Polícial
PCPR utiliza drone e prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática do crime de tráfico de drogas no bairro Portela, em Guaratuba, no Litoral do Estado. A captura ocorreu na noite desta terça-feira (7), durante ações do Verão Maior Paraná.
A prisão foi resultado de diligências após monitoramento com uma viatura descaracterizada, que identificou o suspeito comercializando entorpecentes para pedestres e ciclistas na região. A ação contou com o apoio estratégico de um drone, que possibilitou o acompanhamento da dinâmica do crime e a localização do ponto onde a droga era escondida.
Durante a abordagem, foram apreendidos aproximadamente 43,4 gramas de crack, 5,7 gramas de cocaína e R$ 857,70 em dinheiro trocado. O indivíduo confessou a prática do crime no momento da prisão.
O homem foi encaminhado à unidade policial de Guaratuba para os procedimentos de polícia judiciária e permanece à disposição da Justiça.
DENÚNCIAS – A população pode colaborar com as investigações de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.
Em situações de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: PJC PR
Polícial
PCPR prende 27 suspeitos por esquema de produção e distribuição de drogas para diversos estados
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 27 pessoas durante uma operação deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (24) para desarticular uma organização que utilizava cidades paranaenses como base para o tráfico interestadual e que estava envolvida na produção, compra, armazenamento e transporte de drogas. A operação mobilizou mais de 200 policiais e aconteceu em 17 cidades de quatro estados.
A ofensiva contou com apoio das polícias Militar (PMPR) e Penal do Paraná (PPPR), que atuaram com cães de faro, e das polícias civis de São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão. As ordens foram executadas nas cidades de Loanda, Nova Londrina, Querência do Norte, Icaraíma, Cruzeiro do Oeste, Porto São José, Londrina e Pato Bragado (PR); São Paulo, Mogi Mirim e Botucatu (SP); Ceará-Mirim e Mossoró (RN); Coronel Sapucaia, Tacuru, Navirai e Itaquirai (MS).
No Mato Grosso do Sul, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas. Além de entorpecentes, os policiais apreenderam cerca de R$ 30 mil e ₲$ 10 mil (Guaranis paraguaios) em espécie em dois endereços.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias de investigados apontados como integrantes dos núcleos de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro da organização criminosa. A medida tem como objetivo interromper o fluxo financeiro, impedir a movimentação de valores provenientes das atividades ilícitas e descapitalizar a organização criminosa.
As investigações tiveram início há cerca de três anos, após uma apreensão realizada pela PCPR em conjunto com a Receita Federal. Na ocasião, aproximadamente 1,1 tonelada de entorpecentes foi localizada em uma transportadora da cidade de Maringá.
“A partir da análise do material apreendido e da identificação dos responsáveis pelo carregamento, os policiais chegaram a um grupo criminoso com atuação em Loanda. A primeira fase da operação resultou na identificação de cinco integrantes da organização. Posteriormente, foram descobertos novos envolvidos, culminando na segunda fase da investigação”, detalha o delegado da PCPR Leandro Munin.
Com o aprofundamento das diligências e a análise de novos elementos probatórios, verificou-se a existência de uma complexa estrutura criminosa responsável por coordenar a produção, transporte, armazenamento, distribuição e movimentação financeira dos recursos oriundos do tráfico de drogas para diversas regiões do país.
COMPRA E DISTRIBUIÇÃO – Segundo as investigações, a organização mantinha fornecedores e áreas de produção de entorpecentes no Mato Grosso do Sul, responsáveis pelo abastecimento da rede criminosa. Também foram identificados indivíduos encarregados da preparação de veículos com compartimentos ocultos utilizados para o transporte da droga.
A investigação revelou ainda a participação de pessoas responsáveis pela travessia dos entorpecentes para o solo paranaense por meio do Rio Paraná, especialmente na região de Icaraíma. Após a travessia, os carregamentos eram armazenados em entrepostos localizados principalmente nas cidades de Icaraíma e Loanda, de onde seguiam para diversos estados brasileiros.
Além dos responsáveis pela logística regional, foram identificados integrantes encarregados da distribuição local e da coordenação do envio dos entorpecentes para outras unidades da federação, utilizando caminhões, veículos de passeio e até linhas regulares de ônibus.
“Em São Paulo, verificamos integrantes ligados a uma organização criminosa de atuação nacional e envolvidos no fornecimento de drogas. No Rio Grande do Norte estavam os responsáveis pela redistribuição dos entorpecentes na região Nordeste”, complementa o delegado.
NÚCLEO FINANCEIRO – A PCPR apurou ainda que o grupo mantinha um núcleo financeiro responsável pela movimentação e ocultação dos valores provenientes do tráfico.
Determinados membros do grupo integravam um esquema de lavagem de dinheiro disponibilizando contas bancárias para o trânsito de recursos ilícitos. Segundo apurado, essas contas eram utilizadas para o recebimento de valores oriundos da comercialização de entorpecentes e para a realização de pagamentos a fornecedores de drogas e demais integrantes da estrutura criminosa.
Além disso, interpostas pessoas e empresas desempenhariam papel fundamental na movimentação financeira da organização, viabilizando o recebimento de valores provenientes da comercialização de entorpecentes e o pagamento de fornecedores, contribuindo para a lavagem dos ativos criminosos.
Com a conclusão da operação, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Fonte: PJC PR
-
Paraná5 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Política Nacional7 dias agoCDH aprova vagas de aprendizagem para jovens em acolhimento
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes7 dias agoPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoDefensoras Populares chega ao Espírito Santo e amplia acesso à Justiça para mulheres
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
