Região Metropolitana
Pinhais abre as inscrições para o Concurso Miss e Mister Melhor Idade 2019

As inscrições para o concurso Miss e Mister Melhor Idade 2019 de Pinhais estão abertas e vão até o dia 17 de julho. Para participar do evento, o interessado deve ter 60 anos ou mais, morar no município e realizar a inscrição em um dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O concurso é organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, e acontece no dia 18 de outubro, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação).
Além das exigências mencionadas, o evento utiliza como critérios de seleção: não ter participado de edições anteriores do concurso e ser participante (ou ter participado) de grupos de convivências e ou inseridos em serviços, programas, projetos e políticas sociais do município.
O Miss e Mister Melhor Idade tem o objetivo de promover a integração, descontração e a inclusão de pessoas idosas nas atividades sociais e culturais do município.
O candidato interessado em se inscrever deve se dirigir até o CRAS mais próximo de sua casa ou no Centro de Convivência do Idoso (CCI), portando os seguintes documentos pessoais: documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade, entre outros); comprovante de residência atualizado (90 dias) em nome do inscrito (talão de luz, água, telefone, IPTU) ou Contrato de Locação reconhecido em Cartório (dentro da vigência); dados de referência pessoal, familiar e comunitária.
CRAS Leste
Endereço: Rua Leila Diniz, nº 361 – Vila Maria Antonieta
Telefones: 3912-5223 – 3912-5544
CRAS Norte
Endereço: Rua Nilo Peçanha, nº 502 – Jardim Amélia
Telefone: 3912-5627 – 3912-5661
CRAS Sul
Endereço: Rua Rio Trombetas esq. com Rua Rio Tocantins, 828 – Weissópolis
Telefone: 3912-5613 – 3912-5663
CRAS Oeste
Endereço: Rua Antônio Taborda Ribas, 116 – Atuba
Telefone: 3912-5628 – 3912-5662
Centro de Convivência do Idoso
Rua Guilherme Weiss, nº450 – Estância Pinhais
Telefone: 3912-5674 – 3912-5675

Região Metropolitana
TC recomenda a Ponta Grossa adotar 28 medidas sobre mobilidade urbana

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) homologou a emissão de 28 recomendações à Prefeitura de Ponta Grossa. As medidas, cujo prazo para implementação varia de um a 36 meses, têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana na principal cidade da Região dos Campos Gerais.
Elas foram indicadas pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, após esta realizar fiscalização sobre o assunto junto ao ente público. A atividade estava prevista no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 do Tribunal.
De acordo com o relatório apresentado, seu objetivo foi “avaliar o planejamento e a implementação das políticas municipais de mobilidade urbana quanto a seu alinhamento aos princípios e diretrizes estabelecidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana, sobretudo no que diz respeito à priorização dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado”.
Decisão
Como resultado da auditoria feita pela CAUD, foram apontadas oito oportunidades de melhoria relativas ao tema no município, em relação às quais foi feita a indicação de 28 recomendações. Todas elas estão detalhadas no quadro abaixo.
O processo de Homologação de Recomendações foi relatado pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, que corroborou todas as indicações feitas pela CAUD. Os demais membros do órgão colegiado da Corte acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 4/2023, concluída em 16 de março. Cabe recurso contra o Acórdão nº 429/23 – Tribunal Pleno, publicado no dia 22 de março, na edição nº 2.945 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).
Resolução
A partir da vigência da Resolução nº 73/2019 do TCE-PR, todos os procedimentos resultantes de trabalhos fiscalizatórios realizados pelo Tribunal têm como ponto de partida a elaboração, pela unidade técnica responsável, de um Relatório de Fiscalização. Caso este apresente apenas sugestões de medidas para sanar impropriedades encontradas na gestão da entidade pública em questão, é instaurado processo de Homologação de Recomendações.
A medida tem como objetivo dar maior rapidez à implementação dessas iniciativas, indicadas apenas nos casos em que não são encontradas irregularidades de maior gravidade, que demandem a emissão de determinações ou a aplicação de sanções – situações ainda contempladas pelos processos de Representação e Tomada de Contas Extraordinária.