Connect with us


Paraná

Mulher Segura: policiais realizam palestra para alunos de Direito em Ponta Grossa

Publicado em

O Programa Mulher Segura, iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, realizou na manhã desta quarta-feira (5) uma palestra na Unicesumar de Ponta Grossa, voltada a alunos do curso de Direito. A atividade integrou as ações da Missão Paraná III, que nesta semana leva as forças de segurança nas regiões Central e dos Campos Gerais do Estado. Cerca de 100 estudantes participaram do encontro.

“O Programa Mulher Segura mostra que a melhor forma de reduzir a violência é com prevenção. Quando levamos esse tema às universidades, formamos pessoas mais conscientes, preparadas para proteger as mulheres e ajudar a construir um Paraná mais seguro e humano”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 

Para o coordenador da ação, coronel Dalton Gean Perovano, o programa tem construído resultados expressivos, seja em indústrias, associações, igrejas ou ambientes acadêmicos. “Hoje, tivemos a oportunidade de falar com universitários, para que esses estudantes tomem consciência da sua responsabilidade futura, no momento em que forem atuar profissionalmente, para que sejam colaboradores de um processo contínuo de segurança pública”, disse.

“Realizamos os eventos e a comunidade tem aderido e se engajado. Isso é fundamental, pois trabalhamos junto às redes locais de proteção e também com lideranças que, mesmo não fazendo parte formal dessas redes, unem-se a nós nesse amplo trabalho de prevenção”, afirmou. 

Durante a palestra, foram abordados temas como o funcionamento das Delegacias da Mulher, os mecanismos de denúncia disponíveis e as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, além de trazer exemplos reais de casos atendidos pelas forças policiais.

Leia mais:  Rodovia de União da Vitória é bloqueada após queda de rochas

“Acreditamos que, ao levar informação e conhecimento, conseguimos atuar efetivamente na prevenção”, ressaltou o policial militar Leandro Marcondes Teixeira, que ministrou a palestra aos estudantes. “As pessoas que ouvem nossas palestras acabam se tornando propagadoras dessa mensagem, passam a conhecer o nosso trabalho, entender as nossas dificuldades e também a realidade das vítimas. Com isso, tornam-se profissionais mais conscientes e preparados”

Para a coordenadora do curso de Direito e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicesumar, Gilmara Aparecida Rosas Takassi, a importância das palestras no ambiente universitário está tanto na conscientização quanto no preparo dos futuros profissionais para atuarem diante da pesquisa de um tema que a sociedade emerge.

“Esta é uma necessidade latente de todos nós: discutirmos o tema e, principalmente, levar esse conceito de políticas públicas para a comunidade e para os acadêmicos, e relatar a importância que nós temos enquanto seres universitários para a comunidade”, afirmou.  

A ação ainda destacou a relevância da atuação integrada entre órgãos de segurança pública, instituições de ensino e sociedade civil para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A presença de futuros profissionais do Direito contribui para ampliar o conhecimento sobre os mecanismos legais de combate à violência e o papel de cada instituição nesse processo.

Leia mais:  Lote 4 prevê duplicação de 114 km da PR-323 entre Maringá e Umuarama, na região Noroeste

MULHER SEGURA – O programa integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional. O foco é claro: prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero — com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica.

Com a mensagem “Não é não e não tem discussão”, o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.

MISSÃO PARANÁ – A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais. Nesta edição, a ação percorre as regiões Central e dos Campos Gerais, passando pelos municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MP em Movimento impulsiona avanços na gestão de resíduos sólidos em municípios da região Norte do Estado

Published

on

Durante cerca de 20 anos, moradores de Faxinal, na região Norte do Paraná, conviveram com os impactos causados por um lixão a céu aberto. Hoje, a situação está diferente. O local foi desativado no mês passado e o município passou a adotar medidas para adequar a destinação dos resíduos às normas ambientais, com implantação da coleta seletiva, organização da reciclagem e elaboração de projeto para um aterro sanitário.

A mudança em Faxinal é um dos resultados das articulações promovidas pelo Ministério Público do Paraná durante o MP em Movimento. Balanço elaborado pela regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) mostra que diversos municípios do Norte Central do Estado avançaram na gestão de resíduos sólidos após reunião realizada em abril de 2025, que reuniu gestores públicos, órgãos ambientais e representantes do Ministério Público para discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Evolução – Além de Faxinal, outros municípios também registraram avanços importantes. Em Jataizinho, o antigo lixão foi desativado, a coleta seletiva foi estruturada, uma cooperativa de recicladores entrou em funcionamento e o município passou a terceirizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Leia mais:  Estado subsidia todas as moradias de novo residencial em Alto Paraíso

De acordo com a presidente da cooperativa, Vanessa Maria Pereira, 15 pessoas sustentam suas famílias com a renda obtida por meio da coleta e separação de materiais recicláveis. “Os benefícios da cooperativa são para toda a população, que está aprendendo a fazer a separação correta dos recicláveis e evitando a poluição”, afirmou.

Também registraram avanços importantes os municípios de Florestópolis, Lupionópolis, Santa Cecília do Pavão, Rosário do Ivaí, Grandes Rios, São João do Ivaí e Cambé.

Entre as medidas adotadas estão a regularização de áreas de transbordo, a implantação ou o fortalecimento da coleta seletiva, o licenciamento ambiental de estruturas e a elaboração de projetos para recuperação de áreas degradadas e aprimoramento da gestão dos resíduos.

Além dos benefícios ambientais, o relatório do Gaema destaca reflexos diretos das mudanças na saúde pública e na qualidade de vida da população, reduzindo riscos de contaminação do solo e da água, diminuindo a proliferação de vetores de doenças e fortalecendo a reciclagem e a inclusão social por meio da atuação de cooperativas e associações de catadores.

Pendências – O acompanhamento do Gaema mostra que alguns municípios ainda enfrentam desafios. Centenário do Sul permanece entre as situações mais críticas da região, embora tenha iniciado medidas de regularização ambiental. Porecatu mantém o lixão em operação e ainda precisa avançar no licenciamento ambiental de suas estruturas.

Leia mais:  Governo anuncia três secretários após período de desincompatibilização

Em Kaloré, houve retrocesso, com a paralisação das obras da nova área de transbordo e a manutenção do lixão em funcionamento. O caso segue em fase de cumprimento de sentença, e o MPPR adotou novas medidas para que o Município regularize a situação e viabilize a implantação do aterro sanitário e do barracão de reciclagem.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262