Connect with us


Paraná

Mutirão recolhe 200 quilos de resíduos no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba

Publicado em

Em uma ação de educação ambiental organizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta quinta-feira (18), um mutirão de voluntários recolheu cerca de 200 quilos de resíduos na Trilha das Bromélias, no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A iniciativa fez parte das atividades do Verão Maior Paraná.

Entre moradores de Guaratuba, turistas, servidores e membros das ONGs Instituto Guaju e Eco Local Brasil, 35 pessoas participaram da ação, que durou aproximadamente duas horas. Além de copos de plástico, latinhas, sacolas plásticas e peças de equipamentos eletrônicos, os voluntários também recolheram grelha de churrasco, louça de pia, chinelos e pneus.

Os itens retirados pelo grupo de voluntários foram encaminhados para a ONG Eco Local Brasil, que vai separar os objetos e encaminhar para o processo de reciclagem.

A medida tem como objetivo conscientizar moradores, turistas e visitantes sobre a importância de manter o local limpo e protegido. O Parque Estadual do Boguaçu é uma unidade de conservação de mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica preservada, que abriga manguezais, áreas de restinga e tem um rico patrimônio arqueológico de sambaquis.

Leia mais:  Paranaguá completa 375 anos neste sábado e recebe do Estado R$ 6 milhões em obras urbanas

“A limpeza voluntária desta área é muito importante. Se estes resíduos fossem mantidos no parque, eles poderiam interagir com a fauna local. O recolhimento do material é importante para manter a saúde ecológica da unidade, evitando a poluição e contaminação dos recursos naturais”, explicou a coordenadora do escritório do IAT responsável pela Ilha do Mel, Evelyn Jaques de Almeida.

ATIVIDADES – Os mutirões de limpeza fazem parte da extensa agenda ambiental que está programada para a temporada de verão no Litoral. Um mutirão já foi realizado na Ilha do Mel, em que mais de 7 mil itens foram recolhidos, e estão previstas ações do mesmo tipo no Parque Estadual do Palmito, no dia 25 de janeiro, e na Estação Ecológica do Guaraguaçu, em 1º de fevereiro. Ambos ficam em Paranaguá.

Os interessados precisam se inscrever com um dia de antecedência no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná – VOU.

Leia mais:  Um dia após temporal, 217 mil unidades consumidoras do Paraná estão sem energia elétrica, diz Copel

Entre outras ações, o Parque Estadual do Boguaçu também vai receber uma edição do programa Passarinhar Paraná, um passeio guiado pela unidade para identificação de aves nativas. A atividade acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 6h30. É preciso se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (41) 99554-0553 ou pela internet.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Pelo sétimo ano, Sanepar recebe prêmio de Campeã em Inovação da Região Sul

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262