Connect with us


Paraná

Futebol das Estrelas com ídolos paranaenses marca início do calendário esportivo no Litoral

Publicado em

Este final de semana do Verão Maior Paraná 2023/2024 marcou o pontapé inicial da grade de programação dos grandes eventos esportivos do Litoral e da Costa Noroeste. O destaque ficou para o Futebol das Estrelas, tradicional partida amistosa entre ex-jogadores dos principais clubes paranaenses (Coritiba, Paraná e Athletico Paranaense), em Matinhos, com dez gols.

A Arena Caiobá recebeu nomes como Ademir Alcântara, Castorzinho, Ednelson, Luizinho Neto, Ricardo Pinto, Cocito, Castro, Adilson Batista e Perdigão. A festa ficou ainda mais divertida com a arbitragem de Jorge José Emiliano dos Santos, o popular e folclórico Margarida, eternizado pelo estilo extravagante dentro das quatro linhas. O jogo entre Time Branco x Time Azul terminou empatado em 5 a 5.

Além dos boleiros e dos turistas, o vice-governador Darci Piana prestigiou o evento. Ele destacou a infraestrutura à disposição de moradores e visitantes. “É muito importante que o turista tenha condições de se divertir, por isso montamos grandes estruturas para campeonatos esportivos e 27 shows nacionais. E o Futebol das Estrelas foi o primeiro grande show, brindado com um sol maravilhoso”, afirmou.

PRÉVIAS – Antes do jogo principal a mesma arena recebeu uma partida preliminar entre a Seleção de Pontal do Paraná contra a Seleção de Matinhos, que acabou com a vitória dos donos da casa por 3 a 2.

Leia mais:  Estado reúne especialistas para ampliar formas de evitar violência contra crianças e adolescentes

No sábado (6), no estádio Ednal Tavares, em Shangri-lá, em Pontal do Paraná, outros dois jogos agitaram o público. Às 9h, o “cinquentinha” do Flamengo de Santa Felicidade venceu a equipe do Barrancos, de Pontal do Paraná, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Na sequência, foi disputada a partida entre os amigos do treinador Cuca, com vários jogadores, ex-jogadores e estrelas do futebol paranaense e nacional. O destaque ficou com a presença do lateral-direito Khellven, de 22 anos, que atua no CSKA Moscou.

VERÃO ESPORTIVO – Os eventos organizados pela Secretaria de Estado do Esporte atraíram grande público. Nos próximos finais de semana a programação esportiva conta com Campeonato Mundial de Beach Tennis, Campeonato Paranaense de Handebol de Areia, Cross Games, Campeonato Paranaense de Águas Abertas (Natação) e Copa Internacional de BMX Freestyle.

O diretor de Grandes Eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado, acredita que jogos comemorativos e competições ajudam a formar novas gerações de atleta. “O Futebol das Estrelas foi uma linda festa, e o calendário de grandes eventos está apenas começando. Vamos entregar muito entretenimento ao público que está aproveitando as praias do Litoral”, completou.

Leia mais:  Paraná registra pelo menos um caso de violência contra morador de rua por dia

Além disso, desde o final de dezembro quem frequenta as praias do Litoral e as praias de água doce da região Noroeste conta com oito arenas recreativas – seis no Litoral e duas no Noroeste – onde é possível praticar uma série de atividades para todas as idades.

Entre as atividades disponíveis, estão algumas que fazem parte da tradição do verão, como vôlei de praia, futevôlei, beach soccer, natação e surfe, assim como novas modalidades que têm ganhado mais praticantes nos últimos anos, como o beach tennis, handebol de areia, futmesa e os crossgames. Nos palcos, profissionais de recreação também oferecem aulas de dança e exercícios aeróbicos. As atividades diárias começam às 8h30 e seguem até 17h30.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Sanepar enviará caminhões-pipa para ajudar Rio Grande do Sul com abastecimento

Published

on

O Paraná continua a se mobilizar em diferentes frentes para ajudar o povo gaúcho atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias. Após o encaminhamento de mais de 190 toneladas de donativos enviados pela população e entidades na manhã desta segunda-feira (6), a Sanepar, a pedido do Governo do Estado, prepara o envio de caminhões-pipa para auxiliar no reabastecimento da cidade de Porto Alegre e região. A ação integra a campanha SOS RS, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Defesa Civil Estadual.

Pela articulação conjunta, que contou também com o apoio da Prefeitura de Curitiba, ficou combinado que a Sanepar enviará na manhã desta terça-feira (7) cinco caminhões-pipa, cada um com capacidade para até 12 mil litros de água. Dois veículos partirão de Curitiba, enquanto os demais sairão de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Eles vão pegar água em estações preservadas no Rio Grande do Sul.

A companhia de saneamento também colocou à disposição do governo gaúcho três reservatórios modulares com capacidade para armazenamento de 70 mil litros de água cada. Os contêineres são equipados com um sistema de pressurização que torna mais ágil e fácil o reabastecimento. Além disso, um engenheiro mecânico, três eletricistas e motoristas da Sanepar viajarão ao Rio Grande do Sul para operar os equipamentos e veículos até que o abastecimento de água dos municípios gaúchos seja normalizado.

Leia mais:  Estado reúne especialistas para ampliar formas de evitar violência contra crianças e adolescentes

“A Sanepar tem sido parceira da sociedade nos momentos de dificuldades. Foi assim na pandemia de Covid-19, quando viabilizamos álcool em gel, fizemos a desinfecção de unidades de saúde e mantivemos o fornecimento de água para os inadimplentes. Também ajudamos as comunidades nas enchentes de cidades paranaenses no ano passado. E, agora, não poderíamos deixar de ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

MAIS DONATIVOS – Além das 190 toneladas já encaminhadas, a Defesa Civil estima que outras 300 toneladas que estão em separação sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Os quartéis do Corpo de Bombeiros e sedes das Brigadas Comunitárias continuam a receber alimentos não perecíveis. Nesta segunda-feira as unidades do Instituto Água e Terra também passaram a receber doações.

Assim como outras entidades, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) também está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para organizar a doação de alimentos secos e água.

Leia mais:  Unidade da secretaria estadual da Saúde, Hospital Regional de Ivaiporã inicia cirurgias eletivas

AJUDA PROFISSIONAL – A ajuda do Governo do Paraná iniciou em 1º de maio com o envio de uma equipe de integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná e policiais militares. Até a manhã desta segunda-feira, os profissionais já haviam atuado no resgate de 786 pessoas que estavam ilhadas pelas enchentes.

Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho, enquanto um avião da Casa Militar transportou bolsas de nutrição parental (NPT) a crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago.

SITUAÇÃO – Até o momento, o governo do Rio Grande do Sul já confirmou 83 mortes em razão dos temporais. Ainda há 111 desaparecidos. Outras 149 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 20 mil em abrigos e 129 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana