Connect with us


Paraná

Gaeco de Paranaguá denuncia ex-policial militar que foi comandante da Rotam de Guaratuba por corrupção passiva e associação para o tráfico no Litoral do estado

Publicado em

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra um ex-policial militar pela suposta prática dos crimes de associação para o tráfico de drogas e corrupção passiva. Conforme apurado, o denunciado teria utilizado informações obtidas em razão da função policial para auxiliar um traficante que atuava no Litoral do Paraná e também lucrar com atividades ilegais.

Áudio do Promotor de Justiça Edson Ricardo Scolari Filho

Os fatos teriam ocorrido entre abril e agosto de 2022, nos municípios de Guaratuba e Paranaguá, quando o denunciado atuava como comandante da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) de Guaratuba. Segundo a denúncia, no mesmo período, o outro investigado era apontado como um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas no Litoral e já havia sido investigado por crimes como furto, organização criminosa voltada ao tráfico e lavagem de dinheiro. Ele também tinha um mandado de prisão preventiva expedido contra ele no final de 2022.

Leia mais:  Pesquisa da Sanepar reforça importância da caixa d'água para reservação em casa

Esquema – De acordo com a investigação, em abril de 2022, o então policial militar teria obtido o número de telefone do traficante e entrado em contato com ele, apresentando-se como policial corrupto que trabalharia no setor operacional do Ministério Público. Conforme consta da denúncia, o traficante teria oferecido ao policial R$ 50 mil mensais para que ele fornecesse informações que favorecessem a atividade criminosa e contribuíssem para sua permanência em liberdade. O policial teria feito uma contraproposta, segundo a qual participaria das operações de tráfico.

As investigações identificaram conversas entre os dois por meio do aplicativo Threema. Segundo o MPPR, as mensagens demonstrariam que a relação entre eles não se limitava a uma eventual técnica de investigação policial, mas indicaria uma atuação conjunta e estável voltada ao tráfico de drogas.

Entre as informações que, conforme a denúncia, teriam sido repassadas pelo então policial militar, estavam dados sobre operações policiais, movimentações de equipes de segurança, prisões de traficantes e mandados de prisão. Ele também teria realizado consultas em sistemas policiais para verificar a existência de mandados contra pessoas indicadas pelo traficante. Ainda segundo a denúncia, o policial teria obtido informações junto a outros policiais militares sobre operações da Patrulha Costeira e do Batalhão de Operações Especiais, repassando-as ao investigado.

Leia mais:  Especialistas defendem integração de sistemas para fiscalização efetiva na fronteira

Promessa de vantagem – Além da associação para o tráfico, o Ministério Público denunciou o ex-policial militar pelo crime de corrupção passiva. De acordo com a denúncia, em 24 de agosto de 2022, ele teria aceitado promessa de vantagem indevida consistente em uma motocicleta Yamaha MT-09, avaliada na época em aproximadamente R$ 57 mil.

A vantagem, segundo o MPPR, estaria relacionada à prestação de informações obtidas em razão da função policial, incluindo dados sobre operações, mandados de prisão, pessoas ligadas ao tráfico e realização de abordagens.

Processo 0032199-15.2023.8.16.0013

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Programa da semana orienta sobre como buscar o Ministério Público para solicitar apoio em demandas na área da saúde

Published

on

Nesta semana, o MP no Rádio trata das principais demandas que chegam ao Ministério Público do Paraná na área da saúde. A Promotora de Justiça Eliane Miyamoto Fortes, entre outras questões, explica que o MP pode atuar na busca de soluções para problemas como a falta de medicamentos gratuitos para fornecimento à população pelas unidades de saúde e a demora na espera por cirurgias, exames e consultas com médicos especialistas. Ela também orienta os ouvintes sobre como procurar o apoio do Ministério Público em questões dessa área.

Acesse o programa:

• Edição completa

• Bloco um

• Bloco dois

Eleições – O MP no Rádio da semana anterior tratou dos direitos e deveres de eleitores e candidatos no período eleitoral, especialmente no dia da votação. O assessor jurídico da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Paraná, Guilherme França e Silva, explicou, entre outros temas, as regras sobre a proibição de prisões nesses dias, o veto ao uso de celular na cabine, a possibilidade de votar com um acompanhante, como o eleitor deve se comportar na seção eleitoral, quais as regras para a vestimenta no local onde o eleitor vai votar e as manifestações permitidas e proibidas no dia da eleição.

Leia mais:  Novas funcionalidades de painel Orçamento Criança e Adolescente são apresentadas em evento do Ministério Público do Paraná

Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas Spotify e Apple.

Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná, também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail [email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262