro e agradável.
“O objetivo das campanhas é levar uma informação de qualidade, objetiva e de fácil entendimento. Além do nosso cronograma de temas fixos, sempre fazemos novas inserções com base nos índices dos desvios que mais acontecem em nossas áreas, de forma a trabalhar o comportamento preventivo dos nossos funcionários, bem como de todos os usuários dos portos” diz Jamile Marçal, técnica de segurança do trabalho da Portos do Paraná.
De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho, Vivian Alves, as abordagens são feitas em dois formatos: com os públicos interno (funcionários e prestadores de serviço da Portos do Paraná) e externo (usuários dos portos).
“Junto ao público interno, procuramos orientar principalmente os setores administrativos sobre a possibilidade do teste com etilômetro (bafômetro) ao acessar a faixa portuária, já que todos os empregados da Portos do Paraná estão propensos a participar do teste com etilômetro. Fizemos uma dinâmica com alguns setores da empresa no intuito de divulgar o procedimento operacional sobre este tema”, explica.
- Portos do Paraná apresenta monitoramento de pesca às comunidades do Litoral
-
Portos do Paraná inicia obras de seis novos trapiches para comunidades do Litoral
As abordagens com os usuários são feitas ao longo do mês de agosto, através dos diálogos de segurança, com entrega de material informativo e discussões sobre os detalhes do teste. Normalmente, os testes são feitos na entrada do Palácio Dom Pedro II ou em blitz na faixa portuária. “Nossas divulgações envolvem dinâmicas que facilitam o entendimento do procedimento PO-023, que está publicado no site da Portos do Paraná”, destaca.
O coordenador de Patrimônio e Seguros, Marcel de Oliveira Miranda, elogiou a forma proposta da atividade. “De uma forma lúdica, todos acabam aprendendo o que realmente importa, que é a atenção no trabalho. É muito importante todos estarem conscientes sobre o teste. Foi descontraído, ajuda na integração da equipe e espero que haja mais atividades como essa em todos os setores do Porto”, diz.
RESÍDUOS – Todos também puderam aprender um pouco mais sobre a separação adequada dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho. “Todos os setores possuem ilhas com contentores de resíduos recicláveis e não recicláveis, nos quais são feitas auditorias identificando a segregação desse material”, aponta Bruna Miranda, analista ambiental.
Ela aproveita os encontros para avisar a todos que descartar corretamente os resíduos também é um ato de solidariedade. “A dinâmica tira dúvidas quanto ao material que é gerado diariamente tanto no serviço quanto em casa, para que todos possam descartar no contentor adequado, lembrando que nossos resíduos recicláveis vão para uma associação que hoje favorece cerca de 20 famílias”, afirma.
Fonte: Governo PR
Paraná
Cerimônia de posse marca ingresso de Elisiane da Silva Moraes no Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR
O Ministério Público do Paraná realizou nesta sexta-feira (2/10) a posse de Elisiane da Silva Moraes no cargo de Procuradora de Justiça. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, e marcou o ingresso de Elisiane Moraes no nível mais alto da carreira ministerial.
A solenidade foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, e reuniu integrantes do Ministério Público, familiares e convidados. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do MPPR no YouTube.
Confira as fotos da solenidade
Promovida pelo critério de merecimento por meio do edital de promoção exclusivo para mulheres, a nova Procuradora reconheceu em seu discurso o significado de sua posse. “Recebo essa conquista com alegria e orgulho, mas também com a consciência de que ela representa algo que vai além da minha história pessoal, porque ocupar este espaço não significa apenas chegar. Significa também abrir caminho […]. Uma porta por onde outras mulheres possam passar”, destacou.
Elisiane também falou da alegria pela conquista, mas, sobretudo, do sentido de renovação do compromisso assumido com o Ministério Público em 1997, quando ingressou na instituição. Para ela, a chegada ao novo cargo representa uma responsabilidade ainda maior. Em sua fala, também agradeceu às pessoas que fizeram parte de sua trajetória, com destaque para as mulheres que encontrou ao longo da carreira e que foram referências de “competência, coragem, generosidade e determinação”. Ao falar sobre a função, defendeu a importância de preservar a capacidade de ouvir, compreender e reconhecer os próprios erros, lembrando que “a Justiça não pode perder sua dimensão humana”.
