Connect with us


Paraná

Paraná sedia Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte

Publicado em

A segunda edição do Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte teve sua cerimônia de abertura na noite de quarta-feira (21), com a presença do secretário de Esporte do Estado, Helio Wirbiski. O evento acontece no Canal da Música, em Curitiba. Algumas palestras estão marcadas para os salões do Parque Barigui.

Com apoio do Conselho Regional de Educação Física do Paraná e organização da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o encontro reúne secretários de 202 cidades, das cinco regiões do País, para conhecerem os programas de Curitiba e apresentarem palestras e cases esportivos que vêm sendo desenvolvidos.

“É uma honra sediar um encontro dessa magnitude. O Paraná tem programas que são referência nacional, como o bolsa-atleta Geração Olímpica e Paralímpica, a lei de incentivo, e os jogos oficiais, organizados com apoio das prefeituras, que formam grandes talentos para o esporte nacional”, disse Wirbiski.

“Essa é uma experiência importante, já que aqui podemos desenvolver trabalhos que vão melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas pelo esporte e a atividade física”, completou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

Ana Moser, ministra do Esporte, também participou da abertura. Ela apresentou pontos da Lei Geral do Esporte, sancionada recentemente pelo governo federal, e defendeu a integração entre todos as esferas administrativas para que o Brasil se torne uma potência ainda maior em algumas modalidades. “Precisamos trabalhar com políticas públicas comprometidas”, complementou.

HOMENAGEM AO GOVERNADOR – Antes da abertura, uma comitiva de secretários nacionais se reuniu com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para agradecer pela recriação da Secretaria de Esportes do Paraná. Um dos objetivos da nova pasta é trabalhar de maneira integrada com os milhares de profissionais do esporte no Paraná, inclusive nas questões de saúde física e mental, e envelhecimento.

Leia mais:  Cerca de 1.300 atletas participaram da Corrida de Rua da Sanepar em Matinhos

O governador também sancionou no começo do ano a lei 21.405/2023, que institui o Fundo Estadual do Esporte, instrumento de natureza contábil com a finalidade de destinar recursos para a gestão da política estadual de esporte. A lei também instituiu o Sistema Esportivo Estadual, destinado à articulação, promoção e gestão integrada e participativa das políticas públicas de esporte. Ele é composto por Secretaria de Estado do Esporte, Conselho Estadual do Esporte, Paraná Esporte, Justiça Desportiva, órgãos públicos municipais que tratam de esporte e organizações que atuam na área esportiva, de acordo com os subsistemas próprios, conforme estabelece a legislação federal.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA

Salão Barigui

14h – Case Paranavaí (PR) – secretário Rafael Otaviano

14h10 – Case Manaus (SM) – secretário Aurilex Moreira

14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte

Salão de Atos

14h – Palestra Lei Geral e a formação do Sistema Nacional do Esporte – Cassia Damiani, diretora do Esporte Educacional

14h50 – Case Piraquara (PR) – secretária Ana Tesseroli

15h – Palestra Formação de Conselhos Municipais e Estaduais de Esporte: importância e diretrizes para sua criação – Professores Humberto Panzetti e Natasha Lise

15h45 – Case Itabirito (MG) – secretário Rafael Rondow

15h55 – Case São Paulo (SP) – Associação do Secretários Municipais do Estado de São Paulo – secretário executivo Mauzler Paulinetti

16h05 – Case Recife (PR) – Gabriel Morais e Gabriel Perussi

16h15 – Palestra Curitiba Capital do Esporte – Coronel Helena e secretário Carlos Eduardo Pijak Jr.

Leia mais:  Prêmio Valor Inovação: Sanepar é a empresa mais inovadora do País no setor de infraestrutura

Sala Meio Ambiente

16h45 – Apresentacão de modalidades esportivas – Duoball, Pickleball e Punhobol.

SEXTA-FEIRA

9h – Palestra – Experiências de uma campeã mundial em ações de iniciação esportiva na Prefeitura de Curitiba – Campeã Mundial de basquete Prof. Dalila Bulcão

9h30 – Case Belém (PA) – secretário Cássio Andrade

9h40 – Case CBDU – presidente Luciano Cabral

9h50 – Palestra Atuação do Profissional de Educação Física no Desenvolvimento da Sociedade – professor Gustavo Brandão, presidente do CREF9/PR

10h15 – Palestra – O futebol feminino no Brasil: ações necessárias para seu desenvolvimento – Marina Toscano, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol

10h45 – Palestra Em busca do golpe perfeito – Tiago Camilo, medalhista olímpico e campeão mundial de judô

Salão Barigui

14h – Case Ouro Preto (MG) – Bruno Ocelli

14h10 – Case Itabira (MG) – Natalia Lacerda

14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte Ministério do Esporte

Salão de Atos

14h – Case Poços de Caldas (MG) – secretário Fernando dos Santos

14h10 – Apresentação de projetos de referência do Governo do Estado do Paraná – secretário Estadual de Esporte Helio Wirbiski

14h40 – Case Cidade Educadora – Maria Silvia

14h50 – Case Confederação Badminton – presidente José Roberto Campos

15h – Palestra O Instituto Inteligência Esportiva e a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas públicas no esporte – Pro-Reitor da UFPR Prof. Fernando Mezzadri

15h45 – Case Laranjeiras do Sul (PR) – secretário Rafael Nascimento

15h55 – Palestra Projetos do Ministério do Esporte: apresentação e possibilidades para Estados e Municípios – Prof. Cassia Damiani.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Cerca de 1.300 atletas participaram da Corrida de Rua da Sanepar em Matinhos

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Postos do Verão Maior Paraná encerram temporada com 2,3 milhões de atendimentos

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262