Connect with us


Polícial

Policia Militar do Paraná realiza exposição sobre participação de militares estaduais na 2ª Guerra Mundial

Publicado em

Neste domingo (14), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através de sua Câmara Técnica de Cultura e História, promoveu uma exposição sobre a participação de militares estaduais na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). O evento, que foi aberto ao público, visava valorizar a memória de bravos combatentes que, oriundos da PMPR ou que nela ingressaram após o grande conflito, voluntariamente integraram as tropas aliadas em solo europeu através da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A data da exposição faz alusão à Batalha de Montese, conflito travado ao final da grande guerra, na comuna italiana de Montese, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, como parte da Ofensiva Aliada Final na Campanha da Itália.

A exposição ocorreu no Shopping Estação, shopping center da capital paranaense que é sediado nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, construção tombada como patrimônio histórico e que também abriga um museu projetado por museólogos da Rede Ferroviária Federal. O local não foi escolhido por acaso, pois ali desembarcaram expedicionários que regressaram da grande guerra, em 9 de agosto de 1945. Participaram do evento representantes de entidades voltadas à valorização cultural histórica da participação do Brasil da 2ª Guerra, familiares e descendentes de veteranos da FEB, além da comunidade.

Na abertura do evento, foi entoada a Canção do Expedicionário, hino da Força Expedicionária Brasileira que retrata as origens e a bravura dos militares que a integraram. A exposição ainda permitiu que a comunidade contemplasse materiais alusivos à 2ª Guerra Mundial entre fardamentos, equipamentos, armamentos, registros fotográficos e documentos, sendo alguns deles peças do Museu da Polícia Militar do Paraná. Além disso, a contação de histórias conduziu o público presente numa viagem no tempo, apresentando detalhes de passagens marcantes do período em que os voluntários estiveram em solo estrangeiro.

Leia mais:  Capitães da PMPR concluem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

O Capitão Rodrigo Mariano de Brito, Chefe do Museu da PMPR, narrou alguns episódios importantes da história da instituição e que, curiosamente, fazem parte de sua história familiar. O oficial é sobrinho-neto do veterano da FEB Modesto Mariano de Brito (in memoriam). Natural de Rio Branco do Sul-PR, o veterano da FEB embarcou para a Europa em 22 de novembro de 1944. Após atuar no Batalhão da Saúde como Padioleiro, na remoção e transporte de feridos no campo de batalha, regressou ao solo brasileiro em 20 de setembro de 1945, sendo condecorado com a Medalha de Campanha. Após integrar a Força Expedicionária, o veterano Modesto Mariano de Brito integrou as fileiras da PMPR, encerrando sua carreira na instituição como Sargento.

Segundo o Capitão Brito, seu tio-avô, ainda em vida, lhe contou um episódio emocionante de sua trajetória. Segundo o relato, a maioria das tropas aliadas descartava os restos de alimentação não consumidos pela tropa. Todavia, os Expedicionários Brasileiros eram os únicos que compartilhavam sua alimentação, principalmente, com mulheres e crianças que enfrentavam a fome, em meio ao rigoroso período de inverno que permeou o conflito de Montese. Ainda segundo o relato do veterano Modesto, duas dessas crianças teriam o reconhecido décadas depois do fim da guerra, em uma visita que Modesto realizou à Itália, relatando que o alimento fornecido por Modesto teria garantido a sobrevivência dos dois irmãos. “Uma passagem emocionante”, finalizou o Capitão.

Leia mais:  PCPR prende suspeito de duplo homicídio ocorrido em Santa Helena

O Presidente da Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, Major João Carlos Toledo Junior, expressou a importância do evento para a história dos veteranos e da instituição. “O objetivo principal é esse resgate e divulgação. É exaltar a trajetória dos bravos policiais militares que voluntariamente, se desligaram da corporação e foram lutar, integrar as forças aliadas. Da mesma forma, valorizamos os 54 veteranos da FEB que voltaram da segunda grande guerra e ingressaram na corporação”, explicou o Major.

A Polícia Militar do Paraná agradece a expressiva participação da comunidade no evento e reforça seu compromisso com a valorização e o resgate histórico daqueles que, mesmo diante das adversidades, honraram seu compromisso com a pátria e com a liberdade. A exposição sobre a participação dos militares estaduais na 2ª Guerra Mundial celebrou a coragem e o sacrifício desses heróis, além de reiterar a importância da preservação dos valores que eles representam. Que a história desses homens e mulheres inspire as futuras gerações a seguir seus passos, defendendo os ideais de justiça, liberdade e paz que eles tão bravamente defenderam.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

Comentários Facebook

Polícial

PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

Published

on

PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.

A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.

A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.

Leia mais:  Polícia Militar apreende drogas, arma e munições em Umuarama

“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.

A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.

 

GALERIA DE IMAGENS

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262