Connect with us


Paraná

Porto de Paranaguá abre temporada de visitação ao cais público

Publicado em

A Portos do Paraná abriu nesta semana a temporada 2024 de visitas guiadas ao Porto de Paranaguá. Referência no Brasil, a empresa pública é requisitada por estudantes e pesquisadores para mostrar a movimentação de cargas. No ano passado, mais de 2,8 mil universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade passaram pelos palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das operações.

“Abrir o Porto de Paranaguá para a comunidade é um compromisso. É muito importante que estudantes e profissionais conheçam de perto o nosso trabalho”, destacou o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli. “Todos querem ver de perto os navios, como são feitos o carregamento e o descarregamento e também como está sendo realizada a temporada de navios de cruzeiro”.

Toda a visitação é gratuita, ocorre de segunda a sexta, entre 9h e 16h, mas precisa ser agendada com antecedência. Na visita não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts e minissaias. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha e também não é permitido descer do veículo em nenhuma área.

Leia mais:  Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: Paraná acumula avanços na garantia de direitos

“Atendemos a todos os pedidos conforme a nossa disponibilidade, mas as visitas precisam ser confirmadas com antecedência. O giro dura entre 40 e 60 minutos e sempre tem um funcionário nosso para guiar e responder as perguntas dos visitantes”, lembrou a assessora da Diretoria Empresarial, Maria Helena Almeida. “Se forem grupos grandes será necessária uma condução coletiva própria como ônibus, micro-ônibus ou van”.

Um grupo de 39 estudantes alemães visitou o Porto de Paranaguá na terça-feira (20). Eles estudam na Universidade de Nuertingen Geislingen, no curso de Ciências Agrárias, e incluíram a visita no roteiro de uma viagem internacional de estudos. “O Brasil é um dos mais importantes produtores agrícolas do mundo, em escala global, e muito importante para o comércio internacional. Esta foi a razão para visitarmos o Porto de Paranaguá”, disse o professor Heinrich Schuele.

Mais informações sobre a visitação e o formulário de pedidos podem ser encontrados neste site.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Homem denunciado pelo MPPR é condenado a 36 anos e 8 meses de prisão por feminicídio cometido na presença da filha da vítima em Nova Prata do Iguaçu

Published

on

O Tribunal do Júri de Salto do Lontra, no Sudoeste do estado, condenou na última sexta-feira, 2 de outubro, um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná pelo feminicídio da companheira, ocorrido em 16 de maio de 2025, no município de Nova Prata do Iguaçu. O réu foi condenado a 36 anos e 8 meses de reclusão pelo feminicídio e também por posse ilegal de munições de uso permitido.

Áudio do Promotor de Justiça Leonardo Penna Guedes Amin

De acordo com a denúncia, o crime ocorreu após uma discussão entre o réu e a vítima e foi motivado por sentimento de posse e controle em relação à mulher. O homem ficou inconformado com vídeos que ela publicava na rede social TikTok e a atacou com uma faca dentro da residência do casal. A filha da vítima, de seis anos, estava presente no local no momento do crime.

Após o feminicídio, o condenado deixou a filha na casa do avô paterno, dirigiu-se à residência da irmã da vítima e relatou o ocorrido. Na sequência, foi até o destacamento da Polícia Militar, onde se entregou.

Leia mais:  Sanepar é um dos principais patrocinadores da 43ª Oficina de Música de Curitiba

Aumento de pena – O Conselho de Sentença reconheceu o feminicídio e as três causas de aumento de pena: o fato de o crime ter sido cometido na presença física de descendente da vítima, o emprego de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Além da condenação pelo feminicídio, o homem foi condenado por posse ilegal de munições de uso permitido. Após o crime, foram encontradas seis munições calibre .38 no guarda-roupas do réu.

Processo 0001557-68.2025.8.16.0149.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262