Região Oeste
PF prende 10 pessoas, em Guaíra, em operação contra organização criminosa suspeita de contrabando
A Polícia Federal (PF) prendeu dez pessoas em Guaíra, no oeste do Paraná, em uma operação contra uma organização criminosa suspeita de contrabando. A ação, batizada de Integrum, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27).
Ao todo, são 11 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado. Porém, até a última atualização desta reportagem, um alvo ainda não tinha sido localizado.
Havia também oito mandados de busca e apreensão. Todos foram cumpridos, com a apreensão de armas e dinheiro.
De acordo com a PF, a quadrilha trazia produtos do Paraguai – principalmente cigarros e eletrônicos – para o Brasil. O grupo criminoso fazia a importação ilegal, segundo a PF, por transporte fluvial.
Cerca de 40 policiais federais foram às ruas para cumprir as ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal de Guaíra.
Os investigados devem responder por crimes como contrabando, descaminho, corrupção de menores e organização criminosa.
A investigação
A investigação começou depois de uma ação da Polícia Federal que resultou na prisão, em flagrante, de sete pessoas descarregando cigarros estrangeiros de barcos atracados em um porto clandestino perto do Núcleo de Polícia Marítima da PF em Guaíra.
A PF explicou que a operação recebeu o nome de Integrum por referência à reintegração da área utilizada pela quadrilha como porto e base da organização criminosa. Conforme a PF, a área ocupada ilegalmente pertence à Prefeitura de Guaíra.
Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu
.
Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.
-
Norte do Estado6 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba3 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Curitiba3 dias ago
Michelle Bolsonaro vai receber o título de cidadã honorária de Curitiba
-
Noroeste2 dias ago
Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste
-
Curitiba2 dias ago
Em parceria com banco alemão, Curitiba vai comprar ônibus elétricos e construir eletroterminais
-
Curitiba2 dias ago
Caminhão tomba e interdita BR-376, na Grande Curitiba; maquinário quebra e atrasa liberação da pista
-
Política Paraná4 dias ago
Campo Magro declara estado de calamidade financeira