Connect with us


Paraná

Oficina da Sanepar para produção de sabão ecológico em Turvo está com inscrições abertas

Publicado em

A Sanepar e a Secretaria Municipal da Família e de Desenvolvimento Social de Turvo, no Centro do Estado, estão com as inscrições abertas para uma nova turma de capacitação para a produção de sabão ecológico. A oficina é gratuita e ocorrerá em 28 de junho no Núcleo Arvoredo, no Salão Comunitário da Igreja Católica, a partir das 13h30.

Para participar a inscrição precisa ser feita antecipadamente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Desenvolvimento Profissional de Turvo. São ofertadas 30 vagas.

A oficina de sabão ecológico faz parte do trabalho educativo realizado pela Sanepar em paralelo às obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário em execução em Turvo.

A gestora da Sanepar Luciana Garcia, que coordena o trabalho com a comunidade, explica que a ação visa reduzir o aporte de óleo de cozinha usado para a rede coletora de esgoto, além de evitar que esse material seja depositado irregularmente no meio ambiente, preservando o solo e a água, além de ser uma oportunidade de economia e geração de renda para as famílias.

Leia mais:  Polícia Civil resolveu todos os casos de crianças desaparecidas do Paraná nos últimos cinco anos

“Na oficina, além da perspectiva ambiental, fazemos também uma sensibilização trabalhando na perspectiva de saúde, sobre a importância da redução do consumo de óleo, e também na perspectiva operacional para a nossa rede, evitando entupimentos e refluxos de esgoto”, detalha ela.

Após essa abordagem, é realizada a prática para a produção de sabão ecológico, onde são fornecidos aos participantes um manual com várias receitas de sabão e todos os materiais necessários.

A primeira oficina de produção de sabão ecológico em Turvo ocorreu no último dia 12, no Jardim Filadélfia, com a participação de 12 mulheres. A parte prática foi ministrada por um morador da cidade, o aposentado Damião Gaspar, contratado especialmente para esta atividade.

Damião trabalha com a produção de sabão ecológico há mais de 30 anos, tendo testado e desenvolvido inúmeras receitas, sempre com foco na reciclagem do óleo de cozinha usado.

Serviço:

Oficina para a produção de sabão ecológico

Data: 28/06

Local: Salão Comunitário da Igreja Católica, Núcleo Habitacional Arvoredo (margens da PR-466)

Horário: A partir das 13h30

Leia mais:  Após temporais, mais de mil técnicos da Copel atendem 38 mil consumidores sem energia

Inscrições: No CRAS ou no Centro de Desenvolvimento Profissional de Turvo

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem

Published

on

Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.

Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.

Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”. 

Leia mais:  Duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu tem alterações no tráfego

CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida. 

A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.

NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.

Leia mais:  Público tem até dia 26 para ver exposição sobre o choro no Museu da Imagem e do Som

Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.

VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262