Connect with us


Brasil

MPor participa da entrega de diplomas de mestrado em Logística e Gestão Portuária na Embaixada da Espanha

Publicado em

Mais do que atuar no fortalecimento da navegação e da aviação nacional, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) também investe na qualificação dos profissionais que integram a cadeia logística do país. O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou da cerimônia de entrega de diplomas da terceira turma do “Mestrado em Logística e Gestão Portuária”, realizada, na última sexta-feira (17), na Embaixada da Espanha, em Brasília.

A formação é promovida pela Fundação Valenciaport, e pela Universidade Politécnica de Valência, e conta com o apoio do MPor e de outras instituições ligadas ao setor portuário brasileiro. O curso tem como foco o desenvolvimento de competências em gestão, planejamento estratégico, economia portuária e logística. A cerimônia reuniu formandos, familiares e autoridades, marcando a conclusão de mais uma turma composta por profissionais que atuam no setor portuário e logístico nacional.

Durante o evento, o secretário Alex Ávila destacou a importância da qualificação profissional para o fortalecimento do setor portuário. “Temos acompanhado como a formação dos nossos profissionais tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor. Parabenizo os formandos e agradeço à Embaixada pela recepção e ao ministro-conselheiro pela participação. É uma satisfação ver aqui não apenas profissionais capacitados, mas também grandes amigos construídos ao longo dessa trajetória. Iniciativas como essa ampliam horizontes, permitindo conhecer experiências de outros portos e incorporar boas práticas à nossa realidade”, afirmou.

Para o ministro-conselheiro da Embaixada da Espanha, Juan José Escobar, o curso representa um exemplo bem-sucedido de cooperação internacional, além de reforçar os laços institucionais entre Espanha e Brasil. “É uma grande satisfação participar dessa ocasião tão especial, sobretudo para os alunos. Celebramos o esforço de cada um deles na aquisição de conhecimentos e competências que terão impacto direto no desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Trata-se de uma formação completa, que une teoria e prática e prepara lideranças capazes de enfrentar os desafios de um setor em constante transformação”, destacou.

Leia mais:  Governo do Brasil na Rua: Com SinPatinhas, MMA faz registro e vacinação de cães e gatos no Piauí

Entre as autoridades presentes estiveram os diretores da Fundação Valenciaport Miguel Garín e Jonas Mendes; o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino; o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva; e a diretora da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) Gabriela Costa.

Formação de novos mestres

Com mais de 600 horas letivas, o mestrado combinou aulas presenciais e sessões online, além de debates, trabalhos práticos e contato constante com o corpo docente. A programação proporcionou uma imersão em diferentes cenários do sistema portuário brasileiro e internacional, aliando teoria e prática, como uma viagem acadêmica a Valência, experiência que marcou os participantes pelo valor técnico, humano e profissional.

Servidor do Ministério desde 2018, o analista de infraestrutura Vitor Brasil esteve entre os profissionais que receberam o título de mestre durante a cerimônia. Para ele, a formação representa um avanço importante tanto na trajetória profissional quanto no fortalecimento da logística nacional.

“Concluir o master representa um marco fundamental na minha trajetória profissional e um investimento direto na qualificação das políticas públicas do setor portuário brasileiro. A formação proporcionou uma visão estratégica e integrada sobre logística, governança e sustentabilidade portuária, alinhada às melhores práticas internacionais, o que fortalece minha atuação no MPor, especialmente na agenda de descarbonização e modernização dos portos. Esse conhecimento contribui de forma concreta para aprimorar a tomada de decisão e impulsionar soluções inovadoras que aumentem a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do setor no Brasil”, afirmou.

Leia mais:  Espírito Santo realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Júlio Dias, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Portos (SNP), também concorda com a relevância da capacitação para os profissionais da área que atuam com políticas públicas. “O master, além do sólido conteúdo acadêmico, oferece uma metodologia abrangente, com professores qualificados da Fundação Valenciaport e da Universidade Politécnica de Valência. O programa também promove uma rica troca de experiências entre participantes de diferentes áreas do setor portuário, o que contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas. Além disso, tivemos a oportunidade de construir conexões e laços que certamente levaremos para a vida toda”, completou.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

Brasil destaca transição justa, igualdade salarial e regulação digital em conferência da OIT

Published

on

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, concluiu sua agenda oficial na 114ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, com participação em reuniões estratégicas sobre transição justa, igualdade salarial e regulação do trabalho em plataformas digitais.

O último dia de atividades, que ocorreu nesta quinta-feira (11), teve início com a participação do ministro na Reunião do Conselho Consultivo Internacional Ministerial sobre Transição Justa. No encontro, Luiz Marinho destacou o papel do Brasil na articulação de políticas que integram desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. O ministro ressaltou que o país tem contribuído para o avanço dessa agenda ao alinhar metas climáticas à geração de empregos e à promoção do trabalho decente.

Na sequência, o ministro participou de reunião da Coalizão Internacional pela Igualdade Salarial (EPIC), que reúne governos e organizações comprometidos com a promoção da igualdade de remuneração entre homens e mulheres. Durante o encontro, foi debatida a construção de uma plataforma de intercâmbio de experiências entre países, com foco no fortalecimento do compromisso político global com a igualdade salarial.

Leia mais:  Duplicação da BR-423/PE avança com pavimentação prevista para começar até junho

Luiz Marinho destacou a experiência brasileira e a relevância do tema na agenda nacional. “No Brasil, a igualdade salarial é uma prioridade. Sob a liderança do presidente Lula, o país transformou esse compromisso em ação concreta com a sanção e a implementação da Lei da Igualdade Salarial”, ressaltou.

A agenda incluiu também a participação do Brasil na reunião da Coalizão Global para a Justiça Social, espaço voltado à articulação internacional de políticas públicas para a redução das desigualdades e a promoção do trabalho digno.

Cooperação internacional e trabalho em plataformas digitais

Ao final do dia, o ministro participou da reunião de encerramento da comissão normativa sobre economia de plataformas, que aprovou uma convenção internacional para regulamentar o trabalho no setor.

O instrumento reconhece as transformações promovidas pelas plataformas digitais e, ao mesmo tempo, busca enfrentar desafios relacionados à proteção social e às condições de trabalho.

A convenção estabelece princípios e direitos fundamentais, incluindo proteção à saúde e à segurança, remuneração mínima, acesso à seguridade social e maior transparência nos sistemas algorítmicos.

“Ao assegurar aos trabalhadores de plataformas digitais os princípios e direitos fundamentais no trabalho, bem como proteções específicas, a Convenção busca promover melhorias concretas nas condições de vida de milhões de trabalhadores em todo o mundo”, enfatizou Marinho.

Leia mais:  Hackathon SUS seleciona projetos inovadores de startups até 10 de junho

Para o ministro, a aprovação do instrumento representa um marco importante na agenda internacional do trabalho. “Uma conquista significativa e o passo inicial para a construção de políticas de defesa dos trabalhadores de plataformas digitais.”

Encerramento da participação brasileira

A atuação do Brasil na 114ª Conferência Internacional do Trabalho reforça o protagonismo do país nos debates globais sobre trabalho, emprego e desenvolvimento sustentável, com destaque para temas como transformação tecnológica, inclusão social e justiça no mundo do trabalho.

Ao longo da programação em Genebra, o ministro Luiz Marinho participou de reuniões multilaterais, encontros bilaterais e sessões plenárias, contribuindo para a construção de consensos e para o fortalecimento da cooperação internacional em torno do trabalho decente.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262