Connect with us


Paraná

Paraná vai sediar o maior evento de ciência da América Latina

Publicado em

O Paraná irá sediar a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 23 a 29 de julho, em Curitiba. É o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina. Ele envolve universidades, centros de pesquisa e instituições que promovem o desenvolvimento e divulgação da ciência. Nesta edição, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), é parceiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela organização.

O tema central desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também haverá outras atividades, como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência. As atividades serão em pavilhões instalados no Campus Centro Politécnico da UFPR.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o evento é um espaço importante para debater políticas públicas nas áreas da Ciência, Tecnologia. “A Reunião Anual da SBPC é um importante momento para reflexão e debate sobre a ciência brasileira, sobre os seus rumos e financiamento. O alcance da ciência como instrumento de transformação da sociedade de geração de desenvolvimento econômico, social, de diminuição das desigualdades. É um momento oportuno para a reflexão e planejamento da ciência brasileira”, ressaltou.

Leia mais:  Cadernos de artista: pesquisador italiano Simone Rossi faz palestra no MUPA

A Seti e a Fundação Araucária terão espaço de destaque no pavilhão destinado ao Expotec. No estande irão ocorrer reuniões e encontros com representantes das áreas de pesquisa, ciência e de instituições parceiras durante os dias de evento.

A SBPC Jovem acontecerá em um segundo pavilhão. Estarão as sete universidades estaduais do Paraná – UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar, com ambientes exclusivos para apresentar e demonstrar os projetos e ações desenvolvidos nas instituições.

SBPC – As Reuniões Anuais da SBPC acontecem desde 1949 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Os objetivos dos encontros são debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Serviço:

75ª Reunião da SBPC

Data: de 23 a 29/07

Local: Centro Politécnico da UFPR

O evento é gratuito e aberto ao público. Há custo para quem quiser participar de webminicursos, submeteu um trabalho ou para obter o material do evento.

Leia mais:  Cinema na Praça continua no Centro-Sul e chega à última semana depois do Carnaval

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

1º Simpósio de Internacional de Migração do Paraná destaca ações do Estado

Published

on

O 1º Simpósio Internacional de Migração do Paraná, iniciativa do Governo do Estado que buscou ampliar o diálogo sobre mobilidade humana, integração e políticas públicas voltadas à população migrante reuniu mais de 500 pessoas. O evento contou com representantes da sociedade civil, gestores públicos municipais e estaduais, comunidade acadêmica, organismos internacionais, setor produtivo, conselhos de direitos, lideranças migrantes e demais interessados na temática.

Realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM), o evento ocorreu na quinta e na sexta-feira (12 e 13), em Curitiba.

No simpósio foram apresentados dados sobre os atendimentos à população migrante, destacando a Governança Migratória do Estado do Paraná como um modelo inovador de balcão único para atendimento e acolhimento.

De acordo com o superintendente-geral de Governança Migratória, Gil Souza, antes da criação da SGGM, em abril de 2025, eram realizados, em média, 525 atendimentos mensais pelo Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM). Com a implantação da Agência do Migrante, em novembro do mesmo ano, esse número saltou para 1.809 atendimentos por mês, em média, atingindo o pico em maio deste ano, com 2.694 registros.

“O Governo do Paraná tem um compromisso muito grande com a política pública migratória e isso é tratado com muita metodologia e governança. O que a gente observou é que a metodologia empregada na agência do migrante tem contribuído, de fato, com o aumento do número de atendimentos e da população que tem buscado esses serviços”, disse Souza.

Leia mais:  Teatro Guaíra recebe show de 30 anos da banda Pato Fu no sábado

“Registramos quase 2,7 mil atendimentos no mês passado, um aumento expressivo que mostra que a população absorveu essa nova metodologia, essa nova governança, e que estamos contribuindo para acolher e atender às necessidades desse público da melhor forma possível”, ressaltou Gil Souza. “Curitiba tem sido um polo desse desenvolvimento, mas a gente quer atingir todo o Estado com essas boas práticas”, acrescentou.

O simpósio foi realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Sistema Fiep, a Sanepar, a Escola de Gestão do Paraná, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Cerma e o Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra), vinculado à Universidade de Brasília.

MODELO DE INOVAÇÃO – Mais do que ampliar atendimentos, o Paraná passou a chamar a atenção internacional ao estruturar um modelo inovador de governança migratória. O estudo intitulado “Políticas Migratórias e Governança Multinível no Estado do Paraná”, de Marco Zupi, presente no relatório internacional Focus Migrazioni 2026, apresenta o Paraná como referência em inovação institucional e integração migratória.

Leia mais:  Com visita do Papai Noel, Portos do Paraná convida comunidade a colaborar com Natal Solidário

Entre os principais pontos citados no documento está a criação da Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM), apontada como um marco na consolidação de uma política pública permanente para a pauta migratória no Estado. Segundo o estudo, “a criação da SGGM marcou a transição da gestão emergencial para uma verdadeira política de Estado”.

Outro grande destaque é a Agência do Migrante, em Curitiba, descrita no relatório como “a primeira instituição pública no Brasil concebida como um balcão único para serviços ao migrante”.

O documento também ressalta que a Agência do Migrante atua na redução da burocracia, facilita o acesso à documentação, promove integração econômica e fortalece políticas públicas baseadas em dados e evidências. Além disso, destaca o papel do Paraná na construção de uma governança migratória multinível, envolvendo municípios, setor produtivo, sociedade civil e organismos internacionais.

A experiência paranaense é apresentada como um modelo capaz de inspirar outras regiões do Brasil e também contextos internacionais, especialmente pela capacidade de transformar acolhimento em desenvolvimento territorial, inclusão e dignidade.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262