Paraná
Operação Mata Atlântica em Pé é lançada em 17 estados e visa combater desmatamento e recuperar áreas degradadas
Tem início nesta segunda-feira, 18 de setembro, mais uma edição da Operação Mata Atlântica em Pé, que busca combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas desse bioma no país. As ações de fiscalização ocorrem simultaneamente em 17 estados da Federação que possuem cobertura desse ecossistema e é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná. As vistorias prosseguem até 29 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas desmatadas e as infrações identificadas.
Em sua sexta edição nacional – no Paraná, onde surgiu, é a sétima –, a operação Mata Atlântica em Pé é uma ação conjunta entre os Ministérios Públicos nos estados e demais órgãos ambientais envolvidos. No Paraná, a Operação é realizada em conjunto com a Polícia Ambiental (Força Verde), a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Criminalística.
Tecnologia – Durante a operação, as equipes de fiscalização visitam áreas identificadas com possível ocorrência de degradação. As localizações são mapeadas principalmente a partir da utilização de tecnologia do projeto MapBiomas, ferramenta que permite a obtenção de imagens de satélite em alta resolução para a constatação de desmatamentos. Quando detectados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente nas esferas cível e criminal, além de estarem sujeitos às sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais. No ano passado, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 11,9 mil hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, alcançando o montante de R$ 52,4 milhões em multas aplicadas.
Desmatamento crescente – Dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica – cuja última atualização é de maio deste ano – mostram uma perda de 20.075 hectares (o que equivale a 20 mil campos de futebol) de florestas nativas no período 2021-2022. Apesar de representar uma redução de 7% em relação a 2020-2021 (21.642 hectares), a área desmatada é a segunda maior dos últimos seis anos e está 76% acima do valor mais baixo já registrado na série histórica – de 11.399 hectares, entre 2017 e 2018. Historicamente, os estados que apresentam os maiores índices de desmatamento são Minas Gerais, Bahia e Paraná. Segundo o levantamento, apenas 0,9% das perdas ocorreram em áreas protegidas, enquanto 73% aconteceram em propriedades privadas – reforçando que as florestas vêm sendo destruídas sobretudo para dar lugar a pastagens e culturas agrícolas. A especulação imobiliária, especialmente nas proximidades das grandes cidades e no litoral, também é apontada como outra das causas principais.
Balanço – Ao final das ações de fiscalização, em 29 de setembro, serão apresentados pelos órgãos responsáveis os resultados da edição deste ano. O horário e o local de divulgação serão informados previamente pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Programa Sanepar Perto de Você leva serviços, lazer e educação a moradores da Lapa
Em sua 8ª edição, o Programa Sanepar Perto de Você chegou nesta sexta-feira (31) ao município da Lapa, reunindo moradores que puderam aproveitar a oferta de serviços da Companhia e diversas atividades culturais e de lazer. Também estavam no evento estudantes de sete escolas da cidade que participaram de brincadeiras, jogos e outras ações de educação ambiental e orientações sobre serviços de água e esgoto. A programação aconteceu no Ginásio de Esportes Raul Siqueira.
“Esse programa demonstrou seu potencial de aproximação com a comunidade, por meio dos serviços da Sanepar, e se renova a cada nova parceria com as prefeituras para realizá-lo. Estou muito feliz em estar hoje na minha cidade, trazer a Sanepar ainda mais perto dos lapeanos e mais uma vez cumprir nosso propósito, que é o de prestar um serviço que é de saúde pública e inclusão social”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ao lado do prefeito da cidade, Diego Ribas.
O objetivo do Sanepar Perto de Você é fortalecer o vínculo da Companhia com as comunidades. O programa já passou por Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Contenda, Porto Amazonas, Morretes, Rolândia e Carambeí.
HIDRATAÇÃO E SERVIÇOS – No evento, a Sanepar distribuiu copos d’água para a hidratação dos participantes; disponibilizou, dentro do ginásio, um totem de autoatendimento para os clientes e atendimento presencial de sua ouvidoria; entregou kits de higiene dental infantil; apresentou maquetes de saneamento rural e das nascentes e o Laboratório Móvel.
Também mostrou como funciona um hidrômetro e de que forma atua o robô de telediagnóstico. O espaço recebeu, ainda, uma exposição itinerante sobre a história do saneamento. O Rotary Sanepar levou jogos e cesta de arremesso.
Em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná e Governo do Estado, a Sanepar levou o Projeto Tampinhas, de arrecadação de tampas de produtos como garrafas pet.
As crianças receberam cadernos de atividades, livros para colorir, quebra-cabeças e se divertiram com os bonecos Sane, Super Homem Rotariano, Tampinha, Zé Gotinha, Maria Gotinha, Chaves, Chiquinha, Coelho e Dinossauro.
SERVIÇOS MUNICIPAIS – Os participantes também tiveram acesso a serviços da Prefeitura da Lapa, nas áreas de Saúde (médicos, enfermeiras, agentes de saúde, fisioterapeuta, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, diabetes); serviços de cidadania; os projetos Veterinário Mirim; Caravana da Alegria-Palhaços, com o teatro Arara Azul.
A comunidade também apresentou seus talentos, como o Coral Cantarte infantil, a Fanfarra Municipal, o Coral dos Idosos Vida Saudável; o Projeto Aulas de Violão e equipes de capoeira e boxe.
HOMENAGENS – Com a finalidade de registrar o reconhecimento por suas contribuições cidadãs ao município da Lapa, a Sanepar concedeu certificado de mérito ao prefeito Diego Ribas, à atleta local Amanda Oliva, vencedora do Sul-Americano de Kung Fu; e ao estilista criador do Museu da Lapa, Ney Souza.
O PROGRAMA – O Sanepar Perto de Você é coordenado por Mario Celso Cunha que avaliou a iniciativa como cada vez mais próxima da sociedade. “Aqui, na Lapa, esse objetivo foi alcançado, trazendo alegria e informações sobre saneamento e água, sinônimo de vida”, disse.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Júnior, ressaltou a importância do programa. “Demonstra que a Sanepar sempre está próxima do povo. Cumpre as diretrizes do Governo do Estado em conhecer e atender a realidade dos municípios, buscando saúde para a população”.
Fonte: Governo PR
-
Brasil4 dias agoRenan Filho leva a leilão outro lote de rodovias paranaenses na próxima quinta (30)
-
Paraná3 dias agoFortalecimento da rede nacional do Disque Denúncia é tema de encontro no Paraná
-
Agro4 dias agoLei do frete mínimo eleva custos de transporte de fertilizantes e mobiliza setor para revisão
-
Paraná4 dias agoPCPR na Comunidade leva serviços para moradores de Tibagi e Irati nesta semana
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova obrigação de hospitais providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência
-
Entretenimento5 dias agoBenício Huck celebra 18 anos com festa antecipada no Rio: ‘Noite de celebração’
-
Política Nacional3 dias agoCâmara aprova prorrogação de benefícios tributários na área de telecomunicações; acompanhe
-
Agro6 dias agoPublicação leva informação de qualidade sobre o agro a 51 países
