Brasil
MPA realiza capacitação sobre regularização da aquicultura para técnicos do SENAR
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA), promoveu na quarta-feira (29) a Capacitação sobre Regularização da Aquicultura, destinada a técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O encontro ocorreu via Teams e abordou as etapas e exigências legais para a formalização da atividade aquícola no país.
Mais de 200 pessoas participaram da capacitação, que contou com as explanações de Anderson Antonello, Coordenador-Geral de Desenvolvimento da Aquicultura (SNA/MPA); Juliana Lopes da Silva, Diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União (SNA/MPA); Felipe Wilhelm Peixoto Bodens, Coordenador-Geral de Desenvolvimento da Aquicultura em Águas da União (SNA/MPA); Heloisa da Silva Mendes (SERMOP/MPA); Winnie Muniz Brum (DSA/MAPA); Glaucio Coimbra Cardoso (SAF/MDA); e Camila de Castro Rodrigues (CGQUA/IBAMA).
Durante o encontro, Felipe Bodens destacou a importância do planejamento e da comunicação com os órgãos ambientais. “Imprescindível para ter um bom licenciamento ambiental é compreender o enquadramento do empreendimento, as etapas do processo e a documentação necessária. A proximidade com os órgãos agiliza a análise e garante segurança jurídica”, disse.
Já Juliana Lopes reforçou o papel do licenciamento para o desenvolvimento sustentável do setor. “O licenciamento ambiental e a regularização das atividades aquícolas são essenciais para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos, prevenindo impactos e permitindo que o setor cresça de forma organizada e segura”, contou.
A capacitação foi encerrada pela coordenadora da Central de Dados da Diretoria de Assistência Técnica do Senar, Júlia Carolina Barros de Deus, que explicou a importância da parceria entre os órgãos. “A formação e o acesso às informações corretas são fundamentais para que os produtores possam desenvolver suas atividades com segurança, respeitando as normas ambientais e garantindo o crescimento sustentável do setor aquícola”, concluiu.
Brasil
MPor lança terceira fase da campanha Assédio Não Decola e cartilha de combate à violência contra as mulheres
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lança, nesta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional de Brasília, a terceira fase da campanha Assédio Não Decola. Na ocasião, também será lançada a cartilha Orientações e Apoio para o Combate à Violência contra as Mulheres.
A nova etapa da campanha reforça ações de conscientização, orientação e divulgação de canais de denúncia em aeroportos de todo o país, com foco na prevenção da violência contra as mulheres e no fortalecimento da rede de proteção. Durante a ação no aeroporto, passageiros e trabalhadores do setor aéreo serão orientados sobre como identificar situações de risco, formas de acolhimento e canais de apoio e denúncia.
A cartilha reúne orientações sobre diferentes tipos de violência: física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e virtual, além de divulgar canais de atendimento. A iniciativa integra as ações do ministério para promover ambientes mais seguros, respeitosos e acolhedores no setor aeroportuário.
Credenciamento
Profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento deverão enviar solicitação de credenciamento para o e-mail: [email protected].
Serviço
Evento: Lançamento da terceira fase da campanha Assédio Não Decola
Data: Segunda-feira, 25 de maio
Horário: 10h
Local: Balcão de Informações de Embarque do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
Paraná6 dias agoSanepar patrocina 15ª edição do Olhar de Cinema de Curitiba
-
Educação7 dias agoEvento abordará metas de equidade do Fundeb com prefeitos
-
Esportes6 dias agoFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
-
Educação7 dias agoCPOP 2026: aberto período de recurso da seleção de cursinhos
-
Paraná5 dias agoParque Nacional do Iguaçu foi o segundo mais visitado do Brasil em 2025, aponta ranking
-
Entretenimento5 dias agoMarcela Mc Gowan e Luiza Martins celebram pré-wedding com festa country: ‘Noivinhas!’
-
Agro7 dias agoPreço do frango vivo sobe no Brasil e setor monitora riscos nas exportações
-
Paraná7 dias agoObra de R$ 187 milhões, pavimentação de rodovia entre Imbaú e Reserva avança
