Connect with us


Paraná

Perguntas da semana tratam de matrículas escolares

Publicado em

O MP Responde esclarece nesta edição dúvidas relacionadas ao processo de matrículas escolares no ensino básico, que começaram neste mês na maioria das escolas das redes pública e particular em todo o estado. As perguntas são respondidas pelo promotor de Justiça Felipe Lyra da Cunha, do Ministério Público do Paraná. Confira:

– No caso da rede pública, é verdade que irmãos têm o direito de serem matriculados na mesma escola?

– A escola mais perto da minha casa alega não ter vagas e ofereceram matrícula em outra, mais longe. Meus filhos têm direito a transporte escolar gratuito?

Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração, nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou o telefone (41) 3250-4469.

Leia mais:  Governo destina mais de R$ 30 milhões para novas obras urbanas em 14 municípios

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts.

Edições anteriores:

– É possível noticiar um caso de violência doméstica mesmo depois de já ter me separado do agressor?

– O que a vítima de violência doméstica deve fazer para registrar o caso às autoridades? É preciso apresentar prova dos abusos?

– O que caracteriza o crime de estupro e quais as penas cabíveis?

– Qual a primeira conduta que uma pessoa deve adotar caso seja vítima de um estupro?

– É verdade que tem uma nova lei sobre guarda de filhos em caso de violência doméstica?

– O Ministério Público precisa ser ouvido nos casos de suspeita de violência doméstica ou familiar quando há crianças envolvidas?

Todas as edições

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba

Published

on

Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma. 

Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.

Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.

Leia mais:  BOs, carteiras de identidades, orientações: PCPR leva serviços à população de Cascavel

No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.

Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.

PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.

Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.

Leia mais:  MPPR denuncia por tentativa de homicídio qualificado homem que esfaqueou a ex-mulher e o filho dela em casa, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262