Paraná
Mutirão recolhe 200 quilos de resíduos no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba
Em uma ação de educação ambiental organizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta quinta-feira (18), um mutirão de voluntários recolheu cerca de 200 quilos de resíduos na Trilha das Bromélias, no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A iniciativa fez parte das atividades do Verão Maior Paraná.
Entre moradores de Guaratuba, turistas, servidores e membros das ONGs Instituto Guaju e Eco Local Brasil, 35 pessoas participaram da ação, que durou aproximadamente duas horas. Além de copos de plástico, latinhas, sacolas plásticas e peças de equipamentos eletrônicos, os voluntários também recolheram grelha de churrasco, louça de pia, chinelos e pneus.
Os itens retirados pelo grupo de voluntários foram encaminhados para a ONG Eco Local Brasil, que vai separar os objetos e encaminhar para o processo de reciclagem.
A medida tem como objetivo conscientizar moradores, turistas e visitantes sobre a importância de manter o local limpo e protegido. O Parque Estadual do Boguaçu é uma unidade de conservação de mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica preservada, que abriga manguezais, áreas de restinga e tem um rico patrimônio arqueológico de sambaquis.
“A limpeza voluntária desta área é muito importante. Se estes resíduos fossem mantidos no parque, eles poderiam interagir com a fauna local. O recolhimento do material é importante para manter a saúde ecológica da unidade, evitando a poluição e contaminação dos recursos naturais”, explicou a coordenadora do escritório do IAT responsável pela Ilha do Mel, Evelyn Jaques de Almeida.
ATIVIDADES – Os mutirões de limpeza fazem parte da extensa agenda ambiental que está programada para a temporada de verão no Litoral. Um mutirão já foi realizado na Ilha do Mel, em que mais de 7 mil itens foram recolhidos, e estão previstas ações do mesmo tipo no Parque Estadual do Palmito, no dia 25 de janeiro, e na Estação Ecológica do Guaraguaçu, em 1º de fevereiro. Ambos ficam em Paranaguá.
Os interessados precisam se inscrever com um dia de antecedência no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná – VOU.
Entre outras ações, o Parque Estadual do Boguaçu também vai receber uma edição do programa Passarinhar Paraná, um passeio guiado pela unidade para identificação de aves nativas. A atividade acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 6h30. É preciso se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (41) 99554-0553 ou pela internet.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Vários setores e níveis de escolaridade: Agências do Trabalhador iniciam semana com 16,8 mil vagas
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a semana com disponíveis em todas as regiões do Estado. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e qualificação profissional, como opções para trabalhadores da indústria, comércio e serviços, além de vagas para profissionais com formação técnica e superior e para estágio.
A função com maior número de oportunidades é a de alimentador de linha de produção, com 3.918 vagas abertas em todo o Paraná. Na sequência estão as 815 vagas para magarefe (profissional especializado no corte e preparação de carnes), 652 para operador de caixa, e 558 postos de trabalho disponíveis para abatedor.
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) concentra o maior volume de ofertas nesta semana, com 5.163 vagas. Em seguida aparecem as regiões de Cascavel, com 2.966; Campo Mourão, com 2.676; Foz do Iguaçu, com 1.743; Londrina, com 1.505; Pato Branco, com 998; Maringá, com 693; Guarapuava, com 506; Ponta Grossa, com 172; Umuarama, com 162; Paranaguá, com 154; e Jacarezinho, com 87 vagas.
Na RMC, os destaques são as funções de alimentador de linha de produção, com 514 vagas, auxiliar de logística (408), faxineiro (351) e operador de caixa (269). Na região de Cascavel, as principais oportunidades são para alimentador de linha de produção (739), abatedor (183), auxiliar de produção farmacêutica (105) e operador de caixa (97). Em Campo Mourão, há grande demanda por alimentador de linha de produção (864), magarefe (720), abatedor (175) e repositor de mercadorias (95).
Além das vagas operacionais, as Agências do Trabalhador também disponibilizam oportunidades para profissionais com formação técnica e superior em áreas como Administração, Contabilidade, Logística, Mecânica, Pedagogia, Tecnologia da Informação, entre outras. Além disso, há vagas de estágio para estudantes de Marketing, Publicidade e Propaganda ou Comunicação, Educação Física, Eletromecânica e Engenharias Civil e Mecânica.
Os interessados devem buscar orientação junto à unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar filas e aglomerações, recomenda-se o agendamento prévio do atendimento pelo site da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.
Fonte: Governo PR
-
Esportes4 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Paraná5 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro6 dias agoChuva falha no Centro-Oeste e sobra no Sul na largada da safra
-
Agro3 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Política Nacional7 dias agoConfira o que pode e o que não pode até o dia da votação
-
Política Nacional3 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Paraná7 dias agoEm resposta a ação civil ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, Judiciário condena empresários que atuaram em esquema de fraude a licitações em Icaraíma
-
Educação7 dias agoPronatec oferta 290 vagas verdes para qualificação profissional no MA
