Brasil
Pescadores profissionais têm até 31 de dezembro para enviar o REAP
Pescadores e pescadoras de todo o país têm até 31 de dezembro para enviar o Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) referente aos anos de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. A entrega é feita por meio da plataforma PesqBrasil, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
O REAP é uma forma de comprovar o exercício do trabalho. Também contribui para manter a Licença de Pesca ativa no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), requisito para o seguro-defeso.
Como preencher o REAP?
– Entre no portal oficial do PesqBrasil – RGP Pescador Profissional e clique em entrar com a sua conta gov.br.
– Informe o que realmente pescou e comercializou, com atenção e sem deixar informações de fora.
– Confira as espécies e o local da pesca antes de enviar o relatório.
– Preencha o REAP todos os meses em que pescou e comercializou. Se não tiver pescado, informe essa situação no relatório.
A regularização é fundamental para manter o acesso às políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro.
Ana Célia Costa
Ministério da Pesca e Aquicultura
Brasil
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: um convite à pré-história no norte de MG
Com 27 anos de existência como área de proteção ambiental, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais (MG), abriga uma região que revela histórias milenares. Hoje, com cerca de 200 cavernas catalogadas e mais de 80 sítios arqueológicos, a Unidade de Conservação está inscrita na lista do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco.
Para entender o caminho que levou a esse reconhecimento de dimensão internacional, é preciso conhecer as memórias ancestrais da região. Sob proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 1999, a origem do nome “Peruaçu” faz referência histórica a povos indígenas xacriabás, ao cânion e às grandes cavernas formadas na rocha calcária em que está localizado o Vale.
As trilhas, veredas, rios e matas compõem o cenário de mais de 56 mil hectares, que passa pelos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, somando mais de duas mil espécies de animais e plantas. Todo esse conjunto ambiental é referência, no Brasil, para estudos sobre a pré-história, com passagens que revelam vestígios que remontam a pelo menos 12 mil anos.
Caminhos ancestrais
As paisagens do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu atravessam biomas como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. Percorrer o caminho ancestral da região é conhecer as cavernas, as grutas, os cânions e as artes rupestres que emolduram o local. Entre os destaques, está a Gruta do Janelão, uma grandiosa caverna a céu aberto, que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu.
Com cerca de 4,8 km, o passeio envolve monumentos geológicos e paredões com pinturas rupestres. Outras opções de visitas são arcos e lapas que reúnem vivências regionais, observação das paisagens e contato com diversos sítios.
Os níveis de acesso e dificuldade variam, sendo necessária a presença de guias e condutores do ICMBio durante os trajetos. Para agendar visitas, entre em contato com o Instituto pelo e-mail [email protected]
Quando visitar
Com a presença de guias credenciados, é possível visitar o parque durante todo o ano. Ao todo, há duas estações bem definidas: entre novembro e abril é a época em que caem as chuvas. Entre maio e outubro, vem a época da seca.
De acordo com o ICMBio, as visitações podem ocorrer sempre de terça a domingo, das 8h às 18h, sendo a entrada aos atrativos turísticos permitida até as 14h.
Além das trilhas, o espaço também oferece projetos especiais como exposição permanente, vivências 3D e até seminários, tudo aos cuidados do ICMBio.
Como chegar
Localizada no km 155 da BR-135, na comunidade do Fabião I, a sede do parque fica a 45 km de Januária, podendo ser acessada por carro ou ônibus.
O aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há voos regulares partindo do Aeroporto de Confins para Montes Claros. A partir de lá, é possível ir de ônibus de linha até Januária ou Itacarambi.
De ônibus, é possível chegar a Januária ou Itacarambi, vindo de Brasília, Belo Horizonte ou Montes Claros.
De carro, a sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, às margens do km 155 da BR-135. Partindo de Januária, são 45 quilômetros.
Para mais informações sobre passeios, dicas e contratação de guias credenciados, acesse este link
Por Rafael Daher
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Agro5 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Política Nacional7 dias agoSessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
-
Brasil7 dias agoInaep aprova guia para orientar uso de inteligência artificial em estudos científicos
-
Agro5 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
-
Política Nacional7 dias agoPoder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
-
Brasil7 dias agoPresidente Lula assina Medida Provisória que proíbe as bets no Brasil
-
Esportes5 dias agoCRB goleia o Cuiabá por 3 a 0 e entra na briga direta pelo G6 da Série B
-
Brasil7 dias agoPopulação do Rio de Janeiro (RJ) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
