conecte-se conosco

Curitiba

Porquice na areia: veranistas deixam 13,6 toneladas de lixo por dia nas praias do Paraná

Publicado

A falta de educação presenciada no ano novo em Curitiba, quando o Parque Barigui amanheceu imundo após comemoração do réveillon, também se repete neste começo do ano nas praias do Paraná. Nas duas primeiras semanas da Operação Verão no litoral, entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 1.º de janeiro de 2020, foram coletadas 177, 7 toneladas de lixo nos 48 km de praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A média é de 13,6 toneladas por dia, praticamente um caminhão de lixo lotado diariamente só na areia da praia, sem contar o lixo produzido nas residências e comércio.

O dia de praias mais sujas foi justamente no réveillon, que registrou aumento na produção de lixo em relação ao ano novo de 2019. Na quarta-feira, 1.° de janeiro, foram recolhidas 30, 5 toneladas de resíduos nas praias – ou seja, 17% do total de recolhido nas duas primeiras semanas de temporada. O volume é 25% maior do no ano novo de 2019.

Leia mais:  CRIME: DINHEIRO, CNH E CARTÕES FALSOS ESTÃO À VENDA NA INTERNET

Pegue sua sacolinha

Fora o réveillon, a média diária de coleta de lixo nas praias na temporada 2020 tem sido de 12,2 toneladas. Durante a Operação Verão, a responsabilidade da coleta do lixo é da Sanepar, a empresa de saneamento do Paraná. A Sanepar está distribuindo sacolas plásticas nas praias para que os próprios banhistas recolham seu lixo. Há também 300 tambores espalhados pelas areias para receber os resíduos.

Comentários Facebook

Curitiba

VÍDEO: Ônibus com 37 pessoas perde o freio na serra entre Curitiba e Joinville

Publicado

Um ônibus de viagem que fazia o trajeto Belém (PA) – Florianópolis (SC) perdeu os freios enquanto trafegava na rodovia BR-376 na madrugada da Última quarta-feira, 6. O veículo ocupado por 37 passageiros, sendo oito crianças, atingiu 118 km/h e só parou depois de entrar na área de escape do quilômetro 671,7, em Guaratuba (PR). Ninguém se feriu.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho, o ônibus entrou 115 metros na área de escape por volta da 1h45. O condutor relatou às equipes que não conseguiu mais utilizar os freios dois quilômetros antes da área e, como ele já conhecia o dispositivo, direcionou o ônibus para entrada.

O motorista e os passageiros foram transportados até um posto de apoio para seguirem viagem com suporte da empresa responsável.

Segundo a concessionária, essa foi a sexta vez que um ônibus usou a área de escape, inaugurada em agosto de 2011. Neste período ela foi utilizada por 257 veículos pesados, ajudando a salvar 376 vidas.

Leia mais:  Clubes Recreativos e academias entram na Justiça para pedir reabertura em Curitiba

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana