Paraná
Paranaguá registra recorde diário de embarque de milho
O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá embarcou na terça-feira (25) 57.193 toneladas de milho em um único berço de atracação. Foram mais de 2,3 mil toneladas de grão por hora. O volume supera a marca anterior, registrada em 8 de dezembro de 2015, quando foram 51,6 mil toneladas em um único dia.
Segundo o presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o desempenho comprova que os portos paranaenses estão preparados para exportar a safra recorde de milho brasileira. “Nosso modelo do Corredor de Exportação, as regras de operação para priorizar o produto, a capacidade dos nossos equipamentos e a produtividade dos operadores portuários são diferenciais”, diz.
O berço 213, o espaço no cais em que o navio atraca para receber a carga, conta com dois equipamentos carregadores (shiploaders) e tem regras especiais para operação, com prioridade para os exportadores que tenham carga disponível e condições para o embarque em 36 horas.
“Atracação prioritária significa entrar antes que os demais navios para operar naquele espaço. Para isso, é preciso ter capacidade técnica e operacional que garantam que o navio será carregado dentro do tempo estimado”, afirma o diretor operacional Luiz Teixeira.
Segundo ele, caso não cumpram o prazo, a pena para os operadores é ter que desatracar o navio imediatamente e assumir custos extras com novas atracação e desatracação e com a estadia do navio. “Além disso, nesta segunda vez, não terão prioridade”, diz Teixeira.
No caso da operação recorde, o plano de carga era de 61.408 toneladas e o carregamento deveria estar concluída em, no máximo, 34 horas. A operação foi realizada em menos de 29 horas. Os operadores foram a Cargill, Centro Sul e Louis Deyfus. O navio carregado com o milho foi o Puppis Ocean que partiu com destino a Shibushi, no Japão.
MILHO – O Porto de Paranaguá é um dos principais pontos de saída do milho brasileiro. Nesta quinta-feira (27), um navio carrega 63,7 mil toneladas. Ainda para esta semana, outros dois navios estão programados para atracar e carregar 136.550 toneladas do grão.
No pré-agendamento, sete embarcações devem carregar 424.450 toneladas do produto e mais cinco já foram anunciados para chegar e carregar 292 mil toneladas, entre os dias 29 de junho e 10 de julho.
Nos últimos dez dias (de 15 a 25 de junho), sete navios carregaram um total de quase 381,2 mil toneladas do grão.
PREVISÃO – De acordo com os responsáveis pela Divisão de Silos dos Portos do Paraná, as expectativas em relação ao embarque de milho pelo Porto de Paranaguá continuam altas. Segundo a projeção dos operadores, nos próximos três meses 2,7 milhões de toneladas do grão devem ser descarregadas nos terminais.
“Devemos quebrar recorde no embarque do produto também no mês. O volume esperado para a chegada do produto para embarque é alto. O mercado está aquecido e a nossa produtividade está ajudando muito”, afirma Teixeira.
A projeção para os demais produtos é de 1,4 milhão de toneladas de farelo de soja, 2,6 milhões de toneladas de soja, e 900 mil toneladas de açúcar (a granel).
No total, são esperadas mais de 7,6 milhões de toneladas de granéis sólidos para exportação, chegando para descarregar nos terminais do Porto de Paranaguá até agosto.
Noroeste
Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste
Entre praias de água doce e ilhas com fauna e flora preservadas, o Rio Paraná guarda vários tesouros naturais no Noroeste do Estado. Com suas águas cristalinas, ideais para passeios de barco ou para a prática de esportes aquáticos, a região se consolida como um dos destinos preferidos para quem busca bons serviços e contato com a natureza.
São mais de 200 quilômetros preservados, que passam pelos municípios de Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio e Altônia, que a cada ano são mais procurados por turistas de todo o Brasil.
“De uns tempos para cá, o Noroeste vem recebendo a devida atenção pelos seus potenciais turísticos, mostrando ao paranaense e turistas de fora que o Estado oferece atrações e roteiros interessantes a todos os perfis. Isso movimenta a economia, gera empregos, atrai estrutura e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes.
Hoje, quem busca contato com a natureza, roteiros de aventura, boa gastronomia, esportes aquáticos ou tranquilidade em praias de água doce encontra uma série de opções no Noroeste do Estado.
“É uma região que tem evoluído muito neste aspecto. Só um atrativo bonito não sustenta a comercialização do local como um destino turístico. Mas, hoje, o Noroeste tem esta estrutura”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão que promove o turismo comercialmente no Estado.
PRAINHAS – As principais atrações são as prainhas de água doce às margens do Rio Paraná. São mais de 20 opções, tanto nas barrancas do rio, como no Porto São José, em São Pedro do Paraná, ou no Porto Maringá, em Marilena, ou nos balneários ilhados, como as praias Mineira, Santa Rosa e Cariora, em Porto Rico.
“É tudo superlimpo, muito gostoso para relaxar e tomar banho, com bastante segurança. Sempre estava acostumado a ir para a praia, no Litoral, mas me surpreendi com essa experiência”, disse o visitante Marco Aurélio de Souza, que mora em Ponta Grossa e foi pela primeira vez para o Noroeste do Estado neste verão.
O que mais chama a atenção dos turistas é que as águas do rio são mais suaves do que a água do mar, além de serem muito transparentes em boa parte do trecho. Várias das prainhas só são acessíveis pela água, o que faz com que turistas possam curtir um passeio de barco até chegar a elas.
A região também conta com uma das temperaturas médias mais altas do Estado, de cerca de 27ºC, e sol praticamente todo o ano, o que faz com que a visita às prainhas seja um passeio relaxante e refrescante em qualquer época do ano.
FAUNA E FLORA – O Noroeste é uma região praticamente intocada no coração de um dos maiores rios da América Latina. Além disso, a área conta com o encontro de diferentes biomas, em que há uma transição para o cerrado. Assim, as ilhas dos rios da região contam com uma grande riqueza de fauna e flora que lembra o Pantanal.
De Porto Rico, por exemplo, muitos turistas saem para conhecer o Rio Baía, já no Mato Grosso do Sul, onde é possível fazer passeios de avistamento de uma série de plantas e animais, como aves em revoadas e grandes felinos no habitat natural.
“Muitas pessoas vão para a Amazônia ou para o Pantanal fazer esse tipo de passeio, mas aqui no Noroeste nós temos uma biodiversidade tão rica quanto estes lugares têm. É um local em que conseguimos desenvolver o turismo e preservar o meio ambiente”, afirmou o empresário Guilherme Ribeiro, proprietário de um hotel de Porto Rico.
ENCONTRO DAS ÁGUAS – Uma das atrações naturais do Noroeste é o encontro das águas de diferentes rios. Em Porto Maringá, no município de Marilena, é possível ver o contraste de colorações quando os rios Paraná e Paranapanema se cruzam na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De um lado, uma água praticamente transparente, e do outro, um pouco mais escura.
Mais ao Sul, na região de Porto Camargo, na cidade de Icaraíma, o mesmo acontece no encontro dos rios Paraná e Ivaí, onde a diferença de uma água mais cristalina com outra mais terrosa impressiona os visitantes.
ESPORTES AQUÁTICOS – A tranquilidade e a qualidade das águas dos rios da região favorecem o turismo náutico com lanchas e barcos. Porto Rico, por exemplo, é a cidade do Paraná com maior número de embarcações registradas junto à Marinha, com mais de 4 mil.
A região toda é propícia para uma série de passeios relaxantes e atividades esportivas, justamente por ser o principal trecho do Rio Paraná que não é represado. Como há uma grande área de águas correntes, com profundidades que podem chegar a 20 metros, é possível explorar o rio em seus mais diversos potenciais recreativos.
Próximo a Marilena e São Pedro do Paraná, é possível praticar mergulho de superfície, contemplando toda a rica fauna aquática da região. As áreas também são propícias para as práticas de caiaque, stand-up paddle e jetski. Na região de Terra Rica, atividades de turismo de aventura também são populares, como boia cross e acqua trekking.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
-
Curitiba6 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Norte do Estado4 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba2 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba2 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Política Paraná6 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Política Paraná6 dias ago
Candidatura de Renato Freitas pode atrapalhar Carol Dartora
-
Paraná6 dias ago
Setor de serviços cresceu 3,9% até novembro de 2024
-
Polícial6 dias ago
Adolescente é executado na barbearia