Paraná
Paraná tem 10.846 vagas em universidades públicas pelo Sisu 2026
O Paraná soma, neste ano, 10.846 vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação (MEC) para o ingresso de estudantes em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais. Essas vagas estão disponíveis em câmpus da capital, Curitiba, e de outras 44 cidades do Interior do Estado. Desse total, 3.280 vagas são ofertadas para 355 cursos de seis universidades mantidas pelo Governo do Estado, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos.
As inscrições são gratuitas e vão até esta sexta-feira (23), e devem ser feitas pela Internet. Depois desse período, os candidatos selecionados na chamada regular serão divulgados em 29 de janeiro, com matrícula prevista para o dia 2 de fevereiro. Quem não for classificado nessa etapa poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, com convocações a partir de 11 de fevereiro.
Nesta edição do Sisu, os candidatos são classificados com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, 2024 e 2025, com possibilidade de escolher até duas opções de curso e de concorrer às vagas por meio de cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência. O sistema seleciona automaticamente a melhor nota média ponderada e, em caso de empate, a maior nota em uma das disciplinas com mais peso para o curso escolhido. O estudante não pode ter zerado a redação.
VAGAS NA REDE ESTADUAL – A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferece 852 vagas para 74 cursos nos câmpus de Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Nesse quantitativo estão 50 vagas para Ciências Contábeis em Paranavaí; 35 para Turismo e Negócios em Apucarana; 32 para Ciências Econômicas em Campo Mourão; 30 para Cinema e Audiovisual em Curitiba; e 16 para Engenharia de Produção em Paranaguá.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) tem 615 vagas para 51 cursos em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida e Prudentópolis, com destaque para Turismo em Irati, com 29 vagas; Matemática Aplicada e Computacional em Guarapuava, com 26 oportunidades; Pedagogia em Chopinzinho e em Coronel Vivida, com 23 vagas cada.
Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) participa com 563 vagas em 51 cursos, incluindo 40 vagas para Ciências Econômicas; 20 para Psicologia; e 20 para Secretariado Executivo.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferta 545 vagas em 67 cursos, distribuídos pelos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Entre os exemplos estão 15 vagas para Educação Física em Marechal Cândido Rondon; 11 para Administração em Cascavel; 11 para Ciências Econômicas em Francisco Beltrão; dez para Ciências Contábeis em Foz do Iguaçu; e 18 para Medicina, sendo nove em Cascavel e nove em Francisco Beltrão.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) disponibiliza 379 vagas em 84 cursos, nos câmpus de Maringá, Ivaiporã, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama. Dentre elas, há dez vagas para Agronomia; nove para Engenharia Civil; nove para Engenharia Química e quatro vagas para Medicina, todas em Maringá.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa o grupo com 326 vagas em 28 cursos em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, com destaque para as 20 vagas em Ciência da Computação no câmpus em Bandeirantes.
OUTRAS OFERTAS – Além das seis estaduais, também participam do Sisu 2026 a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 4.650 vagas; a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 1.294; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com 708 vagas; a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com 665 vagas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), com 209 vagas; e a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), com 40 vagas.
Serviço:
Inscrições: até 23 de janeiro (AQUI)
Resultado da Chamada Regular: 29 de janeiro
Matrículas: 2 de fevereiro
Participar da lista de espera: entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro
Convocação de candidatos em lista de espera: 11 de fevereiro
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Esportes6 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Educação7 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Polícial7 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Agro7 dias agoCrise do crédito dominou debates no Summit Pensar Agro
-
Esportes6 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
