Brasil
NOTA À IMPRENSA
O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o ministro Alexandre Silveira adotou providências imediatas ainda durante o trajeto de retorno de missão oficial à China em relação ao extravasamento de água com sedimentos ocorrido na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), de propriedade da Vale S.A.
Por meio do Ofício nº 27/2026/GM-MME, o ministro determinou à Agência Nacional de Mineração (ANM) a adoção urgente de medidas para garantir a segurança das comunidades locais e a proteção do meio ambiente, diante das informações sobre o rompimento de um dique ocorrido na madrugada do último domingo (25), na Região Central de Minas Gerais.
Entre as determinações encaminhadas ao diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa, estão:
• adoção imediata de fiscalização rigorosa sobre todas as estruturas impactadas, com a implementação das medidas necessárias para a solução da ocorrência, incluindo, se for o caso e conforme avaliação técnica, a interdição da operação;
• acionamento dos órgãos competentes das esferas federal, estadual e municipal, especialmente os órgãos ambientais e de defesa civil;
• adoção de medidas para apuração de eventual responsabilidade da empresa; e
• aprimoramento de ações normativas e práticas operacionais, de modo a assegurar que situações semelhantes sejam avaliadas de forma célere e resultem em providências administrativas efetivas.
No âmbito dessa determinação, poderão ser acionados inclusive órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização e eventual penalização, bem como o Ministério Público, para a apuração de responsabilidades e para a adoção das medidas cabíveis voltadas à reparação de possíveis danos materiais, ambientais e pessoais.
O Ministério determinou, ainda, que a ANM mantenha o MME informado de forma contínua, por meio dos canais oficiais, sobre os desdobramentos das ações de fiscalização e demais providências adotadas.
Ao mesmo tempo, Silveira determinou a abertura de processo para apuração das responsabilidades no referido evento, com total rigor e celeridade.
O ministro Alexandre Silveira reforça que a atuação do Ministério é pautada pela resposta rápida, preventiva e responsável, com o objetivo de assegurar uma mineração segura, sustentável e comprometida com a proteção da vida e do meio ambiente.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
Brasil
Xangai: Silveira se reúne com executivos da SAIC Motor e cobra mais investimentos no Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nesta sexta-feira (23/1), em Xangai, com executivos da SAIC Motor Corporation Limited, maior montadora da China e uma das líderes globais do setor automotivo. O encontro integra a agenda do governo brasileiro para atrair investimentos estratégicos, fortalecer a reindustrialização e ampliar a cooperação tecnológica entre Brasil e China.
Na reunião, foram discutidas parcerias em mobilidade sustentável, cadeias industriais de baixo carbono, tecnologias de baterias, eficiência energética, digitalização do setor automotivo e biocombustíveis — áreas centrais para a transição energética brasileira.
“O Brasil seguirá um modelo próprio de transição energética no transporte, combinando eletrificação e biocombustíveis, com base na experiência acumulada em políticas públicas para o etanol e na diversidade da matriz energética nacional”, afirmou Silveira. Segundo ele, o governo aposta na expansão de modelos híbridos flex como solução imediata e economicamente eficiente para a redução de emissões.
Projetos
Durante o encontro, o ministro de Minas e Energia do Brasil reforçou o apoio do governo brasileiro na instalação da planta industrial da SAIC em Pouso Alegre (MG), projeto estimado em cerca de R$ 300 milhões, e para possíveis novos investimentos. A unidade, é considerada estratégica para consolidar o Brasil como polo regional da indústria automotiva de baixo carbono.
Alexandre Silveira destacou ainda a necessidade de ampliar os investimentos em infraestrutura para veículos elétricos no Brasil, como eletropostos, pontos de recarga e sistemas de armazenamento de energia. Segundo o ministro, as indústrias chinesas estão convidadas a participar desses aportes, inclusive em parcerias com distribuidoras, para acelerar de forma estruturada e sustentável o avanço da mobilidade elétrica no país.
A SAIC Motor é a maior montadora da China, com mais de 4,5 milhões de veículos vendidos em 2025, receita anual superior a US$ 80 bilhões e presença em mais de 170 países. O grupo também lidera a produção de veículos de nova energia, com mais de 1,3 milhão de unidades eletrificadas comercializadas no último ano.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
Brasil3 dias agoInstabilidade no SISRGP
-
Paraná5 dias agoEstado discute cronograma e próximos passos da concessão do Canal da Galheta
-
Economia6 dias agoExportações crescem 18% na média diária até a 3° semana de janeiro/26
-
Paraná4 dias agoCopel e Ocepar alinham estratégias para atender demandas de cooperativas
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova isenção de encargo do setor elétrico para usinas nucleares
-
Paraná2 dias agoEstado vai enviar projeto de lei para reduzir em 55% o custo dos exames da CNH no Paraná
-
Esportes3 dias agoGabigol garante empate ao Santos nos acréscimos contra o Corinthians
-
Esportes6 dias agoPalmeiras dá adeus à Copinha em disputa de pênaltis eletrizante contra o Ibrachina
