Polícial
Museu da PMPR atrai visitação da comunidade e ampla divulgação da imprensa
Desde a sua reinauguração, no último dia 28 de agosto, o Museu da PMPR tem atraído expressiva visitação da comunidade local e recebido uma ampla cobertura por parte da imprensa paranaense.
Denominado Museu Tenente-Coronel Augusto de Almeida Garrett, em homenagem ao militar estadual fundador do primeiro museu da PMPR, em 1950, o espaço reinaugurado se tornou uma oportunidade para que militares estaduais revisitem e aprofundem seus conhecimentos sobre o passado da instituição, bem como, a sociedade paranaense conheça a vasta e rica trajetória da PMPR e sua participação nos inúmeros fatos que constituíram o estado do Paraná e marcaram sua história.
Com um amplo acervo de itens, muitos deles com imensurável valor histórico, o Museu da PMPR conduz seus visitantes em uma viagem no tempo. Seja caminhando por momentos como das Revoluções de 1924, 1930 e 1932, seja apresentando mais sobre a vida e legado dos patronos Tiradentes e Coronel Sarmento, patrono das polícias militares do Brasil e patrono da PMPR, respectivamente, o Museu traz ainda uma grande quantidade de itens utilizados no policiamento do estado e proteção da população, através das décadas.
Para o administrador do Museu, capitão Rodrigo Mariano de Brito, a reinauguração proporcionou um importante resgate histórico à memória da PMPR e ao legado deixado por seus militares, da mesma forma que lhe oportunizou uma experiência ímpar durante seu processo de curadoria. “A descoberta do conteúdo de alguns destes documentos era impressionante. Alguns deles, itens do século XIX, da Província do Paraná, que remontam a história da nossa instituição e do nosso estado”, ressaltou o capitão.
O Museu também tem se mostrado um importante meio de integração entre a PMPR e a comunidade. Desde a sua reinauguração, diversos órgãos de imprensa o prestigiaram com sua cobertura e ampla divulgação midiática, o que engrandece, ainda mais, a cultura e história da PMPR e da população paranaense.
De acordo com a administração do Museu, seu horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 09h às 17h. Sábados, domingos e feriados estará aberto das 10h às 16h. A entrada é franca e o acesso é livre aos militares estaduais e à comunidade em geral. Ele está localizado no Quartel do Comando-Geral da PMPR (QCG), na Av. Mal. Floriano Peixoto, número 140, no bairro Rebouças em Curitiba, tendo sua entrada pela Av. Pres. Getúlio Vargas.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR

Polícial
PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.
A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.
Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.
A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.
“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.
A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.