Connect with us


Paraná

No Porto de Paranaguá, caminhoneiros recebem a bênção de São Cristóvão

Publicado em

Nesta terça-feira, 25 de julho, dia em que os católicos celebram São Cristóvão, padroeiro dos profissionais da estrada e viajantes, houve bênção dos caminhões e motoristas no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Ao longo do dia, o fluxo foi 1.361 veículos. A ação, das 17h às 18h, foi promovida pela Portos do Paraná em parceria com a Paróquia São Cristóvão, no Jardim Iguaçu, localizada na mesma região onde fica o pátio de triagem e demais estacionamentos de empresas e terminais. Quem aspergiu água benta sobre caminhões e condutores foi o pároco Thiago Trigo.

O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, lembra que o pátio é o local por onde os motoristas entram para aguardar a descarga dos grãos e farelos nos terminais do Porto de Paranaguá. São mais de 33 mil caminhoneiros todos os meses. “Eles trazem a produção do Paraná e de outros estados, são essenciais para a logística e também para que muitas outras áreas funcionem. Por isso, fazemos o que podemos para que a passagem desses profissionais por aqui seja agradável”, disse.

Leia mais:  Rodovia entre São Mateus do Sul e Irati terá bloqueio para obras nesta segunda-feira

Segundo o diretor, além da própria estrutura do pátio que oferece mil vagas para estacionamento gratuito, academias ao ar livre, banheiros feminino e masculino, limpeza, segurança e outras facilidades, permanentemente a Portos do Paraná realiza ações de saúde, segurança e informação aos caminhoneiros no local. “A bênção aos motoristas que compartilham da fé católica é apenas mais uma forma de darmos atenção e cuidarmos desses profissionais que, na rotina das estradas, não têm tempo de parar”, completa Pioli.

DATA – O pároco Thiago Trigo disse que a bênção é a invocação da proteção de Deus sobre pessoas, lugares e objetos. “Nesse dia, em especial, recordamos dos nossos motoristas; profissionais que se lançam às estradas, correndo riscos e adversidades, mas seguem com muita fé”, afirmou.

As narrativas relacionam São Cristóvão ao sentido da palavra. Cristóvão, em grego, significa “aquele que carrega Cristo”. Como conta o padre Thiago, a crença é que Cristóvão (nome de batismo) seria um homem forte que vivia à beira do rio e, pelo porte, ajudava as pessoas a cruzar de uma margem a outra em segurança. Essa seria a ligação do santo católico à proteção dos profissionais do transporte, motoristas e viajantes.

Leia mais:  Em ano histórico, Paraná conquista prêmios internacionais e nacionais de inovação

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

IAT define pontos para destinação dos resíduos gerados pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Published

on

O Instituto Água e Terra (IAT) definiu dois pontos de destinação para os resíduos e entulhos gerados pelo tornado que atingiu o município na última sexta-feira (7). A medida, construída em parceria com a Defesa Civil Estadual, a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), busca garantir o descarte ambientalmente correto e agilizar o processo de limpeza e reconstrução da cidade.

Os locais escolhidos são o aeroporto da cidade e o centro de eventos municipal, cada um com um tipo específico de destinação. Esses espaços estão fora das áreas de mananciais que abastecem o município e oferecem acesso seguro e adequado para o transporte do material.

“As ferragens de grande porte, que serviam de cobertura de ginásios e escolas, estão sendo levadas para o centro de eventos, por uma questão de logística e segurança. Já os entulhos de casas e prédios demolidos estão sendo depositados no aeroporto da cidade”, explicou o chefe do escritório regional do IAT em Guarapuava, Marco Antônio Silva.

A engenheira civil e responsável pela destinação de resíduos do IAT, Suelen Rocha, afirmou que os dois locais substituem o ginásio municipal, que havia sido utilizado de forma emergencial nos primeiros dias após o desastre. “Agora todo o material retirado das ruas deve ser levado apenas para esses locais. São pontos que foram definidos justamente para melhorar a logística e permitir que a cidade comece a ser reconstruída o quanto antes”, afirmou.

Leia mais:  Com jogos, brindes e eco-peneiras, Estado leva educação ambiental ao Verão Maior Paraná

Esses espaços, no entanto, têm caráter provisório e em uma etapa posterior os resíduos serão encaminhados para um aterro licenciado. “Neste momento, a prioridade é limpar a cidade. Depois, todo o material será destinado corretamente, de forma permanente”, acrescentou. Ainda não foi possível levantar a quantidade de entulhos gerados pelo tornado.

ÁREA RURAL – Além das ações na área urbana, o IAT também atua na zona rural do município, impactada pelo tornado.

A engenheira agrônoma do IAT, Caroline Rech, ressaltou que o órgão iniciou o mapeamento dos danos e tem prestado apoio humanitário às famílias. “Realizamos o levantamento das propriedades atingidas, transportamos mantimentos e levamos equipes do Crea-PR para avaliar os imóveis danificados, garantindo que essas famílias recebam o mesmo suporte dado à área urbana”, disse.

Duas regiões rurais foram mais afetadas: uma na área de assentamento, no sentido de quem vem de Quedas do Iguaçu, e outra em direção a Porto Barreiro e Laranjeiras do Sul. “Até o momento, já identificamos mais de 20 famílias atingidas. Além das casas, muitas pessoas perderam animais, que eram sua fonte de sustento. Nosso objetivo é fazer com que o socorro chegue o mais rápido possível”, afirmou.

Leia mais:  Editais da Lei Paulo Gustavo no Paraná: veja quem pode participar

ATENDIMENTO RÁPIDO – O IAT, por meio da assessoria jurídica e as diretorias de licenciamento estratégico, está trabalhando na elaboração de novas normativas para agilizar as autorizações relacionadas ao reaproveitamento do material lenhoso proveniente das árvores caídas, especialmente nas áreas rurais. Também foi definida prioridade máxima às licenças ambientais necessárias para a reconstrução de prédios públicos e demais estruturas do município.

Além de Rio Bonito do Iguaçu, o Escritório Regional de Guarapuava também está atuando no município-sede e nas cidades de Turvo, Pinhão, Foz do Jordão, Candói e Porto Barreiro, localidades que também foram atingidas pelo tornado e fortes chuvas em suas áreas rurais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262