Connect with us


Paraná

Museu satélite do MAC-PR em Cascavel movimenta cultura no Oeste do Paraná

Publicado em

Casa cheia e muita animação marcaram a inauguração do Museu Satélite – MAC Cascavel, a sétima unidade ativada pelo Governo do Estado dentro da política pública de descentralização da cultura. A nova unidade, entregue nesta quinta-feira (25) leva o Museu de Arte Contemporânea do Paraná para a região Oeste.

O novo espaço cultural, localizado no Teatro Municipal Sefrin Filho, estreia com exposição coletiva “MAC-Ampliado”, que reúne obras de importantes nomes paranaenses como Andréia Las, Carlos Tullio, Dulce Osinski, Edilson Viriato, Elias de Andrade, Elvo Benito Damo, Estela Sandrini, Fernando Calderari, João Osório, Jussara Age, Andrade Lima, Luiz Carlos Brugnera, Luiz Rodolfo Annes, Marcelo Conrado e Rossana Guimarães. 

A política, proposta e desenvolvida pela secretaria estadual da Cultura (SEEC), já reúne seis unidades. Com a inauguração, Cascavel passa a integrar uma rede cultural que já contempla as cidades de Londrina, Pato Branco, Maringá, Tunas do Paraná, Guarapuava, Ponta Grossa e Paranaguá.

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a importância de levar o acervo estadual para fora da Capital. “A abertura do MAC Cascavel materializa o nosso compromisso com a descentralização do acesso à cultura. O projeto dos Museus Satélites quebra barreiras geográficas, permitindo que o rico acervo do Estado dialogue diretamente com o público de Cascavel e de toda a região Oeste, movimentando a cena artística local e inspirando novas gerações”. 

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, enfatizou a alegria que é para a cidade receber o satélite do MAC Paraná. “Estou muito feliz e honrado em inaugurar esse espaço cultural, com toda essa parceria com o Estado, aqui junto com toda a nossa região.”

Leia mais:  Turnê com Coral Sanepar e João Bosco chega a Maringá e Londrina no fim de semana

Diretora do MAC Paraná, Juliane Fuganti ressaltou a curadoria e o impacto técnico da nova estrutura. “Trazer o MAC para Cascavel é celebrar a força da arte contemporânea paranaense. Selecionamos um recorte que dialoga com o espaço. Esse intercâmbio não apenas exibe o acervo, mas também estimula a formação de público e fortalece a rede de artes visuais do Paraná”.

OBRA – Dentre as obras apresentadas na mostra “MAC-Ampliado”, está o trabalho de Luiz Carlos Brugnera, que reside em Cascavel e teve sua produção incorporada ao acervo do MAC Paraná através do Salão Paranaense. “Estou muito feliz de estar participando dessa exposição aqui na nossa cidade. Esse projeto dos Museus Satélites é muito importante para nós, artistas”, afirmou.

Para a secretária municipal de Cultura, Beth Leal, a união do município com o Estado aproxima a população cada vez mais da cultura, da arte. “E é com isso que o município de Cascavel tem trabalhado aqui. É uma das formas de a gente incentivar, motivar, valorizar a alegria da população. Porque a música, a cultura, a arte, fazem toda a diferença na vida.”

PORTA GIGANTESCA – A classe artística de Cascavel esteve em peso no evento. Malu Rabelato e Nani Nogara, que formam o coletivo Duas Marias, ressaltaram a importância de espaços como os satélites para o fortalecimento da cultura local.

“Eu vejo toda iniciativa em relação a museus, a arte, como uma porta gigantesca”, disse Malu. “Como artista de Cascavel, eu acho que isso é muito importante para nós, vai abrir caminhos, vai abrir espaços e muitos outros artistas também vão se integrar nesse universo. É extremamente importante para Cascavel e região.” afirmou.

Leia mais:  Em 3 meses, PrFilm Commission já ajudou 13 produções audiovisuais no Estado

“É uma iniciativa muito importante essa descentralização, porque vai possibilitar que as pessoas aqui da cidade tenham um maior acesso a cultura”, reforça Nani Nogara.

A estudante de História Emannuelly Maria Bronisky comemorou o seu aniversário de 18 anos no evento. “Eu achei incrível essa proposta de descentralização, porque esse ano eu estive em Curitiba e tem muitos museus com reservas incríveis, e trazer isso para Cascavel é uma grande oportunidade de o povo acessar essas obras”.

SOBRE OS MUSEUS SATÉLITES – Além do MAC-PR, o projeto dos satélites disponibiliza obras dos acervos do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), Museu Paranaense (MUPA) e Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), criando um fluxo contínuo de circulação de acervos entre as diversas regiões do Estado.

PRESENÇAS – Prestigiaram a solenidade o coordenador do Sistema Estadual de Museus Cauê Donato; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; a secretária municipal de Cultura, Beth Leal; o vereador e presidente da Comissão de Cultura de Cascavel, Serginho Ribeiro; a diretora da Fundação de Cultura e Esporte de Cascavel, Cynthia Segatelli; o diretor da Fundação de Cultura e Esporte de Cascavel, Ricardo Bugarelli; o vereador Cidão da Telepar.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Hospital de Cornélio Procópio amplia acesso à saúde para 230 mil pessoas do Norte Pioneiro

Published

on

Há dois anos e meio, moradores de 21 municípios que integram a 18ª Regional de Saúde passaram a contar com uma estrutura hospitalar de referência mais próxima de casa. Inaugurado em dezembro 2023 pelo Governo do Estado, o Hospital Regional de Cornélio Procópio se consolidou como um importante equipamento da rede pública estadual, ampliando o acesso a atendimentos especializados e fortalecendo a regionalização da saúde no Paraná.

