Connect with us


Brasil

Pop Ciência é o ponto de encontro da SNCT, com desafios matemáticos, curiosidades e peças de teatro

Publicado em

Desde terça-feira (20), a Esplanada dos Ministérios virou uma ilha e, em torno dela, está o oceano. A chegada da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) trouxe consigo um mundo inteiro de cor, vida, informação e curiosidade. O tema deste ano, Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território, fica espalhado no ambiente e impacta até quem desconhece a linha narrativa da feira. No centro do espaço, o estande Pop Ciência pulsa como um microuniverso. Até domingo (26), todos podem acessar o espaço e ingressar na jornada imersiva. A programação completa está disponível no site do evento.

De um canto, a atriz-divulgadora científica Tainara Cristina Basaglia, de 33 anos, do coletivo Neperfekta, convida adolescentes a “desvendar o grande cálculo” numa peça teatral que mistura Hipátia, Pitágoras, Gauss e conexões com referências pop e atuais. De outro, monitores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), gerem uma sala de escape (escape room) — uma espécie de jogo interativo em que os participantes precisam resolver enigmas para conseguir sair de lá — com temas ligados à cultura oceânica, como manguezais, El Niño e mudanças climáticas.

Cada vez que o visitante volta à mostra, algo novo o espera: um laboratório, uma exibição, uma música, um cálculo de matemática surpresa. E, ali mesmo, entre risadas, descobertas e aplausos, a matemática, a ciência e a cultura se entrelaçam. Porque, como comentou Tainara: “Você percebe que a mensagem está chegando”.

Logo ao entrar no pavilhão, nota-se uma movimentação abstrata: estandes coloridos se sucedem, monitores engajados em explicações, pequenas rodas de visita guiada e, ao fundo, um palco principal, onde apresentações acontecem ao longo do dia. Tudo é dito nesse lugar, que recebe desde apresentações sobre o espaço a tubarões científicos que dançam, informam e animam o público.

É quando o participante se mistura ao ambiente em disparada exploratória que tudo começa a se conectar. A agenda da SNCT aponta que esse estande — entre outros espaços como o Espaço Conexões, Parque dos Dinossauros Brasileiros e Laboratório das Marés — funciona como polo de atrações variadas. Nesta quinta-feira (23), a arte tomou conta do local. A ciência respirou nas telas, demonstradoras, conversas com o público e até nas luzes que criam um clima quase de instalação artística.

Leia mais:  Conama aprova resolução para resgate de abelhas-sem-ferrão em áreas de supressão de vegetação

O Conto das Contas

No Pop Ciência, a peça O Conto das Contas foi apresentada a quem passava. No início, um pequeno público ocupava o espaço para assistir ao espetáculo, mais próximo do final, os espectadores haviam quase dobrado de tamanho. Todos ali acompanharam a jornada de Faustina, uma menina que detesta matemática e faz de tudo para evitá-la.

Depois de ser colocada de castigo por se recusar a estudar, ela adormece sobre o caderno e mergulha em um sonho extraordinário em que é transportada para um mundo habitado pelos grandes nomes da história da matemática. Guiada por Hipátia de Alexandria — uma das primeiras mulheres matemáticas da Antiguidade, cuja trajetória foi apagada dos livros —, Faustina encontra matemáticos antigos, que a ajudam a desvendar um “grande cálculo” misterioso. Cada personagem revela a beleza e a lógica por trás dos números, mostrando que a matemática está presente em tudo.

Para Tainara, responsável pela peça, a união do lúdico com o exato faz com que todos fiquem eufóricos. “Eu sei que está funcionando, porque no final do espetáculo, as crianças aqui estavam fazendo a conta com a Faustina. Não só as crianças, mas os adultos também. Você percebe que o teatro está funcionando quando as crianças querem entrar em cena. É um desafio popularizar a ciência? Sim, é um desafio muito grande. Mas é muito gostoso também”, afirmou.

Outros espetáculos seguiram ao longo do dia, e o mesmo comportamento era observado em todas as oportunidades. O espaço se enchendo de curiosidade, as crianças se aglomerando e a ciência se espalhando. Na SNCT, a constância permanece no aprendizado.

Mostra de trabalhos

Logo ao lado do palco onde as peças emocionam o público, tem uma mostra com trabalhos estudantis, com ideias únicas de alunos vindos de todas as regiões do País. A oportunidade aproxima um aluno de outro, trazendo representatividade para dentro da ciência e mostrando que estudantes também fazem descobertas e trabalhos incríveis. Pulsando como um laboratório vivo, é ali que a curiosidade se transforma em invenção: entre estandes interativos, maquetes, protótipos e projetos de jovens pesquisadores.

Leia mais:  Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro

A cada nova rodada de apresentações, o espaço se renova: entram novos expositores, mudam os sotaques, as ideias e os materiais usados. Professores e estudantes se revezam para mostrar que a ciência brasileira nasce também nas escolas públicas, nas feiras estudantis e nas pequenas cidades, com soluções criativas para problemas reais.

