Paraná
MON promove imersão coletiva no acervo que resultará em exposição inédita
O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover o projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe uma imersão no acervo da instituição com o objetivo de gerar conteúdo para o setor Educativo. A coleção permanente do MON conta atualmente com 14 mil obras de arte.
Para dar início à proposta será realizado um seminário, nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório Poty Lazzarotto, com a presença da artista e pesquisadora Glicéria (Célia) Tupinambá e do crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual, Ronaldo Entler.
O projeto é uma pesquisa no acervo do Museu que será desenvolvida pela professora e curadora Galciani Neves e pelo setor Educativo, que culminará com uma inédita exposição de obras da coleção permanente do MON.
A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, explica que metade das exposições realizadas apresenta obras do acervo, que quintuplicou de tamanho nos últimos anos e vem sendo cada vez mais valorizado. O projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro” faz parte da ampla proposta educativa do Museu.
“O MON é um espaço vivo de diálogo, pesquisa e constante troca entre profissionais dos setores artístico e educacional com o público”, diz Juliana. “Esta nova proposta culminará com uma inédita exposição de obras do acervo, o que torna a rica coleção permanente cada vez mais acessível ao visitante”.
- MON recebe no próximo feriado evento que une educação e tecnologia
- Peça satírica “Pela Hora da Morte” retorna aos palcos do Teatro Zé Maria
METODOLOGIA – A atividade tem como foco o acervo do MON. Seis artistas, com obras presentes na coleção permanente da instituição, foram selecionados para serem eixos do projeto. São eles: Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco.
A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas aproximadamente 100 obras produzidas por 40 artistas do acervo. São trabalhos considerados relevantes tanto para o contexto de produção artística da cidade de Curitiba quanto para a história da arte do Estado do Paraná e do Brasil e que, assim, tentam celebrar a diversidade do acervo e sua importância.
A proposta do seminário será gerar conteúdo educativo para o Museu, a partir de um mergulho em seu rico e diverso acervo. Para isso, o conceito do projeto utiliza o fundamento da “muvuca” (técnica de plantio ancestral), que restaura matas, pois se vale de adubo natural e da mistura de sementes.
“Os significados da palavra ‘mvúka’ articulam um modo de aproximar trabalhos de artistas, tempos de produção e linguagens distintas e propõem uma convivência diversa entre obras de arte e modos de pensar o mundo”, explica Galciani. “Dessa maneira, assim como na ‘mvúka’, a seleção das obras constituirá uma atmosfera expográfica complexa, diversa e de intensidade de experiências. Muitos modos de produzir, de pensar e compartilhar questões estéticas, éticas, políticas, sociais e culturais dialogarão entre si e atuarão polifonicamente”.
CONVIDADOS – Glicéria (Célia) Tupinambá é da aldeia Serra do Padeiro, localizada na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, Bahia. Tem licenciatura Intercultural Indígena no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e cursa mestrado no programa de pós-graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ronaldo Entler é crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual. Graduado em Jornalismo (PUC-SP), mestre em Artes (IA-Unicamp), doutor em Artes (ECA-USP) e pós-doutor em Cinema (IA-Unicamp), é professor nos cursos de Arte e de Comunicação do Centro Universitário FAAP (SP). Foi editor do site “Icônica”, é colunista da Revista ZUM (IMS-SP) e autor do livro “Diante da Sombra” (Confraria do Vento, 2018).
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
“Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”
Auditório Poty Lazzarotto – entrada gratuita (mediante inscrição prévia)
16 outubro (segunda-feira)
19h: Abertura – Sobre Pensar um Projeto Cruzado: Curadoria e Educativo – Com Galciani Neves
19h45: Seminário 1 – O Museu e suas Floreiras – Com Glicéria Tupinambá
17 de outubro (terça-feira)
19h: Seminário 2 – História da Arte: Imagens em Trânsito, Narrativas em Conflito – Com Ronaldo Entler
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.
Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.
Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.
Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.
Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Esportes6 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Política Nacional6 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Política Nacional6 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Política Nacional6 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Entretenimento7 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Brasil7 dias agoTurismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro
-
Agro5 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros na Malásia e em Cuba
