Paraná
Pequenas e médias empresas também poderão migrar para o mercado livre de energia
Em menos de dois meses, a partir de janeiro de 2024, pequenas e médias empresas que contratam energia em alta tensão, e que portanto fazem parte do chamado grupo A, poderão migrar para o mercado livre de energia e economizar até 35% na conta de luz. O ambiente de contratação livre, como também é conhecido, é uma modalidade de compra em que os clientes negociam energia elétrica e têm liberdade para discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento.
Atualmente, somente consumidores com demanda de no mínimo 500 kW (quilowatts) podem participar do mercado livre. A partir de janeiro de 2024 a regra muda e todos os clientes do grupo A, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre. Essa ampliação vai beneficiar diretamente pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.
QUEM PODE MIGRAR – Com a expansão do mercado livre, a partir do próximo ano 12.800 unidades consumidoras do Paraná que atualmente são atendidas no mercado cativo, pela distribuidora – modalidade mais comum, na qual estão a maioria dos clientes – terão a opção de migrar para o mercado livre de energia.
“De um modo didático, podemos dizer que os clientes que possuem, em média, uma conta mensal de R$ 5 mil ou mais poderão migrar para o mercado livre. Não é um número exato, mas para quem está neste nivel de consumo e é atendido pelo grupo A, vale a pena verificar se poderá migrar”, explica Antônio Proença, especialista em comercialização de energia da Copel.
PREVISIBILIDADE E ECONOMIA – No ambiente livre os consumidores escolhem de quem vão comprar energia, o que o torna mais diversificado e competitivo e leva a uma redução de preços e a um aumento na eficiência das comercializadoras, que vendem energia aos consumidores. “A principal vantagem é que os consumidores podem economizar até 35% na conta de energia”, ressalta Proença.
Além disso, os preços são pré-definidos em contrato, o que permite que os consumidores possam planejar seus gastos com energia e se proteger de oscilações no custo da energia, reajustes do mercado cativo e mudanças das bandeiras tarifárias.
Para saber mais sobre como migrar para o mercado livre de energia clique aqui.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Educação7 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Polícial7 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Esportes7 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Esportes7 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
-
Esportes7 dias agoPalmeiras supera expulsão, drama do VAR e consolidar liderança no Brasileirão
-
Paraná5 dias agoMPPR lança segunda fase de operação contra loteamentos irregulares em Ibiporã, com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Londrina
