Região Oeste
Operação mira quadrilha de traficantes que atuava em São Miguel do Iguaçu
Agentes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) deflagraram nesta quarta-feira (12) uma operação para desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que vinha agindo em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Até o fim da manhã, haviam sido cumpridos 13 mandados de prisão preventiva – sem tempo determinado – e 12 mandados de busca e apreensão. Dois suspeitos eram considerados foragidos.
A ação contou com a ajuda de um helicóptero.
Durante os três meses de investigações, outras sete pessoas foram presas em flagrante.
O grupo investigado trocava bens roubados e furtados de lojas e casas por drogas em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, e as revendia para usuários em São Miguel do Iguaçu.
Nos locais onde foram cumpridos os mandados de busca, os agentes apreenderam porções de cocaína e de maconha prontas para a venda, mais de R$ 2 mil em dinheiro e balanças, além de equipamentos eletrônicos e ferramentas supostamente furtados.
Segundo a polícia, os envolvidos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu
.
Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.
-
Curitiba6 dias ago
Nova barragem de água da Grande Curitiba começa a ser enchida no segundo semestre deste ano
-
Curitiba4 dias ago
Ônibus novos encolheram em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Para reforma, ponte do Barigui fica interditada até o fim de fevereiro
-
Curitiba3 dias ago
Pimentel determina envio de medicamentos contra gastroenterite para apoiar Matinhos
-
Paraná6 dias ago
Criança de 1 ano e 8 meses morre no Paraná por suspeita de Metapneumovírus
-
Curitiba2 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Paraná5 dias ago
Visitas guiadas na Alep são aulas de história do Paraná
-
Paraná2 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí