Connect with us


Paraná

Piana visita o Estádio Germano Krüger, casa do bicampeão paranaense Operário

Publicado em

O Estádio Germano Krüger, casa do atual bicampeão paranaense Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, recebeu a visita do governador em exercício Darci Piana na tarde da última segunda-feira (16). O local, que completa 85 anos de tradição em 2026, é a casa de uma torcida apaixonada e de uma história importante para o futebol paranaense. Além dos títulos estaduais de 2025 e 2026, o clube venceu também o Paranaense de 2015.

Piana, que também tem parte da sua vida ligada ao futebol paranaense, tendo sido presidente do Paraná Clube entre 1992 e 1993, foi recebido pela diretoria do clube pontagrossense e conheceu as instalações do estádio.

“O Operário é um símbolo do futebol paranaense e da força do esporte no interior do Estado. Visitar o Germano Krüger é reencontrar uma parte importante da nossa história esportiva e ver de perto a paixão da torcida e o trabalho que o clube desenvolve”, afirmou o governador em exercício.

De fato, a história do futebol paranaense tem como berço os Campos Gerais. Foi em Ponta Grossa, em 1909, que aconteceu o primeiro jogo oficial de futebol do Estado, quando o Foot-Ball Clube Ponta-grossense venceu o Clube Teuto-Brasileiro , de Curitiba, por 1 a 0.

Leia mais:  Justiça condena ex-prefeito de Quarto Centenário e mais três réus denunciados pelo MPPR por envolvimento em dispensa ilegal de licitação

Já o Fantasma, apelido que o Operário ganhou por causar temor nos adversários da Capital e que até hoje acompanha o clube, foi fundado em 1912, mas o atual estádio só começou a sair do papel na década de 1930, idealizado por um dos grandes nomes do setor ferroviário do Paraná, Germano Krüger.

Na época da inauguração oficial, no entanto, o espaço recebeu o nome de Vila Oficinas do Operário Ferroviário e só veio a homenagear Krüger, que foi presidente do clube por três vezes, na década de 1960.

PARANAENSE 2026 O feito inédito do bicampeonato consecutivo no Campeonato Paranaense veio na emoção, com direito a pênaltis e vitória por 4 a 3 sobre o Londrina, no último dia 7 de março. O campeonato recebeu o apoio do Governo do Paraná, por meio da Sanepar e da Fomento Paraná, além de ser transmitido pela TV Paraná Turismo pelo terceiro ano consecutivo.

Leia mais:  Após queda de barreira, PR-412 em Guaratuba está bloqueada; ferry boat segue operando

Agora, o time pontagrossense está focado na Copa do Brasil, onde segue no campeonato depois de ganhar duas partidas. O próximo jogo está marcado para esta quarta-feira (17), a partir das 21h30, repetindo a final do paranaense contra o Londrina.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Estado e Sebrae/PR celebram acordo para fortalecer o artesanato do Paraná

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Justiça condena ex-prefeito de Quarto Centenário e mais três réus denunciados pelo MPPR por envolvimento em dispensa ilegal de licitação

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262