Polícial
PCPR na Comunidade atende mais de 2 mil pessoas em Jaguariaíva
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 2 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, nos dias 30 de agosto a 2 de setembro. O evento aconteceu em parceria com o programa Justiça dos Bairros, do Tribunal de Justiça do Paraná.
Durante o evento, os policiais civis realizaram registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, pesquisa de percepção de criminalidade e orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
O coordenador do programa, João Mário Goes, conta que o PCPR na comunidade levou mais segurança e cidadania à população de Jaguariaíva.
“Foram atendidas mais de 2 mil pessoas pela Polícia Civil, com orientações para adultos e crianças, e apresentação também da parte de perícia papiloscópica. Para se ter uma ideia foram confeccionadas 785 carteiras de identidade, um número bastante expressivo e dessa forma moderna e humanizada da Polícia Civil levar os seus serviços à população que mais precisa”, afirma.
A PCPR também esteve no local com exposição de perícia papiloscópica que visa mostrar a atuação dos policiais civis e atividades lúdicas com as crianças. Na ação, ainda foram confeccionadas 785 carteiras de identidade.
A advogada Gabriela Sufi Escarpante conta que, além das informações e da população local conhecer o trabalho da PCPR, eventos como este são importantes para aproximação da Polícia Civil com a sociedade.
“Eu acho que essa proximidade da polícia com as crianças, além de trazer a informação do trabalho, como é feito, o que faz, desperta a curiosidade das crianças, faz com que tirem dúvidas, mostra que a polícia é amiga da população e pode despertar o interesse de amanhã ou depois ser policial também”, conclui.
O vigilante Lucas de Oliveira levou os filhos para confeccionar o primeiro documento de identidade. Ele comenta que a iniciativa trouxe cidadania e informação, principalmente para a filha que tem o desejo de se tornar policial civil.
“Dois pontos foram excelentes para nós, o primeiro foi para as identidades das crianças, pois estão na idade e é essencial a identificação. Em segundo, minha filha quer ser papiloscopista, mais para frente vai prestar concurso, então queria saber mais informações e os policiais deram uma orientação melhor sobre como funciona o serviço”, afirma Oliveira.
ATENDIMENTO VOLANTE- Durante a ação, os policiais civis ainda realizaram um atendimento volante para a confecção do documento de identidade. O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, já que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.
Na quinta-feira (31), no município de Japira, o documento foi ofertado a uma adolescente de 18 anos. A mãe da jovem, Sandra Mônica da Silva, conta que o documento irá auxiliar na facilidade de apresentar os documentos nos hospitais, já que a menina faz tratamentos de saúde.
“Ela utiliza ventilador e aparelhos e temos que carregar tudo, então o documento vai facilitar muito na chegada nos hospitais. Os policiais virem aqui atender ela, nossa, é uma bênção, nos ajuda bastante”, afirma Silva.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
A prefeita do município, Alcione Lemos, parabenizou todas as equipes envolvidas no evento. Lemos afirmou que é uma ação que faz com que as pessoas que necessitam de um trabalho de imediato aconteçam.
“O cidadão que está na ponta elogiou o serviço, tivemos vários depoimentos aqui, então isso é muito bacana. Então, parabéns a todos por ter conseguido fazer com que esse trabalho humano chegue mais perto das pessoas, dos cidadãos jaguariaivenses”, conclui.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para [email protected]. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).
JUSTIÇA NOS BAIRROS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Justiça nos Bairros esteve no local oferecendo serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.
Fonte: PJC PR

Polícial
PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.
A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.
Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.
A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.
“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.
A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.