Região Oeste
Polícia Federal apreende mais de 12 mil pares de tênis em Foz do Iguaçu

Policiais Federais apreenderam mais de 12 mil pares de tênis em uma loja de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A suspeita é que os produtos sejam falsificados.
O flagrante foi feito na tarde de quarta-feira (3), depois de investigações que levaram os policiais até o estabelecimento, que fica na Vila Portes, próximo à Ponte da Amizade.
Segundo a polícia, chamou a atenção a grande quantidade de argentinos e paraguaios que estavam comprando os calçados em Foz do Iguaçu e levando para os dois países vizinhos.
Durante a apreensão, o dono da loja apresentou notas fiscais de apenas 100 pares. Ele foi autuado e encaminhado para a delegacia da PF para dar explicações.
Cada par tênis era vendido por R$ 35, valor bem abaixo do cobrado por calçados das mesmas marcas.
Os produtos foram levados para a Alfândega da Receita Federal, onde passarão por uma análise que deve apontar se são originais ou falsificados. A PF também deve apurar a origem dos calçados.
Se a irregularidade for comprovada, o dono da loja deve responder por comércio de produtos falsificados e violação de direito autoral. A pena pode variar de dois a quatro anos de prisão.

Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu

.

Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.