Paraná
Oitava parada: turistas do MSC Lirica curtem mais uma sexta-feira no Litoral do Paraná
Passageiros que desembarcam do navio MSC Lirica em Paranaguá nesta sexta-feira (12) aproveitaram para passar o dia em visitas pela cidade e conheceram outros atrativos turísticos do Litoral. Eles foram recepcionados na praça Mário Roque, no centro da cidade. Essa foi a oitava parada do cruzeiro no Paraná. Desde o dia 01 de dezembro, mais de 10 mil passageiros e tripulantes conheceram atrativos turísticos e a gastronomia local.
A estrutura, montada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, contém atrações como música ao vivo, degustação gratuita de chope artesanal, recreação da Cia dos Palhaços e estandes para compra de passeios e produtos locais. Cada um dos sete municípios do Litoral possui seu espaço para ofertar pacotes de passeios e produtos.
“É uma ideia fantástica. Essa estrutura me ajudou a entender onde eu estava e o que poderia fazer para aproveitar o dia. Recebemos informações muito úteis”, disse Marizete Alves da Silva, moradora de Gaspar, em Santa Catarina. Ela conheceu o centro histórico da cidade, a Igreja Matriz, o Mercado Municipal, e comprou lembrancinhas para os familiares.
Já a argentina Fernanda Luzeiro fez o city tour para Matinhos, a pedido dos filhos. “Curtimos a praia depois de dias no cruzeiro. Gostamos de Paranaguá, mas queríamos entrar no mar”, disse.
A vista privilegiada da Mata Atlântica, um corredor verde de montanhas e com fauna e flora muito ricas, também encantou turistas que não conheciam o Paraná. “Gostei muito da natureza. Consegui ver até golfinhos”, afirmou Márcio Gerson Gonçalves, morador de Itajaí.
- Cadeiras especiais ajudam pessoas com dificuldades de locomoção a curtir a Ilha do Mel
-
Quarto boletim de balneabilidade das praias confirma qualidade das águas de 91% no Paraná
TEMPORADA – O Litoral do Paraná se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais no começo de dezembro. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá até o dia 8 de março de 2024. Além das escalas com o MSC Lirica, o MSC Musica, transatlântico de grande porte, também já aportou no Litoral do Paraná.
O MSC Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura. A estrutura conta com piscinas, shows, academias, bares e espaços para crianças.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.