Connect with us


Paraná

Estado envia 5.200 telhas para Laranjeiras do Sul após vendaval

Publicado em

Duas carretas, com 2.600 telhas cada, partiram da central logística da Defesa Civil Estadual em Curitiba, nesta segunda-feira (5), com destino a Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná. Após um forte vendaval neste domingo (04) na cidade, houve danos em 984 residências. A remessa de ajuda humanitária foi requerida ao Estado pela prefeitura diante da extensão dos estragos provocados pelo evento climático.

Ao todo, 3.429 pessoas foram afetadas – destas, 12 estão desalojadas temporariamente. Equipes do 9º Núcleo de Atuação Regional (NAR) da Defesa Civil Estadual acompanham a ocorrência desde as primeiras horas após o incidente. Nesta segunda, as atividades se concentram na assistência aos moradores atingidos pelo vendaval e no preenchimento dos laudos necessários para a publicação do decreto de Situação de Emergência.

BALANÇO – Nos três últimos dias, 34 municípios registraram estragos provocados por vendavais e chuvas de granizo no Paraná. Além de Laranjeiras do Sul, contabilizaram prejuízos por vendaval Santa Izabel do Oeste e Cruzeiro do Sul, ambos com 250 residências danificadas. A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu informou danos em 180 casas, e em Espigão Alto do Iguaçu 150 imóveis foram afetados.

Leia mais:  Saúde promove acolhimento de 123 profissionais do Programa Mais Médicos em Londrina

Os itens de ajuda humanitárias são encaminhados aos municípios sempre que solicitados pelas prefeituras.

PARA RECEBER ALERTAS – Desde as primeiras horas de domingo o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) emitiu 14 alertas de risco alto para tempestades em todo o Paraná. A Defesa Civil Estadual orienta a população a fazer o cadastro para receber os alertas de curto prazo, enviados para o telefone celular. Para o cadastro via SMS o usuário deve enviar uma mensagem para o número 40199, com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse. Já para receber as mensagens via WhatsApp é necessário interagir com o número (61) 2034-4611.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – As prefeituras podem decretar Situação de Emergência em casos de adversidades que extrapolam a capacidade de atendimento do município à população.

Para declarar Situação de Emergência a administração municipal precisa preencher o Formulário de Informações do Desastre (Fide), anexar laudos técnicos com fotos que comprovam os danos e prejuízos e emitir a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (Dmate), onde o município relaciona as ações de resposta no enfrentamento ao desastre.

Leia mais:  PMPR forma 34 policiais para uso de cães em operações e patrulhamentos

O decreto de Situação de Emergência tem validade para as áreas comprovadamente afetadas. Depois de homologado pelo Estado, assegura o respaldo legal para que as prefeituras acionem mecanismos administrativos excepcionais e atuem de forma rápida. Na prática, a medida desburocratiza processos públicos, autorizando a dispensa de licitação para a compra de itens de ajuda humanitária, o restabelecimento de serviços essenciais e a execução de obras urgentes de reconstrução.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Nasce o primeiro bebê na nova maternidade do Hospital Regional de Ivaiporã

Published

on

Em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, uma família começa outubro de uma forma inesquecível. Às 14h20 desta terça-feira (06), os pais Rodrigo Cordeiro e Bianca Masiero conheceram Felipe, o primeiro bebê nascido na nova ala Materno-Infantil do Hospital Regional Marcelo Reis. O menino nasceu saudável, grande e forte, pesando 3,138kg e medindo 48 cm, e vai ficar para a história de Ivaiporã.

O pai conta que Bianca foi fazer uma visita guiada da maternidade, e depois passou por uma consulta com as enfermeiras e obstetra na última quinta-feira. “Ela ficou encantada com a estrutura e então, na terça-feira (06), rompeu a bolsa. Fomos até a UPA, rapidinho fomos encaminhados ao Hospital Regional. Fomos muito bem atendidos por toda a equipe de médicos e enfermeiros. Seremos eternamente gratos aos envolvidos. Estou muito feliz por ser atendido nessa estrutura maravilhosa, deu tudo certo”, contou o pai. Bianca se internou na madrugada às 5 horas da manhã, e a evolução do parto foi dentro do previsto.

A equipe médica também teve uma noite movimentada. Nuria Inhfé Lucas Ferreira foi a segunda bebê nascida no local, às 20h14 do dia 06 de outubro. A primeira menina nascida na nova maternidade chegou ao mundo pesando 3.344 kg e integra uma família do município de Cândido de Abreu, no Centro do Estado. “À noite já tivemos o segundo nascimento, da menina em parto por cesariana, e para esta quarta-feira (07) temos mais gestantes que estão sendo avaliadas. A roda está girando e começamos muito bem”, disse o diretor do Hospital, Hemerson Saqueta.

Leia mais:  Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

O local, conhecido também como Hospital Regional de Ivaiporã, é uma estrutura própria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e administrado por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), com 100% dos atendimentos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos da nova ala Materno-Infantil, localizada no primeiro andar do prédio, começaram na última segunda-feira (05) e, desde então, já realizou 14 consultas obstétricas, 18 consultas de visitas guiadas e três internações para realização de partos.

“Parabenizamos essas famílias com a chegada desses bebês e celebramos junto com eles essa notícia tão feliz. Também cumprimentamos a equipe médica. Desejamos saúde e alegrias para essa e todas as famílias do Vale do Ivaí que estão na espera e vão viver esse momento tão especial nessa nova estrutura gerida pelo Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A nova estrutura recebeu do Governo do Estado do Paraná, por meio da Sesa, R$ 1,1 milhão de investimento na modernização do parque tecnológico e do mobiliário especializado, que conta com suporte de equipes multiprofissionais, corpo médico especializado continuado de 24 horas. O espaço reformado especialmente para a maternidade conta com novas acomodações de suporte avançado e humanização, unificando o atendimento materno-infantil à estrutura principal do hospital geral. São 13 quartos, sendo três destes leitos chamados de PPP (pós-parto, parto e puerpério) – preparados com camas multifuncionais, analgesia de parto, métodos não farmacológicos de alívio da dor e presença garantida de acompanhante com privacidade, em um acolhimento seguro e humanizado.

Leia mais:  Gaeco de Umuarama cumpre mandados de prisão e de busca em operações que apuram crimes de organização criminosa e exploração de jogos ilegais

“Foi dentro deste hospital que vivenciamos alguns dos momentos mais tristes e desafiadores da pandemia da Covid-19. Hoje, porém, este mesmo lugar nos convida a renovar a esperança de novos começos com esta Maternidade. Um novo capítulo começa a ser escrito, marcado pelo cuidado e pelo compromisso com a nossa população. É um orgulho poder fazer parte, e que venham muitos nascimentos, muitas histórias e muitas vidas para celebrar”, afirmou Silvia Bovo, diretora da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262