Do Acre (AC) veio o grupo que transforma o tronco da bananeira em fibras capazes de virar roupas, bolsas e artesanato sustentável. De Sergipe (SE), um jovem de 20 anos apresenta tijolos feitos com fibra de coco — quatro vezes mais resistentes e mais baratos que os convencionais — e sonha em ver casas populares construídas com o material. Já do Rio Grande do Sul (RS), estudantes desenvolveram um equipamento automatizado de compressão torácica, pensado para baratear e ampliar o acesso a tecnologias de salvamento.

Em outro estande, direto do Distrito Federal (DF), professores de física e robótica demonstram a central de bem-estar: um sistema que mede radiação ultravioleta, umidade, gases poluentes e temperatura, transmitindo os dados por uma rede independente de internet, movida a energia solar. A ideia é simples e poderosa — colocar a tecnologia a serviço da comunidade, em tempo real.

Mais que uma exposição, a SNCT é um retrato do Brasil que experimenta e inventa. É ciência que nasce da sala de aula, da observação e curiosidade do cotidiano e da vontade de transformar o que está em volta. Um convite para ver, ouvir e sentir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em movimento.

A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook

Brasil

Ministério da Saúde amplia investimentos em Santa Catarina com maternidade e novos veículos para transporte de pacientes

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou, neste sábado (27), uma série de medidas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina (SC). As ações incluem a emissão da ordem de serviço para uma maternidade, a entrega de veículos para transporte de pacientes, unidades odontológicas móveis, ambulâncias e equipamentos odontológicos. As iniciativas contam com investimento de mais de R$ 119,3 milhões do programa Agora Tem Especialistas e do Novo PAC Saúde, que ampliam o acesso da população a consultas, exames e tratamentos especializados, além de fortalecer a infraestrutura da rede pública de saúde.

“Hoje é um dia importante para a saúde em Santa Catarina. Os investimentos somam R$ 169 milhões. Entre as entregas estão 18 veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam procedimentos eletivos, tratamento oncológico, hemodiálise, além de consultas e exames especializados. Isso garante um cuidado com mais segurança e conforto no SUS”, disse o secretário-executivo, Adriano Massuda.

Em Itajaí, o secretário também assinou, de forma simbólica, a autorização para o início das obras da Maternidade Municipal do município catarinense. Com investimento de R$ 103 milhões, a obra integra os esforços de expansão da rede de atenção especializada à saúde e ampliará a capacidade de atendimento materno-infantil no estado.

Entrega de veículos e equipamentos fortalece acesso à saúde especializada

Leia mais:  Torneio em Fortaleza promove pesca esportiva e sustentabilidade

Durante a agenda, foram entregues 18 micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas — Caminhos da Saúde, uma ambulância tipo A, 10 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e três ambulâncias do SAMU 192. Somado a isso, foram destinados 109 equipamentos odontológicos para estruturar a Atenção Primária no estado. Os veículos e estruturas vão fortalecer o transporte de pacientes que precisam de tratamento fora de seus municípios, além de ampliar o acesso à saúde bucal e reforçar o atendimento de urgência e emergência em diferentes municípios catarinenses.

Os micro-ônibus entregues pelo Ministério da Saúde vão ampliar o transporte de pacientes para consultas, exames, tratamentos oncológicos, radioterapia e hemodiálise em municípios de diferentes regiões do estado. A iniciativa representa um avanço histórico para a saúde especializada no SUS, facilitando o acesso da população aos serviços especializados e garantindo que barreiras geográficas não impeçam a continuidade de tratamentos. Complementando a frota do Caminhos da Saúde, o município de Balneário Camboriú recebeu uma ambulância tipo A.

Já as Unidades Odontológicas Móveis vão ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal em localidades com maior dificuldade de deslocamento da população até as unidades de saúde. As estruturas serão destinadas aos municípios de Abson Batista, Cerro Negro, Coronel Freitas, Correia Pinto, Laurentino, Major Gercino, Nova Itaberaba, Nova Trento, Santa Rosa de Lima e Turvo.

Leia mais:  Governo sanciona lei das doulas e reafirma compromisso com a saúde das mulheres

Além disso, três novas ambulâncias do SAMU 192 serão entregues para os municípios de Concórdia, Navegantes e São Lourenço do Oeste, totalizando R$ 1,3 milhão em investimentos, o que reforça a rede de urgência e emergência e contribui para a renovação e ampliação da capacidade de atendimento pré-hospitalar no estado.

Por fim, a entrega dos 109 equipamentos odontológicos fortalece o programa Brasil Sorridente e garantem que as equipes de Saúde Bucal tenham meios de resolver problemas da população diretamente na porta de entrada do SUS.

Os novos anúncios se somam a uma marca histórica de investimentos do Novo PAC Saúde em Santa Catarina. Desde o lançamento do programa, foram selecionados 1.080 empreendimentos no estado, totalizando mais de R$ 1,06 bilhão em recursos federais. Entre as principais ações estão a construção de um Hospital Regional, quatro policlínicas, uma maternidade, 122 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além da expansão da radioterapia, da renovação e ampliação da frota do SAMU 192 e equipamentos para cirurgias, telessaúde e laboratórios. Até junho de 2026, 1.949 equipamentos e veículos já haviam sido entregues aos municípios catarinenses.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262