Connect with us


Paraná

PCPR celebra 172 anos com cerimônia de entrega de medalhas a policiais civis

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemorou nesta quarta-feira (1º) os seus 172 anos. A solenidade foi realizada no Canal da Música, em Curitiba, e teve como tema central o lema “Cuidando de vidas, fortalecendo a comunidade”. O evento relembrou a história da corporação e foi marcado por homenagens aos policiais que atuam ou que já atuaram na instituição.

Criada em 28 de setembro de 1853 por decreto imperial de Dom Pedro II, a PCPR constrói, desde então, uma trajetória voltada à proteção da sociedade, à busca da justiça e à promoção da cidadania. A instituição é responsável por realizar as investigações criminais e produzir inquéritos que são levados até a Justiça. Além disso, atua no Instituto de Identificação e em atendimento às demandas comunitárias. É formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados.

Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou a importância de cada policial civil para a construção da história da PCPR. “Manifesto o meu mais profundo respeito a todos os policiais que compõem a nossa instituição. Cada investigação concluída, cada operação deflagrada, cada vítima amparada conta a história de um esforço contínuo e silencioso de nossos policiais”, disse.

Leia mais:  Obra de R$ 231 milhões: DER publica resultado final da pista de concreto entre Manoel Ribas e Pitanga

Desde a sua criação, a PCPR vivenciou transformações profundas. Nos últimos anos, delegacias foram remodeladas e passaram a oferecer atendimento mais humanizado. Além disso, recebeu investimentos do Governo do Estado em tecnologias de ponta, renovação de viaturas e ampliação dos quadros – durante toda a gestão do governador Ratinho Junior, iniciada em 2019, foram incorporados 1.624 novos policiais civis, sendo 1.217 agentes de polícia judiciária, 285 delegados e 122 papiloscopistas.

O reconhecimento da sociedade acompanha esses avanços. Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Atlas em parceria com a Bloomberg, divulgada em agosto deste ano, apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil, à frente de órgãos públicos e privados de todos os setores.

HOMENAGENS – Durante a cerimônia desta quarta-feira foram homenageados 17 policiais civis que se dedicaram às ações cívico-sociais do programa PCPR na Comunidade. Eles representam a dedicação, o esforço e o compromisso da instituição no atendimento humanizado e prestação de serviços ao cidadão.

Leia mais:  PMPR participou de projeto-piloto com pessoas em situação de rua em Curitiba

Além deles, 192 servidores foram condecorados com a medalha de Serviço Policial. A insígnia foi entregue aos policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira, a fim de reconhecer a dedicação, a eficiência e os relevantes serviços prestados em prol da Polícia Civil do Paraná e da Segurança Pública. 

Conforme o Decreto 5.545/2020, as medalhas são concedidas aos servidores em solenidade oficial. Para receber a homenagem, é necessário não estar respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou processo criminal, além de ter o tempo exigido de efetivo serviço policial correspondente à categoria.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba

Published

on

Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma. 

Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.

Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.

Leia mais:  PMPR participou de projeto-piloto com pessoas em situação de rua em Curitiba

No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.

Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.

PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.

Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.

Leia mais:  Paraná chama atenção no Canadá com produtos tradicionais sustentáveis

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262