Desde o início do funcionamento, foram realizados 180 mil procedimentos. O hospital atende a uma população estimada em cerca de 230 mil habitantes do Norte Pioneiro e é reconhecido como unidade de referência para outras Regionais de Saúde do Estado, ampliando seu alcance assistencial para além da 18ª Regional de Saúde.  

A unidade foi estruturada para atender a uma demanda histórica da região, aproximando serviços de média e alta complexidade da população e reduzindo a necessidade de deslocamentos para municípios mais distantes em busca de internações, leitos de terapia intensiva e procedimentos cirúrgicos.

Com uma estrutura de 6,7 mil metros quadrados, o hospital possui 118 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, unidade de internação pediátrica, centro cirúrgico e pronto atendimento. Os serviços foram planejados para atender pacientes encaminhados pelos municípios da área de abrangência, garantindo mais agilidade e resolutividade na assistência.

AUMENTO DE ATENDIMENTOS – A unidade vem registrando crescimento no volume de atendimentos e consolidando seu papel como referência regional. Entre janeiro e abril de 2026, realizou 17.534 coletas laboratoriais, 10.273 consultas especializadas, 7.679 exames de radiografia, 3.769 tomografias, 2.323 eletrocardiogramas, 1.417 procedimentos cirúrgicos eletivos e 1.142 tratamentos esclerosantes, em um total superior a 44 mil atendimentos, quase o mesmo número de procedimentos em 2024, que somou 49 mil.

Leia mais:  Veja como ajudar as cidades do Paraná atingidas por tornado e que precisam de donativos e voluntários

Os números evidenciam a importância da estrutura para a população regional. Em 2025, o hospital realizou 26.531 coletas laboratoriais, 22.424 consultas especializadas, 15.234 radiografias, 9.548 tomografias, 5.864 cirurgias eletivas, 3.557 eletrocardiogramas e 3.040 tratamentos esclerosantes.

Em 2024, foram contabilizados 16.329 exames laboratoriais, 13.891 consultas especializadas, 9.699 radiografias, 5.038 tomografias, 2.911 cirurgias eletivas, 1.454 eletrocardiogramas e 495 tratamentos esclerosantes.

APROXIMAR CUIDADOS – Para o secretário estadual da Saúde, César Neves, o Hospital Regional de Cornélio Procópio é um exemplo de como a regionalização contribui para ampliar o acesso da população aos serviços especializados e fortalecer a rede pública no Interior do Paraná.

“Quando falamos em regionalização, falamos em aproximar o cuidado com as pessoas. O Hospital Regional de Cornélio Procópio mudou a realidade de milhares de moradores do Norte Pioneiro ao levar serviços especializados para mais gente. Essa é uma obra que continua gerando resultados diariamente, reduzindo deslocamentos, fortalecendo a rede de saúde e garantindo atendimento de qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

QUALIDADE – Além dos números, a qualidade da assistência prestada também é percebida pelos pacientes atendidos na unidade. O advogado Thiago Bitencourt, de 39 anos, passou por uma cirurgia de hernioplastia umbilical no hospital e destaca a agilidade em todo o processo.

“O diagnóstico surgiu em uma consulta de rotina e o encaminhamento para a cirurgia foi o procedimento indicado. Desde o agendamento, passando pelos exames pré-operatórios, cirurgia e recuperação, tudo aconteceu de forma mais rápida do que eu imaginava. Em cerca de dois meses, todo o processo foi concluído”, relatou.

Ele ressaltou também o atendimento humanizado da equipe multiprofissional e o acompanhamento dos profissionais após o procedimento. “O hospital entrou em contato para saber como estava minha recuperação e a consulta de retorno também ocorreu de forma tranquila. É uma estrutura que merece reconhecimento pela logística e pelo trabalho em equipe.”

Leia mais:  Turnê com Coral Sanepar e João Bosco chega a Maringá e Londrina no fim de semana

Quem também elogia o acolhimento recebido é a merendeira Lilian Estevam, de 47 anos, que passou por um tratamento cirúrgico na unidade. “Fui muito bem atendida e me surpreendi com o cuidado, a atenção, o zelo e o profissionalismo de todos os que participaram do meu atendimento. Desde a recepção até a alta hospitalar, senti um atendimento verdadeiramente humanizado e percebi o comprometimento de cada profissional com o que faz”.

Segundo ela, o suporte da equipe ajudou a enfrentar a ansiedade natural do procedimento cirúrgico. “Ir para um centro cirúrgico causa medo, mas o cuidado diferenciado de cada profissional amenizou esse sentimento. Sou muito grata aos enfermeiros, ao médico e a toda a equipe que me acompanhou. Nossa região está muito bem assistida com esse hospital e fico feliz em compartilhar minha experiência como forma de reconhecimento e gratidão”.

INVESTIMENTOS – Para garantir o funcionamento contínuo da estrutura, o Governo do Estado mantém investimentos permanentes na unidade. Além dos R$ 16,4 milhões aplicados em equipamentos, o hospital recebe aproximadamente R$ 800 mil mensais para custeio e manutenção dos serviços.

A Secretaria de Estado da Saúde trabalha na consolidação da regionalização como uma das estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços especializados, reduzindo distâncias e fortalecendo a rede assistencial em diferentes regiões do Paraná.

Atualmente, o Hospital Regional de Cornélio Procópio atende pacientes encaminhados pelos 21 municípios da região, tornando-se parte da rotina assistencial do Norte Pioneiro e contribuindo para uma rede de saúde mais integrada e eficiente.

Além disso, a unidade foi reconhecida como referência para as 11ª, 12ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 21ª e 22ª Regionais de Saúde, fortalecendo seu papel estratégico na assistência especializada em diferentes regiões do Paraná.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262