Connect with us


Cidades

Pinhais tem quase 100% de suas ruas asfaltadas

Publicado em

Ascom/Pinhais

Quando o assunto é pavimentação, um ponto diferencia Pinhais: a quantidade de ruas que possuem asfalto ou antipó, que é de 94,7%, o equivalente a 390,22 km. A cidade possui uma extensão total de vias de 412,07 km. Não possui pavimentação apenas 5,3% das ruas, o que corresponde a 21,85 km, que são as vias localizadas no bairro Parque das Nascentes, região preservada para manter as características naturais que tem importante papel ambiental.

Desde o ano de 2017, Pinhais ganhou mais 24 km de ruas asfaltadas e para este ano novas vias estão programadas para receber o serviço de pavimentação.

Atualmente, a rua Manacá, no bairro Rosi Galvão, recebe obras que estão em fase final de conclusão, faltando apenas a implantação da base asfáltica. Outras vias que vão receber o serviço são as do Weissópolis: Rio Tibagi, Rio Tapajós e Rio Japurá. Estão previstos para este ano o alargamento da rua Vereador Antônio Romeu Simoni, do bairro Jardim Amélia, e a duplicação da Avenida Maringá, no trecho entre as ruas Jandaia do Sul e Pérola.

Leia mais:  Justiça Eleitoral faz mutirão de cadastramento biométrico neste fim de semana

Os dados da Secretaria Municipal de Obras indicam que nos últimos anos, período de 2017 a 2019, cerca de 84 ruas foram asfaltadas em todos os bairros do município. Ainda foram executados nestas vias os trabalhos de drenagem, base, meio fio, abertura de via ou fresagem.

O fato de o município ser praticamente todo pavimentado é algo raro entre as cidades do país, menciona a engenheira civil Paula Soares, do Departamento de Infraestrutura, da Secretaria de Obras. Na opinião dela, a situação se deve a um conjunto de ações. “Pinhais tem a vantagem de ser uma cidade pequena e ter uma usina de asfalto, o que não é comum em muitas cidades. Além disso, há uma equipe qualificada que contribui para ser realizado um serviço com um padrão de qualidade e gerar economia de recursos aos cofres públicos” afirma.

Outro importante fator é a Secretaria de Obras Públicas dispor de uma relação completa de equipamentos para a execução dos trabalhos: patrola, acabadora, retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, rolo compactador e caminhões para transporte.

Leia mais:  Trabalhadores do comércio de Umuarama recebem 4% de reajuste relativo a 2018/19

Com toda esta grande estrutura, há condições de realizar um serviço de qualidade. Um bom exemplo, além do asfalto, é o antipó produzido com óleo de xisto. O material tem uma penetração melhor e maior durabilidade se comparando com outros usados.

A qualidade da pavimentação é reconhecida pelos moradores e até por equipes de algumas cidades paranaenses que vieram conhecer o trabalho desenvolvido. “Quando terminamos a execução do asfalto o munícipe vê a obra pronta e elogia. Escutamos muito que o serviço de asfalto de Pinhais é um dos melhores. Até em reuniões em outros municípios, o assunto é comentado. Por isso, recebemos visitas de cidades da Região Metropolitana, e até do norte do Paraná, como Tibagi e Campo Mourão, que vieram conhecer o trabalho que fazemos em Pinhais”, finaliza Paula.

Calçadas

Com quase 100% do município pavimentado, agora Pinhais promove um amplo programa de calçadas. Nos dois últimos anos foram 40 mil m² construídos e até o final de 2019 serão mais 46 mil m² em diferentes pontos da cidade.

Comentários Facebook

Araucária

Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Published

on

Bombeiros fazem buscas por vítimas de afogamento na Represa do Passaúna (Foto: João Firgério)

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas

 

Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.

As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.

Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.

Comentários Facebook
Leia mais:  Ressaca do mar atinge comércio e casas em Matinhos, no Paraná
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262