Paraná
Operação Paraná III é lançada para regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado
As forças de segurança do Paraná lançam em Telêmaco Borba, nesta segunda-feira (3), a quarta edição da Operação Sinergia, uma ação conjunta das polícias Militar, Civil, Penal e Científica que integra as ações da Missão Paraná III. A operação reforça o policiamento ostensivo, amplia a prevenção de crimes e intensifica a repressão qualificada, desta vez, nas regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado.
A ação alcançará diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas, segundo estimativas da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). Todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para fortalecer a presença do Estado nas ruas e aproximar as forças policiais da população nas cidades abrangidas.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da integração entre as instituições. “Esta é mais uma edição da Sinergia, alinhada ao nosso compromisso de promover uma segurança pública moderna, eficiente e próxima da população. A iniciativa reforça a integração entre as forças policiais em uma atuação coordenada, que garante respostas rápidas ao crime e, por meio do diálogo e de ações estratégicas, consolida a presença do Estado junto ao cidadão”, afirma.
Coordenada pela Sesp, a ação mobiliza equipes das forças estaduais e de unidades especializadas que atuam de forma integrada para ampliar a segurança, garantir respostas rápidas às demandas da população e consolidar uma gestão de segurança pública mais participativa. A iniciativa também estimula o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais, visando compreender as especificidades de cada município e construir soluções conjuntas.
INTERAÇÃO – A operação contempla uma ampla interação com a sociedade. Antes de cada etapa, serão promovidas exposições e atividades abertas ao público, com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. As mostras proporcionarão à população a oportunidade de conhecer de perto o trabalho das instituições com a exibição de equipamentos, veículos e tecnologias, aproximando os cidadãos dos profissionais de segurança e fortalecendo a cooperação em prol de uma segurança pública mais integrada.
Fonte: Governo PR
Paraná
Gaema reúne gestores municipais para fortalecer proteção à fauna silvestre
Representantes de 30 municípios do Norte Pioneiro participaram, nesta sexta-feira (7/8), de uma reunião promovida pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) do Ministério Público do Paraná com o objetivo de debater estratégias para a proteção, o resgate e a conservação da fauna silvestre na região.
O encontro foi na sede do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (Ipevs), em Cornélio Procópio, e reuniu representantes dos Poderes Executivos e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, além de integrantes do Instituto Água e Terra (IAT).
A programação contou com a participação da coordenadora do Gaema de Santo Antônio da Platina, Promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, que apresentou projetos desenvolvidos pela regional. Entre as iniciativas, ela destacou as ações de combate ao fracionamento irregular do solo rural, o fortalecimento da governança ambiental, a campanha Junho Verde, a preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Rio Paranapanema, a adequação de estradas rurais e os desdobramentos da Operação Percola IV.
Durante o encontro, o chefe regional do IAT em Cornélio Procópio, Haroldo de Oliveira, e o agente de execução Rodrigo Araújo Carvalho destacaram a relevância do trabalho desenvolvido pelo Ipevs, ressaltando a atuação do instituto de pesquisa nos resgates de animais silvestres e a contribuição do instituto para a preservação da biodiversidade ao longo de seus 18 anos de atividades.
Na sequência, a bióloga Renata Alfredo, responsável técnica pelo Ipevs, conduziu uma apresentação sobre a criação de programas municipais voltados à proteção da fauna silvestre. Durante a exposição, foram abordadas orientações jurídicas e operacionais para a estruturação dessas iniciativas, além de alternativas para a captação de recursos e formalização de parcerias estratégicas.
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Esportes7 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Agro6 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros na Malásia e em Cuba
-
Esportes4 dias agoCorinthians vence, mas é eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional
-
Agro5 dias agoInflação de 0,06% reforça expectativa de Selic a 14% nesta quarta e permite juros menores
-
Entretenimento7 dias agoBruna Biancardi exibe barriguinha da terceira gravidez em look fitness
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde incia curso nacional para ampliar o diagnóstico de doenças raras no SUS
-
Brasil6 dias agoSalvador reúne história, cultura, gastronomia e tradições que encantam visitantes durante todo o ano