Um dos momentos de destaque da cerimônia foi a colocação da veste talar pelos filhos da homenageada, Fernando e João Vitor. O gesto simbolizou a celebração da conquista e o reconhecimento da trajetória percorrida por Elisiane até a nova etapa profissional no Colégio de Procuradores de Justiça.
Após a investidura, Elisiane renovou o compromisso legal de exercer com retidão as funções de Procuradora de Justiça e de cumprir as Constituições e as leis. Em seguida, foi realizada a leitura e a assinatura do termo de posse.
Saudações
A solenidade contou ainda com o pronunciamento de representantes da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), da Corregedoria-Geral e do Colégio de Procuradores de Justiça.
O Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, ressaltou a trajetória de quase três décadas de Elisiane, construída com atuação cotidiana em diferentes comarcas, especialmente na área da família. Enfatizou ainda a discrição como uma das marcas de sua carreira, exercida com “um trabalho intenso e cotidiano realizado longe dos holofotes e sem buscar aplausos”. Segundo ele, essa postura revela uma forma de atuação comprometida com o serviço público e reforça o significado de sua promoção, que representa o reconhecimento de uma “brilhante trajetória”.
A Subcorregedora-Geral do MPPR, Jacqueline Batisti, destacou que o momento reunia duas razões para ser especialmente celebrado: a trajetória pessoal e profissional da nova Procuradora e o significado institucional de sua promoção. “São duas dimensões que não competem entre si, ao contrário, complementam-se. Políticas afirmativas de igualdade de gênero não existem para substituir o mérito, elas existem para que o mérito possa encontrar condições mais justas, em espaços que historicamente nem sempre estiveram igualmente acessíveis”, afirmou. Segundo ela, a presença feminina em cargos relevantes deve ser compreendida não como exceção, mas como parte natural da instituição.
Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, Moacir Gonçalves Nogueira Neto pontuou o sentimento de admiração compartilhado pelos integrantes do colegiado diante da brilhante trajetória profissional da empossada. Ressaltou que ela foi recebida de braços abertos pelo Ministério Público e retribuiu com dedicação ímpar, construindo uma trajetória de sucesso marcada pela valorização do papel social da instituição. Ao cumprimentá-la pela promoção, declarou: “Vossa Excelência muito orgulha o Ministério Público e só poderia ter sido promovida por inegável merecimento”.
Encerramento
No encerramento da cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, destacou que a trajetória de Elisiane é marcada pela dedicação ao serviço público, que, segundo ele, pressupõe uma entrega de amor e renúncia, valores presentes na carreira da Procuradora de Justiça recém-empossada.
Armando Antônio Sobreiro Neto observou ainda que, embora o trabalho no segundo grau seja marcado pelo contato com processos eletrônicos, “atrás de cada arquivo eletrônico existem vidas”, pessoas com expectativas, direitos e demandas que aguardam respostas da Justiça. Nesse contexto, ressaltou a responsabilidade que acompanha a chegada ao mais alto cargo da carreira. “Que tenhamos uma Justiça com mais amor, a exemplo da vossa trajetória”, afirmou.
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro7 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Política Nacional3 dias agoConfira o que pode e o que não pode até o dia da votação
-
Agro7 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
-
Esportes6 dias agoCRB goleia o Cuiabá por 3 a 0 e entra na briga direta pelo G6 da Série B
-
Política Nacional5 dias agoChega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
-
Esportes4 dias agoBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
Esportes6 dias agoCBF define calendário com semifinais da Copa do Brasil e rodadas do Brasileirão
-
Brasil4 dias agoNovo Caged: Emprego formal gera 165,8 mil vagas em agosto e acumula 1,13 milhão de postos no ano
