Connect with us


Agro

Nestlé Brasil incentiva bem-estar animal em fazendas de leite e fortalece sustentabilidade da produção

Publicado em

Bem-estar animal como pilar da sustentabilidade

O bem-estar animal na pecuária de leite é cada vez mais reconhecido como essencial para a saúde das vacas, produtividade e qualidade do leite. Além de permitir que os animais expressem comportamentos naturais e reduzam a incidência de doenças, essas práticas impactam diretamente na sustentabilidade das fazendas, contribuindo para a redução das emissões de carbono no sistema produtivo.

Como membro da Colaboração Brasileira de Bem-Estar Animal (COBEA), a Nestlé Brasil integra o tema como um pilar estratégico de sustentabilidade, reforçando seu compromisso com uma pecuária regenerativa.

Programa Nature por NINHO® estimula boas práticas nas fazendas

Para incentivar a adoção de boas práticas, a Nestlé desenvolveu o programa Nature por NINHO®, que oferece orientações sobre:

  • Manejo sanitário e nutricional dos animais;
  • Uso de anestésicos e analgésicos em procedimentos veterinários;
  • Manutenção das instalações e prevenção de doenças;
  • Gestão de recursos naturais e agricultura regenerativa;
  • Treinamento de pessoas e garantia dos direitos humanos.

O programa também incentiva o uso de sêmen sexado para redução do número de machos, promove monitoramento animal com tecnologias digitais e estimula melhorias na infraestrutura das fazendas, tornando o manejo mais eficiente e seguro.

Leia mais:  Climatempo lança módulo de alertas automáticos para proteger operações críticas com inteligência climática
Capacitação e engajamento dos fornecedores

A Nestlé realiza um trabalho contínuo de sensibilização e capacitação de produtores e consultores, promovendo mudanças de mentalidade no setor. Em fazendas do nível Diamante, pelo menos 60% dos animais adultos são monitorados, permitindo detecção precoce de doenças, melhores decisões reprodutivas e redução do estresse animal.

Resultados e reconhecimento das fazendas

O engajamento do programa foi destacado durante o Circuito Nature por Ninho 2025, realizado em Gameleira de Goiás, que reuniu cerca de 400 participantes entre produtores e fornecedores. O evento incluiu palestras e workshops sobre:

  • Gestão da fazenda e sucessão familiar;
  • Manejo de bezerros recém-nascidos;
  • Nutrição e melhoramento genético;
  • Agricultura regenerativa e manejo sustentável do solo.

O encontro também reconheceu a primeira fazenda nível Diamante, reforçando a importância de valorizar boas práticas e desenvolver uma cultura de cuidado na rotina das propriedades.

Bem-estar animal e metas de sustentabilidade

Segundo Barbara Sollero, gerente-executiva de Agricultura Sustentável da Nestlé Brasil, a parceria com a COBEA fortalece o compromisso da empresa com o bem-estar animal e o clima, acelerando a inovação, pesquisa e colaboração entre os stakeholders do setor.

Leia mais:  Nikkei renova recorde impulsionado por ações de tecnologia e expectativa política no Japão

As práticas promovidas pelo programa contribuem para reduzir as emissões de carbono e alinham a produção leiteira da Nestlé às metas globais de sustentabilidade, consolidando o impacto positivo na cadeia produtiva e no meio ambiente.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Outlook Agro Brasil será realizado em Brasília na quinta-feira (30)

Published

on

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza, na próxima quinta-feira (30), em Brasília (DF), a primeira edição do Outlook Agro Brasil.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para apresentações técnicas e debates sobre perspectivas para a safra 2026/27, abordando temas como cenário econômico, comércio internacional, previsões meteorológicas, gestão de riscos climáticos, mercado de fertilizantes e tendências do consumo de alimentos. A programação também prevê painéis com representantes de entidades do setor agropecuário.

A abertura contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcio Elias Rosa; do presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller; e da presidente executiva da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Regina Zanella.

>> Confira a programação aqui.

SERVIÇO:

Outlook Agro Brasil 2026

Data: 30 de julho de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Sede da ApexBrasil – SGAS 903, Lote 80, Asa Sul, Brasília (DF)
Credenciamento de Imprensa: Até 20h do dia 29 de julho de 2026, quarta-feira –  https://forms.gle/3cRRbuBNQoqxPM7W9

Leia mais:  Fertilizante feito com dejetos de porco pode reduzir dependência de fósforo

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262