Connect with us


Paraná

Paraná fecha acordo com empresa referência em energia renovável para desenvolver mercado de hidrogênio verde

Publicado em

A Invest Paraná – agência de captação de negócios do Governo do Paraná, vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) – assinou nesta quinta-feira (6) um Memorando de Intenções com a Engie Brasil, empresa catarinense referência mundial em energia de baixo carbono. Só no Brasil, o grupo opera 10 GW de energia 100% proveniente de fontes renováveis. O acordo tem objetivo de desenvolver no Paraná projetos para produção em grande escala de hidrogênio verde.

Uma das grandes apostas na transição energética dos combustíveis fósseis para energias sustentáveis, o hidrogênio verde é obtido por meio de eletrólise, processo químico em que as moléculas da água (H2O) são quebradas a partir de energias renováveis de baixa emissão de carbono, gerando energia sustentável.

“A busca por energias renováveis, não poluentes, é uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Jr para que o Paraná se torne referência em sustentabilidade. Esse acordo firmado entre a Invest Paraná e a Engie, portanto, conduz o Estado nesse sentido”, afirma o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

“Entendemos que essas parcerias são fundamentais para acelerar a transição energética e queremos ser protagonistas nas soluções para a descarbonização de diferentes setores”, aponta o diretor-presidente e de Relações com Investidores da Engie Brasil, Eduardo Sattami. “A estratégia global da Engie é criar uma posição forte em hidrogênio verde e o Brasil é fundamental para isso, dada a relevância das operações do grupo no país, a matriz elétrica majoritariamente renovável e a abundância de recursos naturais para possibilitar o crescimento do setor elétrico”, complementa o executivo da empresa de energia.

Leia mais:  Aeroporto de Londrina receberá R$ 185 milhões em investimentos até final de 2024

O acordo com a Engie envolve um grupo do Governo dedicado a desenvolver o mercado de hidrogênio verde no Paraná. Participam desse grupo, além da SEIC por meio da Invest Paraná, as secretarias de Planejamento (SEAPL), da Agricultura e Abastecimento (Seab), além das Companhias Paranaenses de Energia (Copel) e de Saneamento (Sanepar).

“Nosso objetivo é trazer para este projeto de estado todos os parceiros que tem no radar investimentos em hidrogênio. Fomentando esta relação, acreditamos que será estratégico para desenvolver este mercado”, afirmou o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que o hidrogênio verde já é muito procurado pelo mercado como fonte renovável para exportação. Por isso, a partir da parceria com a Engie Brasil, a agência paranaense vai incrementar os estudos para saber qual é a vocação do Estado na produção do hidrogênio verde.

“Essa é uma parceria estratégica, porque a Engie é líder nesse mercado de energia sustentável, com braços estendidos pelo mundo todo. Esse acordo, portanto, vai permitir que o Paraná busque parceiros internacionais. E no mercado nacional, podemos direcionar, por exemplo, a produção dessa energia renovável para o nosso agronegócio”, aponta Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná.

Leia mais:  Paraná terá maior crescimento da produção agrícola entre estados do Sul e Sudeste em 2025

Bekin destaca ainda que a Engie já tem uma parceria forte com a Copel e os municípios paranaenses. Por isso, acredita o diretor-presidente da Invest Paraná, a parceria com a empresa de energia vai também ajudar a iniciativa privada no Estado. “Esse acordo vai trazer mais segurança ao mercado, além de velocidade na tomada de decisões e na busca por outros parceiras, bem como de tendências nesse setor de energia renovável”, reforça o diretor-presidente da Invest Paraná.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Seminário debaterá metodologia BIM para promover qualificação e eficiência na construção civil

Published

on

Arquitetos, urbanistas e gestores públicos de todo o Estado participam em 23 de junho, em Curitiba, do Seminário Estadual BIM & Inovação. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), o evento foca na disseminação da modelagem BIM, com o objetivo de impulsionar a qualificação e o aperfeiçoamento do exercício profissional. O Estado já desponta no cenário nacional por possuir uma das políticas públicas mais avançadas em termos de inovação e tecnologia aplicada à infraestrutura.

O encontro visa preparar os profissionais para atender às novas exigências legais e normas técnicas que tornam mandatória a entrega de projetos com essa metodologia junto a prefeituras e órgãos estaduais. Diferente do modelo tradicional de representação gráfica em papel, o sistema integra em um único ecossistema dados complexos de orçamento, manutenção e detalhamento técnico de ponta.

A coordenadora da Estratégia BIM PR na SEIL, Lorreine Vaccari, reforçou o compromisso com a transformação digital. “Desde 2019, quando o Governo do Estado instituiu a Estratégia BIM PR, temos coordenado ações para a adoção gradual da metodologia. O seminário estadual reflete a cooperação técnica com o CAU/PR para engajar profissionais na aplicação do BIM”, disse. “O evento abordará desde conceitos fundamentais e ações governamentais até o uso de tecnologias como GIS e BIM em concursos públicos, estimulando a inovação para melhorar a gestão pública e a qualidade das obras”, acrescentou ela.

Leia mais:  Palestrante internacional fala no MPPR sobre responsabilidade civil por danos causados pelo uso de inteligência artificial

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Walter Gustavo Linzmeyer, destacou que o papel da entidade vai muito além da fiscalização do exercício legal e da conduta ética, concentrando-se fortemente no suporte prático aos profissionais.

“O BIM é uma metodologia que exige um conhecimento técnico, muitas vezes, longe da qualidade que o profissional possa ter no dia a dia. Um curso ou uma capacitação é um momento que a gente encontra para explicar que estamos atendendo uma norma técnica, uma lei que visa praticamente todos os trabalhos dos arquitetos e urbanistas na entrega de um projeto, de um serviço que está sendo feito às prefeituras e ao Governo do Estado”, disse Linzmeyer.

IMPACTO PRÁTICO – De acordo o presidente do conselho, os resultados práticos da difusão desse conhecimento estruturam uma cadeia de valorização mútua entre os profissionais e a própria sociedade civil. Para os arquitetos, o domínio da plataforma retira o profissional do mercado comum e o insere em um grupo seleto de alta qualificação técnica.

Por outro lado, o investimento técnico blinda o erário e o consumidor final. A precisão gerada pela automação reduz drasticamente a necessidade de auditorias, evita aditivos contratuais por erros de cálculo e mitiga a modificação de valores ao longo da execução da obra.

“Ganha o profissional que se capacita e ganha a sociedade, com uma qualidade de serviço melhor e também e custos menores. E ganha-se a segurança de que as obras e aquele investimento que está sendo feito, seja no particular ou no público, aconteça da melhor forma possível”, concluiu o presidente do CAU/PR.

Leia mais:  Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO – Os profissionais, estudantes e gestores públicos interessados em participar do Seminário Estadual BIM & Inovação devem se inscrever na plataforma Sympla. Como a entrada é gratuita e as vagas são limitadas, a orientação é que façam o credenciamento prévio no site do CAU/PR. O encontro será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.

A grade de atividades foi estruturada em quatro módulos estratégicos que cobrem desde o alinhamento conceitual até as aplicações mais complexas da tecnologia no urbanismo. Na parte da manhã, os debates estarão concentrados no panorama governamental, com destaque para as ações de fomento do Governo do Estado e os parâmetros do Protocolo BIM PR.

O período da tarde será dedicado ao mercado privado, trazendo discussões sobre a implementação da metodologia em escritórios de arquitetura, habitação de interesse social e a inovadora integração entre os sistemas BIM e GIS. O evento será encerrado com uma mesa-redonda voltada ao uso da modelagem em concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262